SOCIAL MEDIA

Tudo é Rio - Carla Madeira (resenha)

segunda-feira, 26 de junho de 2023

COMPRAR: Amazon 

Tudo é Rio é um volume impactante, cruel, cru, sem papas na língua e fala essencialmente da vida nua e crua, sem romantização.

Saudações Leitores!

Depois de muito ouvir falar de Tudo é Rio escrito pela mineira ou belo-horizontina Carla Madeira, também conhecida pelos livros: A Natureza da Mordida e Véspera, finalmente me debrucei sobre esse volume tão aclamado pela crítica e, devo admitir: fiquei impressionada com a fluidez da narrativa e com a força bruta e ao mesmo tempo poética do enredo, bem como a forma que Madeira optou por contar esta história sem papas na língua.

Em Tudo é Rio vamos acompanhar a jornada de três personagens: Dalva, Venâncio e Lucy. Os personagens são bem distintos, porém acompanharemos a vida desses personagens atravessarem a vida uns dos outros. Sobretudo a vida de Dalva e Venâncio que até irão se casar, mas por algo devastador e assustador que acontece na história, em decorrência da violência e do ciúme doentio de Venâncio que acarretará em uma tragédia, o casal acaba se afastando.

No meio dessa tragédia Dalva e Venâncio conhecerão Lucy, uma prostituta muito famosa na região, que gosta de ser puta e quando sabe do amor que Venâncio tem por Dulce, sua esposa e do desprezo de Dalva por ele, Lucy decide  que irá conquistá-lo, nem que seja para dormir uma única vez com ele.

A narrativa não acontece de forma cronológica, pelo contrário, à medida que Carla Madeira vai narrando Tudo é Rio, nos coloca situações em retrospecto para conhecermos a infância, a personalidade e as vivências de seus personagens, justamente para sabermos o que os tornaram quem são no momento dessa história, não que a história de seu passado vá redimí-los, mas quiçá nos fará perceber que há coisas que são predestinadas e há outras que são fruto de escolhas e vivências.

Sem dúvida a narrativa de Tudo é Rio traz inúmeras frases de impacto, uma crueza nos acontecimentos mais sombrios e violentos, cenas de muito erotismo e linguagem de baixo calão mostrando que no coito o que impera é a irracionalidade, o não pudor, o instinto animal. As relações sexuais apresentadas no volume não são românticas - como de fato não é - são apenas a saciação de desejos carnais. Tal fato assusta, pois na literatura é comum vermos a romantização de cenas de sexo e quando vemos essas cenas sendo narradas de maneira crua e reais pode gerar um grande impacto e até mesmo asco.

Tudo é Rio é um livro muito bem desenvolvido e fala de dores e caminhos escolhidos, mas as reflexões não param por aí, tem muito mais camada! O volume até pode ser perturbador para leitores mais sensíveis.

Em suma, gostei bastante de Tudo é Rio, porém ainda penso se gostei do final do livro em si, no que tange aos acontecidos com Dalva e a revelação que aconteceu ali, achei exagerado e até incoerente, mas o final meio controverso não diminuiu o fato de eu ter gostado tanto de toda a obra, só tirou uma estrela.

Espero que vocês tenham ficado empolgados para ler. Até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: Tudo é Rio
Autor: Carla Madeira
Gênero: Ficção. Romance.
Editora: Record
Ano: 2021 | 210 págs.
País de Origem: Brasil
Classificação: + 18
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram