SOCIAL MEDIA

Depois de Você (Como eu era antes de você, vol. 2) - Jojo Moyes (resenha)

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

COMPRAR: Amazon

Depois de Você é um livro sobre viver as fases feias do luto...

Saudações Leitores!

Após fazer a leitura de Como eu era Antes de Você (2012) e já tendo dois livros de sequência, já fui pegando Depois de Você (2015), continuação proporcionada pela autora britânica Jojo Moyes, três anos depois da publicação do primeiro volume.

De antemão já quero dizer que essa resenha terá spoiler tanto do livro anterior quanto deste mesmo volume, pois eu preciso falar sobre alguns pontos que serão spoiler para expressar melhor meus sentimentos.

Como leitora amo quando encontro um livro que devoro e fico desejando mais, porém compreendo que alguns livros já se bastam, no entanto, há casos em que os escritores acabam nos brindando com continuações de histórias que deveriam ser únicas e, é claro, alguns casos dão super certo, em outros não. Para mim, Jojo Moyes tentou agradar os leitores, mas o que entregou não foi tão bom como imaginei que seria, no entanto isso não quer dizer que foi de todo ruim.

Como eu era Antes de Você é um livro impactante que traz temas extremamente pertinentes para serem discutidos e gostei bastante da leitura, no entanto, esta continuação apesar de boa, foi meio desnecessária e ainda fico mais receosa porque depois de Depois de Você, temos um terceiro volume Ainda sou Eu (2018).

Antes de me aprofundar na minha experiência de leitura de Depois de Você vou falar um pouco o que encontramos aqui e isso talvez já justifique minha opinião. O livro, como o nome já anuncia conta a história de Louisa (Lou) após a morte por eutanásia de Will Traynor.

Após conhecer Will, Lou mudou bastante sua personalidade e conheceu um pouco do que o mundo tinha para oferecer, porém com a morte de Will ela acaba perdendo um pouco seus eixos e vivendo um luto profundo, talvez pela perda do amor, mas também por sentir que não fez o suficiente para o amado desistir de morrer.

Will deixou para Lou uma certa quantia para que ela viajasse e pudesse conhecer um pouco seu potencial, assim ela poderia seguir em frente após a morte dele. Tecnicamente, Lou tentou seguir em frente e viajou por uns 18 meses, gastando boa parte do dinheiro que herdou de Will, mas seu luto foi maior e ela decidiu voltar para Londres, porém como não queria  voltar para a casa dos pais, comprou um pequeno apartamento e conseguiu um trabalho medíocre de garçonete num pub Irlandês localizado em um aeroporto.

Lou novamente vive sozinha, está deprimida, em um trabalho cujo chefe é um tirano e que ela odeia e basicamente está sobrevivendo. Lou não está satisfeita, mas não vê saída, quando certo dia ela bebe demais, se desequilibra do telhado e cai, sendo socorrida pelo paramédico Sam. Em decorrência desse acidente bem cruel, Lou acaba voltando para a casa dos pais e tirando licença do trabalho para se recuperar.

O mais bizarro é que apesar de ter sido um acidente - a queda de Lou - todos acabam pensando que ela tentou se matar, e agora que Lou quer voltar para Londres, sua mãe não permite que vá sem que se comprometa entra em um grupo de discussão sobre luto/perda.

De volta ao seu apartamento e ao seu emprego horrível, um dia uma "visita" inusitada aparece, Lily, uma adolescente que se diz filha de Will e que só soube da paternidade após a morte dele ter sido noticiada nos jornais, agora a jovem quer se aproximar da família paterna, tendo em vista que tem uma péssima relação com a família. Em resumo Lily é um adolescente problemática e insuportável, mas que tem muitas coisas guardadas em seu coração.

Lou se vê diante da "obrigação" de cuidar de Lily e de descongelar o coração da garota, que acaba comprometendo cada vez mais a saúde mental e os parcos recursos financeiros de Lou. Essa parte da história é interessante, mas ao mesmo tempo um pouco chata, porque fiquei sem entender os motivos de Lily buscar Lou e não ir diretamente falar com os avós. A atitude de Lily acabou por comprometer ainda mais o emocional fragilizado de Lou, mas ao mesmo tempo ajudou-a a se curar.

Lou continua sendo bem indecisa em relação que rumos tomar em sua vida, seus dilemas são os mesmos de sempre e ela acaba se isolando de qualquer outra pessoa que pudesse ajudá-la a superar seus traumas, medos e a ajudá-la. 

Percebi que a história de Lou não é atrativa, é muito chata, o que fez Como eu era Antes de Você foi a temática da eutanásia. Não entendi o amor grande de Lou por Will ter acontecido em tão pouco tempo (6 meses) e ter deixado uma marca tão grande.

Em Depois de Você Lou tem a oportunidade de se envolver com Sam (o paramédico que a resgatou), mas ela tenta boicotar sua felicidade o tempo todo e isso é tão frustrante, além disso ela tem outras oportunidades profissionais e ela deixa pra lá em decorrência de outras pessoas que não devem ser permanentes em sua vida.

Depois de Você é um livro interessante, mas não entrega tudo o que esperei, óbvio que imaginei que teria a questão do luto e da auto sabotagem, mas não esperei que a Lou fosse ficar tão chata e cabeça dura em relação a se apaixonar. Ao mesmo tempo, também tenho a percepção que o tema de auto sabotagem foi algo muito pertinente que a autora abordou, mas não nos proporcionar um romance mais fofinho da Lou com a Sam foi algo que me decepcionou.

Para finalizar, pois acho que essa minha opinião já está bem grande, achei que Depois de Você proporcionou um final bem fraco, poderia ter havido uma evolução maior e finalizar o volume aqui mesmo, sem a necessidade de um terceiro exemplar, mas como na época do lançamento a autora já tinha anunciado o terceiro livro o final aberto deu o gancho, porém, dessa vez, minhas expectativas estarão mais controladas.

Espero que tenham gostado do post, fiquem a vontade para comentar de maneira respeitosa, até o próximo post!


FICHA TÉCNICA
Título Original: After You
Autor: Jojo Moyes
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Gênero: Ficção. Romance. Drama.
Editora: Intrínseca
Ano: 2016 | 320 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +14
Aviso de Conteúdo: Drogas. Violência (armada). Morte (menção). Agressão sexual.
Minha avaliação:⭐⭐⭐(3/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram