Resenha: Colo, Por Favor - Fabrício Carpinejar

segunda-feira, julho 13, 2020

Colo, Por Favor : Reflexões em tempos de isolamento, Fabrício Carpinejar. São Paulo: Planeta, 2020, 176 págs.
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudações Leitores!
Toda a situação de caos que estamos vivendo nesses tempos de isolamento acabou fomentando o desenvolvimento de Colo, Por Favor (2020) de um dos escritores contemporâneos mais aclamados do Brasil: Fabrício Carpinejar, nessa obra temos 40 crônicas que nos fazem refletir sobre sentimentos, emoções e temas do cotidiano que acabam se tornando tão pertinentes diante dessa pandemia.

Porém, antes de falar meu veredito sobre Colo, Por Favor preciso confessar que mesmo já conhecendo o escritor, pois acompanho-o em suas redes sociais e leio alguns de seus textos na internet, ainda não tinha lido nenhum de seus muitos livros, o que é lamentável, pois sempre o admirei. Mas há um tempo certo para tudo nessa vida e olha aqui, finalizei Colo, Por Favor de uma sentada só e fiquei absurdamente imersa das palavras de Carpinejar.


Como se trata de um livro de crônicas, obviamente, o leitor acaba se identificando e gostando mais de umas do que de outras e, isso aconteceu comigo, mas mesmo aquelas que não houve muita identificação, ainda assim achei-as incríveis.

Um ponto muito importante e interessante sobre Colo, Por Favor é o fato de que as 40 crônicas são escritas com uma fluidez absurda, então, você consegue ler super rápido, até porque essas crônicas são curtas, mas nem por isso deixam de passar a mensagem que foi proposta.

O volume é todo cheio de frases e trechos de efeito que pega o leitor de jeito e, em muitos momentos, pensava que tinham sido escritas para mim e, absolutamente TODAS AS CRÔNICAS trazem uma reflexão e uma emotividade pungente. 

Não posso deixar de mencionar um detalhe sobre os títulos da crônicas: todos eles, praticamente, são frases de efeito e apesar de já prenunciarem o que vai ser abordado, a princípio, já proporcionam uma baita reflexão, então você começa a ler a crônica bastante reflexivo e durante a leitura ainda pode se surpreender ainda mais.



Agora quero compartilhar com vocês os títulos de algumas das crônicas que mais me marcaram:
7. Se não está rezando, alguém está rezando por você
8. Não deixe nunca o cansaço roubar a sua educação
9. A gentileza salva o mundo, mesmo quando não sabemos
11. Não tem fila andando, está guardando y lugar à toa, a concorrência é uma fantasia para você aceitar qualquer migalha no amor
12. Não duvide da criatividade da culpa. As pessoas encontram as razões mais malucas para justificar os seus erros
23. Mude devagar, aos poucos, com consistência. Toda transformação radical só traz recaídas
38. Amor-próprio é cuidar de si mesmo quando não se está doente
Os títulos em si, já são bastante sugestivos e como não quero que perda a graça quando você for ler, portanto, não vou explicar nenhum deles, mas devo admitir que é difícil apontar apenas essas crônicas, pois TODAS são muito boas.

Espero que vocês tenham ficado curiosos e se aventurem nessa delícia de livro que traz tantas mensagens importantes de respeito, amor, empatia que estão precisando ser espalhadas nesse momento de isolamento e ficarmos em casa e nos preocuparmos uns com os outros.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!