SOCIAL MEDIA

Poemas (2006 - 2014) - Louise Glück (resenha)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022


COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Poemas é uma obra que traz um tom de conversa da poetisa consigo mesmo, trazendo à tona sentimentos e sensações que por vezes experienciamos mas não conseguimos colocar em palavras

Saudações Leitores!

Recentemente embarquei na leitura de mais um livro de poesia que, na verdade, contempla três volumes em um único volume: Poemas 2006-2014. Aqui temos três dos últimos livros escritos (Averno, Uma Vida no Interior e Noite Fiel e Virtuosa) pela poeta norte americana Louise Glück que é descendente de judeus húngaros e, diga-se de passagem, foi laureada, ano passado (2020), com o Prêmio Nobel de Literatura.

Não vou negar que ler Louise Glück foi um "tiro no escuro" porque eu não conhecia a escritora e, acredito, que muitos brasileiros também não a conheça, mas saber que ela foi ganhadora de tão renomado prêmio me atiçou a curiosidade.

Claramente eu já esperava que Poemas 2006-2014 fosse um livro com poesias diferentes da que ultimamente tenho lido, então seria de fato desafiador ler mais de 500 páginas, porém, que livro divisor de águas! Deparei-me com poesias que parecem um devaneio, uma conversa da própria poeta com seu próprio estado de espírito, consigo mesma, com seus sentimentos de nostalgia, suas desesperanças e sua solidão.

É óbvio que muitas das poesias vão exigir uma conexão, ou seja, uma interrelação do leitor entre o que está escrito e suas próprias vivências, sua bagagem tanto pessoal, cultural e até sua intimidade com textos poéticos. 

No entanto, ao passo que Poemas 2006-2014 é um grande mergulho, todas as poesias são escritas de forma acessível para quem consegue se conectar com elas, pois são capazes de nos levar a identificação daquilo que está escrito, pois, como humanos temos nossos momentos metafísicos, filosóficos, de desconcertos, racionais e emocionais em que nos pegamos falando sozinhos, com nossos sentimentos, com nosso "eu" interior, até porque muitos dos poemas retratam muito do cotidiano, então é intrínseco ao que todos vivem.

Poemas 2006-2014 foi uma grata surpresa, aliás conhecer Louise Glück e deixo minha recomendação expressa nesse post, porém vá sabendo que poemas exige uma leitura bem subjetiva, "emocional" como gosto de dizer, no mais espero que se divirta com esse livrão. Até o próximo post e boas leituras!


FICHA TÉCNICA
Poemas 2006 - 2014
Autor: Louise Glück
Tradutor: Heloisa Jahn, Bruna Beber e Marília Garcia
São Paulo: Companhia das Letras
2021 | 504 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram