SOCIAL MEDIA

Em Queda - T. J. Newman (resenha)

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

EM QUEDA é um livro bem interessante que deixa o leitor curioso para saber qual decisão o piloto irá tomar

Saudações Leitores!

EM QUEDA (Falling, 2021) foi escrito pela ex-livreira e comissária de bordo T. J. Newman que, a título de curiosidade, escreveu-o enquanto seus passageiros dormiam. A escritora mora em Phoenix (Arizona).

EM QUEDA tem ganhado uma grande divulgação aqui no Brasil e isso me deixou bastante curiosa e com as expectativas até altas, mas já devo confessar que minha experiência de leitura foi apenas OK, na verdade o livro começou superando minhas expectativas, mas depois começou a decair um pouco.

Já estou desabafando sobre minha experiência de leitura sem dizer do que se trata a história, mas vamos por partes, ok?

"_Veja Bill, você provavelmente já entendeu o óbvio. Aqui está o resto. Ou você derruba o avião, ou vou matar sua família."

Neste livro vamos acompanhar Bill Hoffman, que é um piloto de avião experiente, que sai de casa deixando sua esposa e seus dois filhos com um técnico de internet para assumir o comando do voo 416, estava tudo correndo de maneira normal e Bill e seu metodismo antes de decolar acreditava que a viagem doméstica até Nova York seria normal e tranquilo.

Porém, pouco tempo após a decolagem Bill recebe uma mensagem de um sequestrador colocando-o numa situação difícil entre: derrubar o avião e manter sua família viva ou manter sua família viva e derrubar o avião num determinado local que o terrorista só anunciaria quando ficasse mais próximo.

Bill é um homem muito íntegro, pelo que nos é mostrado no começo da narrativa, mas as opções que o terrorista lhe dá pode fazer com que ele deixe a integridade de lado e acabe sendo egoísta ou mesmo que salve o avião, mas destrua sua família.

Mesmo diante dessa difícil decisão e nunca considerando derrubar o avião, Bill acaba contando o acontecimento para uma das aeromoças que vai ter que cuidar da tripulação seja qual for a situação - aparente ou real - que irão passar, além disso, fortuitamente, essa aeromoça conhece alguém do FBI e irá mandar uma mensagem de socorro.

"_ Eu só quero ver o que um bom homem, um bom homem americano, faz quando está em uma situação em que não dá para vencer. O que um homem como você faz quando precisa escolher. Um avião cheio de desconhecidos? Ou sua família? Sabe, Bill, isso realmente tem a ver com a escolha. Você. Escolhendo quem vai sobreviver. Isso é o que quero."

Nessa altura de EM QUEDA vamos acompanhar várias narrativas e enredos acontecendo não apenas no avião, como na casa de Bill, no FBI, nas ruas e até no aeroporto e torre de controle aéreo, e é justamente por conta dessa narrativa fragmentada que o livro perdeu o ritmo para mim, pois quando um desses núcleos de enredo estava com a narrativa frenética e o capítulo acabava íamos para outra que dava uma quebra grande do fluxo e ritmo da narrativa e eu lia me arrastando o capítulo seguinte.

Ao passo que este estilo de narrativa com muitos núcleos acabou prejudicando a minha empolgação com a leitura, foi muito interessante acompanhar vários eixos, dá a impressão de ser um livro bem fotográfico e que ficaria muito interessante numa possível adaptação.

"Quando os passageiros embarcaram no avião, eles colocaram a vida deles direto nas mãos de Bill. E, assim que o avião subiu ao ar, era uma escolha da qual não poderiam voltar atrás. Bill decidiria o que aconteceria com o avião. Era com aquilo que tinham concordado. Então, agora, a única coisa que os passageiros podiam fazer era confiar que o comandante cumpriria sua parte do acordo e pousaria o avião."

Vejam que não estou dizendo que EM QUEDA é ruim, pelo menos achei uma leitura OK e o mais incrível é que T. J. Newman consegue surpreender o leitor e ser bem verídica em sua narrativa justamente por ter conhecimento específico já que foi comissária de bordo por muitos anos. 

Ponto positivo? Eu acho, gosto de livros que nos ensinem o funcionamento das coisas, mesmo que muitos leitores considerem que o livro acaba ficando descritivo demais. Então, acredito que são esses os pontos que queria levantar nesse veredito e deixar aí a opção para vocês decidirem, ou não, pela leitura.

Acredito que para quem gosta de um thriller, um bom suspense com uma boa dose de ação e que coloca o ser humano vivendo uma dicotomia, essa é uma boa pedida. Boas Leituras!

"A verdade de que as pessoas boas só são boas até onde o mundo permite. Você não é inerentemente bom, e eu não sou inerentemente mau. Estamos apenas usando as cartas que a vida nos deu. Então, colocando você nessa posição, dando a você essas cartas... o que um cara bom faz agora? Não tem a ver com a queda, Bill. Tem a ver com a escolha. Com pessoas boas percebendo que não são tão diferentes das pessoas más. [...] Você apenas sempre teve o luxo de escolher ser bom."

FICHA TÉCNICA
Em Queda
Autor: T. J. Newman
Tradutor: Marina Della Valle
São Paulo: Planeta
Ano: 2021 | 272 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram