Resenha: “Harry Potter e as Relíquias da Morte” de J.K. Rowling

Saudações Leitores!
Cheguei ao fim da leitura da série Harry Potter, e agora percebo que sete livros se tornaram pouco para quem realmente se deixou cativar pelo bruxinho. É com alegria que vejo o desenrolar da história, mas foi com pesar que li a última frase do livro, porque vou ficar morrendo de saudades já não há outro em seguida. Espero poder reler a série novamente e assistir aos filmes (nunca assisti nenhum).
Bem, estou aqui tentando escrever uma resenha sobre esse livro e percebo o quanto é dificil por tamanha complexidade e inumeras informações contidas nele e, tenho convicção, de que nenhuma resenha, feita por mim ou por qualquer outra pessoa será suficientemente fiel ao desejo de poder expor todo o prazer que o resenhista sentiu ao realizar a leitura da série. Não obstante, vou tentar ser objetiva, mas tenho certeza que poderia passar o dia todo falado do livro que não me cansaria. Acho que a resenha será não só de uma fã, mas de garota que se deixou cativar e apaixonar por Harry Potter. Espero que gostem:


Harry Potter e as Relíquias da Morte, J. K. Rowling, Rio de Janeiro: Rocco, 2007, 590 pág. (tradução de Lia Wyler)

      “Harry Potter and the Deathly Hallows” é o título original e foi lançado mundialmente em 2007. Trata-se do sétimo e último livro da série do bruxo Harry Potter, foi escrito, como todos sabem, por Joanne Kathleen Rowling, mas conhecida por J. K. Rowling. Também como os outros seis livros da série ganhou adaptação cinematográfica, tendo uma diferença: este último livro originou dois filmes: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I e Parte II.
     Após a morte de Dumbledore e este ter passado uma tarefa imprescindível a Harry Potter: a de procurar Horcruxes. Harry, agora com dezessete anos, compartilha essa tarefa com seus melhores amigos Rony e Hermione, que se prontificam a ajudá-lo esporadicamente. O trio decide não voltar a Hogwarts para cursar seu ultimo ano e sim irem à procura das Horcruxes.
     Nesse ínterim, o Ministério da Magia é tomado por Voldemort, as pessoas são postas sob a Maldição Imperius e todo o mundo bruxo vê a ascensão de Lord Voldemort ao poder. O caos é implantado, os sangues-rins são perseguidos e mortos, muitos bruxos resistentes são assassinados e todos estão assustados e os trouxas também sofrem as consequências da ‘guerra’ bruxa. Comensais da Morte e Dementadores estão espalhados por todos os lugares a procura de Harry Potter.
     Entretanto, Harry e seus amigos tentam destrinchar um grande quebra-cabeça deixado por Dumbledore, para poderem encontrar e destruírem todas as Horcruxes e assim Voldemort poder ser destruído. Nessa busca, Dumbledore deixa um espólio com alguns objetos para Harry, Rony e Hermione. Para Harry deixou o Pomo de Ouro que ele capturou em seu primeiro jogo de quadribol e a espada de Godric Gryffindor; a Rony deixou o Desiluminador e a Hermione deixou um exemplar de Os Contos de Beedle, o bardo, objetos essências para a descoberta de novos mistérios envolvendo as supostas Relíquias da Morte.
     O livro é repleto de aventuras do começo ao fim e, também, cheio de mistérios que Harry e os amigos têm que descobrir e muitos deles estão relacionados com os livros anteriores da série. Ademais, Harry Potter e as Relíquias da Morte, tem uma ligação muito especial com o sexto livro (Harry Potter e o Enigma do Príncipe), pois é a continuação das histórias não finalizados no mesmo. É nesse livro que as forças resistentes: Armada Dumbledore e a Ordem da Fênix juntam-se para o confronto final que, não poderia ser em outro local a não ser em Hogwarts. Onde tudo começou, é lá que tudo, também, encontra seu fim.
     O sétimo livro da série é um dos mais diferentes, pois é o único em que Harry Potter não volta para mais um ano de estudos em Hogwards. É também neste livro em que, com a morte de Dumbledore, nos vemos diante de muitos boatos sobre a vida desse grande bruxo e nos deparamos com o choque de não sabemos nada sobre a vida de Alvo Dumbledore.
     À medida que, no livro, Harry e nós vamos descobrindo ‘fatos’ da vida de Dumbledore, confesso que dá um pouco de raiva do bruxo e aquela aura estonteante em que Dumbledore foi apresentado para os leitores nos livros anteriores vai definhando e nascendo. Eu ficava me perguntando o por quê de Rowling estar, de certa forma, colocando Harry e nós contra Dumbledore. É então que o fim vai se aproximando e a gente vai percebendo a genialidade da autora: seja bruxo ou trouxa, ninguém é perfeito.
     Enfim, só tenho que dizer que acredito que todos deveriam ler Harry Potter, sejam jovens ou adultos, a série é verdadeiramente perfeita e não é só feita de aventuras ou prazer de leitura, mas mostra um laço de amizade, família e amor muito profundos. Durante o livro somos apresentados personagens que são muito bem construídos e todos tem uma lição para aprender e uma lição para dar ao leitor. Eis uma série que merece ser lida.

Camila Márcia

Ps.: Quero novamente agradecer as minhas amigas Poliana e Marianne por terem me emprestado os livros da série e dividirem esse bruxinho comigo. Agora minha vida não será a mesma após conhecer Harry Potter... Obrigada!

8 comentários:

  1. Senti muita emoção na sua resenha Mila.
    Nunca li série porque se eu gosto de me apegar aos personagens em apenas um livro imagina com sete? Eu não iria querer que acabasse mais...

    Como venho te dizendo desde sua primeira resenha do Harry Potter, nunca tive interesse em ler esse tipo de livro, mas de ver sua paixão ao escrever as resenhas deixou-me com vontade de ler... Pode ser que algum dia eu leia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Querida, senti uma paixão muito grande ao ler sua resenha. Você realmente demonstrou emoção e carinho pela série.
    Tenho que admitir que não costumo ler séries, elas são viciantes e cativam demais. Se eu já me deixo cativar pelos personagens de um livro, imagina como seria se eu lesse sete livros com os mesmos personagens?
    Como já te disse desde a primeira resenha que você postou da série Harry Potter, não é uma série que leria, mas de tanto ler suas resenhas e ver a paixão que você utiliza em cada uma fiquei até curiosa para conhecer. Quem sabe, talvez...um dia...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. tenho amigas que são apaixonadas por Harry... nunca li nenhum livro, mas agora fiquei na vontade! ahsuahsuahsuahsu...
    atualmente tô viciada nas crônicas de gelo e fogo... acabei de ler o terceiro livro e aguardando fevereiro chegar pra receber o 4º!
    por favor, leia! vou adorar vê-los resenhados por vc aqui no blog!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha!
    Tão incrível quanto muitas pessoas nunca terem lido/assistido ao Senhor dos Aneis, eu nunca li nada de HP e assisti a apenas os dois primeiros filmes da franquia. Rs
    Claro, sei quase que de cor toda a saga através dos comentários ardorosos dos fãs. Pretendo me aventurar nas aventuras do jovem bruxo, qualquer dia. E a julgar pela resenha, que foi muito bem escrita, podemos esperar uma boa obra.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente imperdível! Um prato cheio pra quem leu todos os outros livros de Harry Potter. Um livro realmente emocionante e que instiga tantas emoções diferentes enquanto se está lendo que é impossível não querer lê-lo e relê-lo tantas vezes... Já li umas 4 vezes ou mais, e em todas me emociono com o começo da demonstração de afeto entre os personagens... Nem tenho palavras pra descrever o quanto Harry Potter foi importante nos pilares do meu caráter. (:

    ResponderExcluir
  6. Eu amo Harry Potter!
    Adoro este livro!
    E adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. eu amo mt Harry Potter!Tenho que fazer uma resenha critica e a professora deixou nós escolhermos o livro que a gente queria,e eu escolhi Harry Potter e as Reliquias da Morte!Ate ai td bem,mas no meio da aula de uma quarta feira a professora fala que quer que a gente faça essa resenha critica com os capitulos!Dai eu nao entendi e fui perguntar para a professora e ela disse que queria que a gente falasse qual capitulo a gente gostou ou nao e colocar o capitulo!Dai eu fiquei sem entender nada porque como é que eu vou fazer uma resenha critica de um livro que tem 36 capitulos e um epilogo sendo que eu gosto da maioria dos capítulos!Será que você poderia me ajudar por favor!

    ResponderExcluir
  8. Harry Potter é uma das minhas sagas favoritas, eu sempre gostei de assistir as performances de Emma Watson e Daniel Radcliffe. Se você é um fã como eu, eu recomendo que você programación HBO para o e retornar para desfrutar de um grande momento, espero que você gosta de minha recomendação e lembre-se novamente algumas cenas.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!