SOCIAL MEDIA

O Ladrão de Raios - Percy Jackson e os Olimpianos, vol. 1 - Rick Riordan (resenha)

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024


COMPRAR: Amazon

Percy Jackson em O Ladrão de Raios é cheio de aventuras e ação do começo ao fim! Leitura mais do que indicada para fãs de fantasia.

Saudações Leitores!

Como BUM do lançamento da série Percy Jackson e os Olimpianos na Disney+ resolvi criar vergonha na minha cara e ler a série Percy Jackson, escrita pelo norte americano Rick Riordan. Já faz anos que tenho os volumes (primeira capa publicada no BR) e nunca tinha me aventurado, mas finalmente chegou a vez. Que experiência sensacional! Após a leitura de O Ladrão de Raios (2005 EUA/2009 BR), só posso dizer que vou devorar o próximo volume. Detalhe a série Percy Jackson e os Olimpianos é composta por 5 volumes.

Antes de iniciar falar sobre uma opinião sobre a leitura de O Ladrão de Raios, pois desde que finalizei Harry Potter não encontrava uma história que chegasse a ter o mesmo carisma, mas lendo a obra de Riordan é impossível não observar as semelhanças com a obra de J.K.Rowling. Explicarei só pela sinopse do volume:

Em O Ladrão de Raios iremos acompanhar Percy Jackson, um menino de 12 anos que ao longo de seus anos de vida acumula incontáveis incidentes impossíveis e perigosos, até que certo dia, num passeio da escola, algo ainda mais fantástico acontece e ele é novamente expulso da escola que estava (isso acontece sempre) e, quando ele volta para casa, descobre que é um garoto extremamente poderoso e que vivia com sua mãe e seu padrasto não-mágicos.

Viram semelhanças até aí? Tem mais: para completar Percy vai descobrir que é um meio sangue, filho de um deus grego, a partir daí, descobre que tem vários seres mágicos que o perseguem em decorrência de uma profecia e para sua segurança, vai para o Acampamento de Verão dos meio-sangues, onde aprenderá algumas habilidades e viverá diversas missões e aventuras para salvar o mundo mágico e os deuses não iniciarem uma guerra ou serem destruídos, pois este é o papel dos heróis.

Acredito que já deu para dar uma ambientada no universo de Percy Jackson, agora vou falar mais um pouco da ação desse livro. Em O Ladrão de Raios descobrimos que os jovens Meio-sangue ou semideuses recebem missões para irem cumprir fora do acampamento e Percy, por ser filho de Posseidon e ter todo um envolvimento que não vou soltar aqui (pois seria spoiler), acaba indo com seus amigos Annabeth, filha de Atena e Groove, um sátiro, tentar recuperar o raio de Zeus, nessa jornada eles terão de ir até o submundo falar com Hades, mas antes de chegar lá enfrentaram muitas aventuras e outros seres mágicos.

Particularmente, amei ler O Ladrão de Raios fiquei muito imersa nos acontecimentos e achei a narrativa extremamente fluída, apesar da linguagem mais infantojuvenil e até o comportamentos dos personagens serem bem infantis, conseguiu me capturar. A construção dos personagens é muito boa e cada personagem tem uma caracterização muito boa, temos uma ótima interação e desenvolvimento tanto para os personagens deuses, semideuses e os seres mitológicos também, fazendo com que indubitavelmente sejamos capazes de compreender e nos apropriarmos muita da história e da mitologia grega envolvida.

Outro ponto interessante é que mesmo sendo um livro de fantasia infantojuvenil e não se propor a grandes temáticas, o livro traz sim algo que vai além dos temas de valorizar e confiar nos amigos; fala também sobre família e a relação de filhos com seus pais que não é o vínculo do sangue que vai definir se será boa ou ruim, mas a atitude dos mesmos, mostrando que não é porque a relação é distante que ela poderá melhorar ou não, na verdade todos os semideuses tem uma relação ruim com os pais e eles parecem ter maturidade o suficiente para lidarem com isso sem romantização dessas relações, o que é um ponto muito bom.

O Ladrão de Raios, para mim, foi uma leitura extremamente agradável e, certamente, já partirei para a leitura dos próximos volumes. Acredito que para quem gosta de fantasia e quem amou Harry Potter, este livro pode ser uma boa pedida, pelas semelhanças mesmo.

Antes de finalizar, deixem-me também pontuar uma diferença entre HP e PJ: as aventuras, em HP temos uma única um enredo que vai culminar numa ação (luta) central, que será o ápice, mas em PJ teremos um enredo central, uma jornada que o personagem terá que fazer, mas no meio dessa jornada teremos muita ação/luta, pois Percy terá de enfrentar diversos seres mitológicos e diversos perigos.

Espero que tenham gostado do meu veredito e, principalmente, tenham se interessado para ler o volume.

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Lightning Thief
Autor: Rick Riordan
Tradutor: Ricardo Gouveia
Gênero: Ficção. Fantasia jovem.
Editora: Intrínseca
Ano: 2005 - 2009 | 400 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +11
Aviso de Conteúdo: Monstros, Morte.
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐(5/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram