SOCIAL MEDIA

A Empregada (A Empregada - Livro 1) - Freida McFadden (resenha)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

COMPRAR: Amazon

A Empregada é um thriller viciante ou mais do mesmo?

Saudações, Leitores!

A Empregada (The Housemaid, 2022) foi meu primeiro contato com a escrita da norte-americana Freida McFadden. Para quem ainda não conhece a autora, ela tem se tornado um fenômeno absoluto no gênero de thriller psicológico. Freida, que também é médica especializada em lesões cerebrais, parece ter encontrado a fórmula para prender o leitor com tramas ágeis e reviravoltas constantes. Nesse volume, especificamente, temos um mix de suspense doméstico e manipulação psicológica que nos faz questionar: quem é realmente a vítima e quem é o vilão?

A história nos apresenta Millie, uma jovem com um passado difícil e um registro criminal que a impede de conseguir bons empregos. Desesperada, ela aceita trabalhar como empregada doméstica para a riquíssima família Winchester. No começo, parece ser a solução de todos os seus problemas: ela terá um teto, um salário e a chance de recomeçar.

Porém, a fachada de perfeição da família começa a ruir. Nina Winchester, a patroa, é instável, faz bagunças propositais e parece querer levar Millie ao limite da sanidade. Já o marido, Andrew Winchester, é retratado como o homem perfeito, o cavaleiro em uma armadura brilhante que sofre nas mãos da esposa "louca". Bem nesse ponto a gente já pode ativar as red flags, não é mesmo? Não existe pessoas perfeitas!

O Volume traz alguns detalhes que nos deixam desconfortáveis: o quarto minúsculo de Millie no sótão que só tranca pelo lado de fora, a estranha obsessão de Nina com o jardim e a forma como a pequena Cecelia, a "filha do casal", se comporta. A narrativa é dividida em partes, mudando o ponto de vista e nos mostrando que as aparências no número 10 da Stratton Way são mortalmente enganosas.

Mas até esse ponto, confesso que fui lendo e ficando presa ao livro, pois ele é extremamente fluído, mas nada me surpreendeu de fato, pareceu tudo muito clichê para o gênero, principalmente para quem já tem o hábito de ler livros de thrillers psicológicos (eu já li alguns e já fiz comparações com outras histórias). Não obstante, é válido ressaltar que o volume possui capítulos curtos e ganchos ao final de cada um, ele se torna uma leitura fácil e muito rápida. É aquele tipo de livro que você devora em um ou dois dias sem esforço nenhum.

No entanto, sendo bem sincera com vocês, eu não entendi todo o burburinho (o famoso hype) sobre este livro. Achei a leitura apenas "OK", nada de extraordinário. No decorrer das páginas, não pude deixar de notar as semelhanças gritantes com outro livro que já li e resenhei aqui: A Outra Sra. Parrish, de Liv Constantine. A dinâmica da mulher "pobre" entrando na casa da família "rica" e as reviravoltas sobre a verdadeira natureza dos cônjuges seguem caminhos muito parecidos, o que tirou um pouco do impacto da surpresa para mim.

Apesar de não ser uma obra-prima de originalidade, o livro funciona muito bem como um ótimo passatempo. Sabe aquela leitura para curar uma ressaca literária ou para passar o tempo em uma viagem? É exatamente isso, pelo menos, foi assim para mim.

Eu recomendo a leitura? Sim, principalmente se você busca entretenimento rápido. A escrita da Freida McFadden é eficaz no que se propõe. Inclusive, fiquei com muita vontade de ler as continuações O Segredo da Empregada e A Empregada Está de Olho, bem como outros títulos da autora, só para ver se ela consegue me surpreender mais nos próximos.

Se você gosta de thrillers domésticos com aquela aura de segredos por trás das portas fechadas, A Empregada vai te distrair bastante. Só não espere algo revolucionário se você já for um veterano do gênero!

Obrigada por lerem até aqui e até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Housemaid
Autor: Freida McFadden
Tradutor: Roberta Clapp
Gênero: Ficção. Suspense. Mistério.
Editora: Arqueiro
Ano: 2022-2023 | 304 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +18
Aviso de Conteúdo: Infidelidade. Assassinato. Transtornos mentais. Mentiras. Manipulação. Pressão psicológica. Violência doméstica. Tortura. Relacionamento tóxico (amizade e amoroso). Confinamento. Morte. Infertilidade. Abuso de menor. Body shaming. Gordofobia. Misoginia. Sexismo. Suicídio. Capacitismo.
Minha avaliação:⭐⭐⭐(3/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram