SOCIAL MEDIA

Emma - Jane Austen (resenha)

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

COMPRAR: Amazon

Apesar de ter gostado muito do livro, fiquei aliviada quando finalizei e me senti vitoriosa pelo calhamaço que li.

Saudações Leitores!

Acredito que já ouviram falar do clássico Emma (1815) escrito pela famosa inglesa Jane Austen, autora de romance de época/históricos, inclusive aqui no site você encontra o veredito de Orgulho e Preconceito (1813) e Razão e Sensibilidade (1811). Austen é  conhecida por sua perspicácia, humor e análise meticulosa da sociedade do início do século XIX.

Em Emma, como o próprio título já elucida teremos uma história que gira em torno de Emma Woodhouse, uma jovem rica e inteligente, mas também um tanto mimada e pretensiosa, que se considera uma habilidosa casamenteira em sua pequena comunidade. Após uma tentativa de juntar casais resultar em complicações, ela percebe que suas habilidades não são tão infalíveis quanto imagina. Enquanto tenta lidar com suas próprias falhas e desvendar os mistérios do amor e do relacionamento humano, Emma passa a questionar suas próprias convicções e entendimentos sobre si mesma e os outros.

Austen apresenta uma galeria de personagens brilhantes e vívidos, cada um com suas peculiaridades e nuances, retratando habilmente a sociedade e as intrigas da época. Emma, em particular, é uma protagonista fascinante: apesar de suas falhas, ela é carismática e sua jornada de autoconhecimento é cativante.

A escrita de Austen é elegante e repleta de ironia sutil, observando e comentando sobre as normas sociais, os costumes e as expectativas da classe alta do século XIX. Seu estilo literário é cheio de diálogos perspicazes e descrições que revelam não apenas a superfície dos personagens, mas também suas motivações e complexidades interiores.

A trama de Emma é uma mistura encantadora de romance, intriga e humor, com reviravoltas surpreendentes que mantêm o leitor envolvido e curioso. A habilidade de Austen em tecer uma história que, apesar de sua ambientação histórica, permanece relevante até os dias atuais é um testemunho de sua genialidade literária.

Entretanto, confesso que em vários momentos da história a narrativa ficou um tanto quanto maçante e dava uma preguicinha de ler, inclusive, durante a leitura desse calhamaço - são 590 páginas - e pelos altos e baixos da fluidez da narrativa cheguei a pensar que passaria o mês inteiro e não conseguiria terminar o livro (inclusive, pra mudar os "ares", peguei outros livro para ler). Ao final, apesar de ter gostando muito do volumes, não acho que tinha necessidade de ter essa quantidade enorme de páginas. Admito, fiquei aliviada quando finalizei e me senti vitoriosa pelo calhamaço que li. 😊

Pra finalizar é inegável que Emma é uma obra atemporal e por isso um clássico que continua a encantar leitores com através de personagens memoráveis e observações inteligentes sobre a natureza humana e a sociedade, portanto, segue a recomendação, mas vá com os pés no chão e entenda de calhamaços normalmente tem ritmos volúveis e que por ser um livro do início do século XIX a linguagem, mesmo com uma edição e tradução  mais contemporânea, será um tanto quanto rebuscada.

Espero vocês na próxima postagem! 

FICHA TÉCNICA
Título Original: Emma
Autor: Jane Austen
Tradutor: Adriana Sales Zardini
Gênero: Ficção. Romance Histórico.
Editora: Martin Claret
Ano: 1815 - 2012 | 597 págs.
País de Origem: Inglaterra
Classificação: +14
Aviso de Conteúdo: Sexismo. Manipulação. Elitismo.
Minha avaliação:⭐⭐⭐(3/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram