Filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Saudações Leitores!
Resolvi postar sobre adaptações cinematográficas de livros, entretanto, quero deixar claro que não sou nenhuma crítica de cinema, mas gosto de assistir e tenho minha opinião que é bem particular, tenho certeza que alguns vão concordar comigo ao lerem e outros não. Respeito a todas as opiniões, certo?
Como recentemente li todos os livros da Série Harry Potter, minha escolha para encadear esse tema Filmes x Livros foi realmente fácil e óbvia.
Para quem acompanhou as resenhas dos livros, sabe que eu ainda não tinha assistido a nenhum filme da série (sou de que planeta mesmo?). Apaixonei-me por Harry Potter e assim que terminei de ler resolvi assistir também. Então vamos lá:


Harry Potter e a Pedra Filosofal
Título Original: Harry Potter and the Sorcerer's Stone
Gênero: Aventura, Família, Fantasia
Direção: Chris Columbus
Roteiro: J.K. Rowling, Steve Kloves
Duração: 152 minutos
Ano: 2001

Sinopse: Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson). (Fonte: Filmow)


MINHA OPINIÃO
Bem, não vou me estender muito porque o filme é basicamente a mesma história do livro e vocês podem ler a resenha do livro (Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal). Como toda adaptação cinematográfica muita coisa que tem no livro fica de fora e algumas situações que aparecem no livro de um jeito são sutilmente modificadas, mas vale frisar que não prejudicam o decorrer da história.
Tal como o livro é um dos mais infantis da série, com o filme também não é diferente: acredito que também seja um dos mais infantis, entretanto, isso não quer dizer que seja ruim, pelo contrário é bom e de certa forma muito coerente com a história do livro.
Gostei muito de como se desenrolou a história através das falas dos personagens, pois se mantiveram bem fiéis ao livro, creio que isso se deve ao fato da própria autora das obras, J.K. Rowling, ajudar no roteiro do filme. A fotografia do filme é muito boa. Gostei dos efeitos especiais. A qualidade do cenário tornou o mundo ficcional muito real. Acerca dos atores, eu simplesmente fiquei encantada com a escolha, confesso, no entanto, que ao ler os livros não imaginava uma Hermione tão descabelada, mas... foi bem interessante.
Apesar de o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal não ser o meu favorito da série, reconheço a sua grande importância para a apresentação de todo o mundo mágico criado por Rowling e confesso que, apesar de algumas diferenças entre o filme e o livro e algumas partes super legais do livro terem ficado de fora, gostei muito do filme, porque é onde começa toda a história e após a leitura da série é fabuloso ver os personagens e os lugares que você imaginou mentalmente se "materializarem" através dos filmes.
Um ponto que me deixou a desejar? O fato de o centauro não ser fiel ao livro, pois lá diz que ele é bonito e no filme ele não é. Também acho que me frustrei a respeito do Canino (o cachorro do Hagrid) porque na minha cabeça eu imaginava ele totalmente diferente, mas isso não quer dizer que o Canino do filme não tenha me agradado. Agradou. Só que eu tinha um desenho mental dele bem diferente.
Um ponto fascinante foi o jogo de quadribol, gente foi maravilhoso ver as descrições de jogo da J.K. Rowling em "prática". O jogo de quadribol para mim foi uma surpresa incrivel!
Com certeza, acredito que muita gente já tenha assistido a esse filme, mas quem não assistiu corram e assistam, é muito bom!Não posso deixar de indicar o livro também... leiam...

Camila Márcia

Ps.: E eu disse que não ia me estender.... (risos)

7 comentários:

  1. Oi! :D
    O primeiro livro/filme é sempre importante né? Como tudo começou e tal'z.
    Eu não li o primeiro livro da série, mas curti muito o filme.
    Gostei do post. *-*

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. estou em débito com os livros os filmes!
    o blog está me incentivando a ficar em dia!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a nova coluna! Harry é clássico já! ADoreii demais mesmo!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela nova coluna Mila :D
    Acho que o melhor das adaptações de HP, é conhecer o mundo mágico de uma maneira diferente do que imaginávamos. Como vi o filme antes de ler, já imaginava a maioria das coisas, mas....

    Beijos Mila
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Os primeiros filmes do Harry Potter seguiram quase à risca o assunto tratado no filme, salvo alguns pequenos detalhes que nós poderíamos ter visto no filme, já que lemos nos livros... Eu vi o filme antes de livro, e me surpreendi com a veracidade e com a semelhança do filme com o livro, já que tal ato nunca é bem observado...

    ResponderExcluir
  6. Bem, apesar da minha idade avançadinha..rs admito, adoro Harry!
    Li todos os livros e vi todos os filmes..mas ao comparar um e outro, o unico filme q foi praticamente fiel ao livro, foi o ultimo.
    Mas.........se fôsse pra ser igual, era cópia né??rs E não, adaptação =)

    ResponderExcluir
  7. Thanks for sharing this with us! Some really amazing features.
    jenna marbles dog

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!