SOCIAL MEDIA

Torto Arado - Itamar Vieira Júnior (resenha)

quarta-feira, 28 de junho de 2023

COMPRAR: Amazon

Torno Arado tem o impacto de livros clássicos, temas fortes e reflexões pertinentes. A leitura é fabulosa!

Saudações Leitores!

Um clássico contemporâneo. É assim que muitos falam sobre Torto Arado do baiano Itamar Vieira Júnior publicado em 2019 que atualmente o escritor já tem outro romance publicado: Salvar o Fogo (2023) e já escreveu contos publicados em livros.

Depois de tanto ouvir comentários positivos sobre a obra, resolvi mergulhar na leitura e venho relatar minha experiência para vocês.

Torto Arado  conta a história de duas irmãs: Bibiana e Belonísia que, quando crianças, sofrem um acidente que marca completamente suas vidas. Essa duas personagens desde crianças e mais, desde a história de seus antepassados vivem em condições de trabalho escravo numa sociedade onde a abolição dos escravos já aconteceu, porém sabemos que ainda hoje há pessoas que vivem em condições de trabalho análogas à escravidão.

A família de Bibiana e Belonísia, bem como seus vizinhos trabalham em terras da Chapada Diamantina (Bahia) que não são suas, mas de seus bem feitores que deixam com que morem em suas terras, mas os privam de diversas coisas, inclusive de terem casas de tijolos para que não se sentam donos da terra. Dessa maneira, o trabalho pesado na fazenda só lhes dá direito ao que comer e uma terra emprestada para morarem sem luxos e nem regalias.

Ao passo que acompanhamos a história das duas irmãs, também ficamos a par dos acontecimentos da família e das redondezas, bem como as mudanças que ocorrem com o decorrer do tempo. As mudanças que acontecem, a tentativa de melhorar de vida, a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. 

Pouco a pouco também ficamos a par das dores, amores e violências vividas que perpassam a história dessas irmãs; nisso acompanhamos também um momento histórico da seca, a escassez de alimento, a morte, o luto, a fome, a terra infrutífera, o sol e o trabalho duro.

Vale ressaltar que, de certo modo, Torto Arado traz um pouco de realismo mágico devido a alguns acontecimentos da obra, bem como uma crítica à sociedade e donos de terra que ainda mantém seus trabalhadores em condições de trabalho precárias.

Torto Arado é um livro bem real e visceral no amplo sentido, bem como no fato de mostrar que a vida não é fácil e que todos têm seus momentos de felicidade, mas também tem lutas.

Gostei muito da leitura e me envolvi com os personagens, além do mais, sai das páginas com muitas reflexões, porém devo alertar que a leitura não foi fácil, falta, em vários momentos, fluidez, contudo, entendo que o livro é um estilo mais rebuscado e que esse meu estranhamento se deve pelo fato de eu estar lendo muito mais livros jovens, com uma narrativa, enredo e linguagem mais simples, de modo que, ao me deparar com um livro mais intrincado sinto um estranhamento. Ademais, o texto tem uma estrutura difícil também por ser em blocos de texto, ou seja, não temos diálogos para quebrar o texto o que torna a narrativa lenta.

Espero que tenham ficado curiosos, até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: Torto Arado
Autor: Itamar Vieira Júnior
Gênero: Ficção. Romance.
Editora: Todavia
Ano: 2019 | 264 págs.
País de Origem: Brasil
Classificação: + 16
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram