SOCIAL MEDIA

O Mundo Depois de Nós (Filme)

sábado, 9 de dezembro de 2023

Saudações Leitores!

Quando acessei minha conta na Netflix vi como sugestão o lançamento O Mundo Depois de Nós, li a sinopse, gostei e assisti ao filme, depois que descobri que ele era a adaptação de um livro escrito por Rumaan Alam que agora estou com muita vontade de ler, porém, certamente, por já ter assistido o filme vou ficar protelando a leitura.

De qualquer maneira, mesmo sem leitura vou contar minhas impressões assistindo ao filme, "sigam-me os bons"...

O Mundo Depois de Nós
Título original: Leave the World Behind
Ano: 2023
Direção: Sam Esmail
Duração: 139 minutos
Classificação: + 16 anos
Gênero: Drama. Mistério. Suspense. Thriller.
País de Origem: Estados Unidos
Minha Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Em busca de paz, um casal viaja com seus filhos adolescentes para uma remota casa em Long Island. Certa noite, os donos da casa retornam em pânico alegando que um misterioso apagão isolou a cidade. Sem sinal de celular ou internet, as duas famílias são forçadas numa tensa situação repleta de desconfiança.

ENREDO E SENSAÇÕES

Eu não esperava gostar tanto do filme e fritar meu cérebro pensando a respeito, na verdade, acredito que uma sensação semelhante foi a que experienciei assistindo Caixa de Pássaros, pois oferece a premissa de uma narrativa pós apocalíptica familiar que vai se estendendo e acaba cativando através da abordagem, dos acontecimentos e do apelo visual.

Digo isso porque não sei o que acontece no livro, porém já dei uma pesquisada e me parece que os que leram ao livro alegam que mesmo que a adaptação tenha capturado a premissa central e os principais eventos da história, falou em repassar a profundidade dos personagens e das relações interpessoais. Infelizmente não poderei me aprofundar nesse aspecto, pois não li ao livro.

O enredo da película segue a jornada de sobrevivência de um grupo de pessoas em um mundo devastado por uma catástrofe global. Embora toda a narrativa foque numa família ou na integração de duas famílias, o filme consegue se destacar ao explorar as nuances das relações humanas no momento de extrema adversidade e como cada membro/pessoa irá encarar o perceber os acontecimentos de forma diferente.

A sensação de desespero e esperança de que algo bom aconteça e que solucione o grande mistério do filme é mesclada de forma bastante hábil, mantendo o espectador envolvido do início ao fim. Entretanto, algumas partes do enredo podem parecer previsíveis, especialmente para os espectadores familiarizados com o gênero.

Ademais, senti que outras partes poderiam ter sido melhor exploradas e explicadas, porque os personagens normalizaram coisas absurdas (vou dar o exemplo do garoto perdendo todos os dentes e meio que ninguém surtou de fato, eu teria ficado histérica). 

ATORES E ATUAÇÕES

O elenco do filme, na minha forma de pensar, entregou performances sólidas, dando vida aos personagens com profundidade e autenticidade, alguns momentos em que eles pareceram caricatos e bizarros me deu a impressão de que era proposital, para somar com toda a atmosfera surreal do filme, sabe?

Assim, destacam-se as atuações dos protagonistas que conseguem transmitir a gama completa de emoções exigidas pelo roteiro. O elenco me pareceu bastante alinhado e causou um verdadeiro impacto no espectador. 

Aqui quero mencionar Julia Roberts como Amanda Sandford e Ethan Hawke como seu esposo Clay Sandford, um casal extremamente bizarro, com comportamentos loucos, mas que conseguiu me convencer, inclusive quando deu-se a entender que Amanda Sandford estava flertando com G.H. Scott (interpretado por Mahershala Ali). Que doideira!

ATMOSFERA, FOTOGRAFIA E EFEITOS ESPECIAIS

A atmosfera do filme é construída de forma competente, com cenários bem escolhidos e uma fotografia que transmite a sensação de desolação e melancolia presente num cenário pós apocalíptico, sobretudo, fazendo com que o espectador não tenha todas as respostas, mantendo o mistério e colocando elementos desnorteantes. 

Depois de apertar o play acho impossível sequer pausar o filme, porque ativa algo dentro da gente que ficamos querendo saber o que irá acontecer e ficamos criando teorias e tentando destrinchar o mistério todo.

Os efeitos especiais também são bem executados, especialmente nas cenas que retratam o mundo pós apocalíptico, inclusive o jogo das câmeras que me deixou impressionada e consegui aplaudir de pé.

VEREDITO

O Mundo Depois de Nós é um filme que me deixou bastante impressionada pela qualidade de tudo e com certeza é um excelente filme pós apocalíptico, oferece uma experiência emocionante e reflexiva para os espectadores, embora não traga tantas novidades ao gênero (pois é normal esses filmes não terem nenhum tipo de explicação/respostas), mas o filme compensa com uma ótima execução e com um elenco bastante talentoso.

Para os fãs do gênero, ou mesmo para quem busca uma história de sobrevivência humana em tempos difíceis, a película certamente vale a pena ser vista. inclusive já sai recomendando para todos os meus amigos.

Espero que tenham gostado.

Agora que assisti ao filme, quero muito ler o livro, pois sei que deve ser mais completo, no entanto, só Deus sabe quando o lerei... caso leia venho aqui no site dar meu veredito da obra.

 Até o próximo post!

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram