Resenha: “As Violetas de Março” de Sarah Jio

Saudações Leitores!
Dos lançamentos do mês de Março da Novo Conceito As Violetas de Março era, sem dúvida, o que eu mais esperava, além de uma diagramação lindíssima o enredo me cativou completamente o que me proporcionou uma leitura bastante rápida. Li esse livro no final de abril, mas só agora estou conseguindo postar a resenha, de qualquer forma, quero agradecer a NC pelo exemplar para resenha e fico na torcida para que vocês todos curtam o que escrevi:


As Violetas de Março, Sarah Jio, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2013, 304 pág.
Traduzido por Ronaldo Luís da Silva

Com o título original The Violets of March foi escrito por Sarah Jio, autora best-seller do New York Times, trata-se do primeiro livro escrito por Jio, entretanto, ela também é autora de “The Bungalow”, “Blackberry Winter” e “The Last Camellia” ainda não publicados no Brasil.
As Violetas de Março tem duas histórias uma que acontece em tempo cronológico ao da narrativa e outra que aconteceu em 1943, no fim, as histórias se unem numa harmonia incrível e admirável.
Na primeira história conhecemos Emily, uma escritora frustrada de um único livro, que está enfrentando um típico caso de traição e divórcio do marido, Joel. Emily está profundamente abatida com o divórcio e com a sua incapacidade de voltar a escrever [tudo o que ela escreve ela considera medíocre], mas após uma conversa com sua melhor amiga Annabelle decide passar o mês de março e ‘se curar’ na casa de sua tia-avó Bee que fica em Bainbridge Island, local em que ela passava todos os verões quando adolescente.

"Deixo-lhe um pensamento, um pensamento sobre o amor que me levou a passar por muitos fracassos: o grande amor perdura ao tempo, à mágoa e a distância. E mesmo quando tudo parece perdido, o verdadeiro amor vive." (p.276)

Quando Bee lhe hospeda e lhe dá um quarto, Emily, acaba encontrando um velho diário e é através dele, da leitura de Emily, que conhecemos a segunda história, ocorrida no passado, no ano de 1943, e traz como protagonista Esther, uma mulher apaixonada por Elliot, mas tem toda a sua paixão privada, pois ela é casada com Bobby.

"Pensei muito sobre a possibilidade de escrever para você, e minha conclusão é esta: a vida é muito curta para se preocupar com as consequências quando se ama alguém como eu a amo. Por isso, escrevo-lhe esta carta como um soldado faria, sem medo, sem dúvida e sem saber se ela pode ser minha última." (p.81)

Numa tênue linha do tempo entre o passado e o presente, ficamos conhecendo a história dessas duas mulheres e como elas foram magoadas e a possibilidade de serem curadas. Mas para isto, Emily, precisa tentar curar seu coração, encontrar um novo sentido para seguir em frente e inspiração para escrever e, também, desvendar todo o mistério que gira em torno no diário e da vida de Esther.
Mas por que o nome do livro é As Violetas de Março? No decorrer da história tem todo um sentido para o nascimento dessa flor e o significado desse nascimento. Condiz muito com o enredo e deu uma delicadeza toda especial à narrativa.

"Evelyn tem uma teoria sobre essas flores. [...] Ela costumava dizer que elas crescem onde são necessárias, que elas sinalizam cura... e esperança." (p.132)

Sarah Jio me cativou desde a primeira página, ela escreve de maneira fácil e cativante. O enredo é belíssimo e consegue prender o leitor, em alguns momentos o livro emociona e faz o leitor refletir muito sobre as situações de vida.
Entretanto, teve algo que me incomodou no livro, agora vou expor uma coisa que pode ser considerada spoiler e você só seleciona o trecho se quiser e não se importar de saber: não me conformo com o fato de Esther ter forjado sua morte mesmo depois de ver o sofrimento e desespero de Elliot, tudo bem que ela estava magoada, mas após ver a cena como ela teve coragem de ver o homem que amava e que a amava incondicionalmente sofrendo e não fazer nada? Incomoda-me o fato disso ter ficado vago e mesmo com o final do livro não ficamos sabendo os reais motivos dessa atitude de Esther, supomos apenas que suas ações foram motivadas por orgulho e nenhum pouco de arrependimento.
O final do livro  foi, para mim, perfeito, pois o leitor poderá fazer muitas suposições e essas suposições irão de encontro com o coração e o sentimento de cada leitor. Um final cheio de magia e encanto é assim que o descrevo.
Também não posso deixar de salientar que a diagramação do livro está belíssima e cheia de detalhes que enchem os olhos e as páginas! Acredito que todos os que gostam de romances vão gostar deste livro: os que gostam de romances que contam histórias do passado entremeadas com histórias do presente, os que gostam de livros com partes de cartas e diários, As Violetas De Março é mais do que indicado: é leitura obrigatória!

  

Camila Márcia

87 comentários:

  1. Camila, que resenha linda! Eu estou muito curiosa para ler o livro parece tão lindo e perfeito! eu gostaria muito de poder conhecer mais afundo os personagens.
    como sou muuuuito curiosa é claro que li o trechinho e só te digo, minha vontade de ler aumentou!!! espero logo ter em mãos! sempre li muitas coisas boas sobre ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thaila, leia mesmo, o livro é muito bom e a leitura entremeada entre o passado e o presente dá uma dinâmica e proporciona uma mudança de clima super favorável. Eu o li tão rápido que fiquei surpresa e olha que estava sem tempo!!!

      Obrigada pela visita e comentário, flor.

      Excluir
  2. Oi Mila! :)
    Quando o livro chegou aqui em casa e eu abri, a diagramação logo me saltou aos olhos. Quantos detalhes, que coisa mais linda. <3
    Não sabia que o livro tinha esse paralelismo entre presente e passado. Sempre gostei disso em livros, principalmente quando bem utilizado. Essa mistura entre as histórias parece ser bom para a "mudança de clima", se é que você me entende, até porque parece ser bem dramático e isso é bom para renovar os ares e você não acabar triste também. ;x
    Não li o trecho, fiquei com uma super vontade, mas não li! hahaha
    Vai ser uma das minhas próximas leituras!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Querida, você precisa ler, além da diagramação 'saltar aos olhos' a história é realmente boa e divertida. Tem um pouco de drama e tristeza, mas não chega a ser demasiado e a alternação das histórias dá aquela expectativa em que está lendo o livro e a vontade é não parar de ler até chegar ao fim!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Mila adorei a resenha, eu estava louca para ler esse livro e acabei comprando. Espero gostar tanto quanto você gostou.

    Bjs,
    JU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, ficarei na torcida para que goste também. É tão bom ler algo quando gostamos <3 Se quiser voltar, depois de sua leitura, e me contar o que achou ou contatar-me pelas outras redes sociais para me contar sua experiência ficarei muito feliz!

      Um abraço.

      Excluir
  4. Que lindo esse livro... acho que ele já me ganhou só pela beleza viu?
    Eu não quis olhar o trecho com spoiler quero tudo uma surpresa para mim!

    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emy, o livro é realmente lindo.A Editora caprichou bastante neste quesito.
      Que você possa se surpreender com As Violetas de Março.
      <3 Abraços.

      Excluir
  5. Não tenho interesse no livro, mas mesmo assim não descarto a possibilidade de o ler. Parece ser bom.

    Bjs,linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaquim, realmente o livro é bom. Tem romance na medida, tem drama, tem um mistério e isso estimula e torna a história bem atrativa.
      Abraços.

      Excluir
  6. já li várias resenhas deste livro, e cada uma que leio me deixa mais com vontade ainda para lê-lo!
    parece ser um livro incrível e marcante, daquele tipo que nos faz ficar pensando na vida né? :P
    adorei as fotos do livro.. a diagramação parece ser linda mesmo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayme, flor,o livro é lindo mesmo e a história realmente nos faz pensar na vida, nas escolhas que fazemos e que acabamos pagando as consequências durante toda a vida, mas também nos faz ter esperança e acreditar no arrependimento. É um livro lindo por dentro [estória] e por fora [diagramação]
      Beijos.

      Excluir
  7. Gente, sei que parece idiotice, mas não consigo ler livros que começam tão triste assim, simplesmente não consigo, e olha que já tentei. Acho legal essa jogada de presente e passado, acredito que seja a única coisa que me faça lê-lo. É a terceira resenha que leio sobre o livro, e parece ser bom, mas mesmo assim fico com o pé atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não é só tristeza Jeniffer, ele tem tudo na medida certa: drama, amor, mistério. Mas realmente é bom não criar altas expectativas em relação a uma leitura as vezes nos decepcionamos... então o melhor é conservar as expectativas numa medida certa e torcer para que o livro surpreenda.
      Obrigada pelo comentário e visita. Abraços!

      Excluir
  8. Muito linda sua resenha,a história me parece ser muito comovente,cheia de emoção.Adorei.Vou querer ler com certeza,Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim, Beth. Vou ficar na torcida para que goste muuuuuuuuuuito.
      Obrigada pelo comentário! Abraço.

      Excluir
  9. Esse livro parece legal, as quotes ajudam a conhecer o estilo da narrativa =D
    A diagramação está fofa!! Tb adoro a capa!

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a diagramação e a capa são lindas Bruna... é daqueles livro que a gente compra pela capa ou fica desejando só por causa da capa e diagramação... mas ele não é só beleza exterior... as palavras que tem nele são mágicas. A história é belíssima e tenho certeza que quem compra pela capa/diagramação não irá se arrepender, pois ele também é muito bom.
      Obrigada pelo comentário e visita.

      Excluir
  10. Nossa adorei sua resenha, não tinha ideia que a protagonista narrava outra história através da leitura de um diário, eu sou fanática por livros que tenham diarios, ja li tantos rs, as suas fotos tambem ficaram ótima, sua camera é muito boa, quanto a diagramação do livro, a Novo Conceito esta mesmo arrasando ^^

    Beijus

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios Renata. O livro é bom mesmo e eu também gosto muito de livros que contenham diários,cartas, e-mails... isso muda o clima da história e nos prende a atenção demais.
      Sério que você gostou das fotos? Ai que legal... A foto de cima foi tirada com uma câmera digital normal, as com os detalhes do livro, no final da resenha, foram tiradas com a câmera do meu celular. <3 Tô toda empolgada por você ter falado das fotos porque é tãooo raro alguém dizer alguma coisa sobre elas e eu dou um 'duro' danado para elas ficarem bonitas, sabe? [já que não sou fotógrafa profissional, apenas amadora e apaixonada].
      Obrigada!!!

      Excluir
  11. Assim logo de cara não me interessei no livro mais depois que li a resenha achei bem legal, A resenha ficou ótima espero quem sabe vou ler em breve... =)

    ResponderExcluir
  12. Já li muitos elogios em relação a escrita da Sarah, :)
    Uma trama com diário são 2 estórias em 1, acho bem legal isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Gladys você falou tudo, é como se As Violetas de Março fosse mesmo dois livros em um já que você acompanha duas histórias sendo contadas de formas bem diferentes: uma em narrativa em primeira pessoa e a outra através de um diário pessoal.
      Bjs.

      Excluir
  13. Eu adoro livros em que as histórias se passam de modo paralelo e se entrelaçam de alguma maneira, acho que um autor precisa ser muito capaz e talentoso para usar esse recurso de maneira a envolver o leitor. A capa o livvro é linda e eu espero que os outros livros da autora também sejam publicados por aqui, parabéns pela resenha que desperta a vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris realmente eu também acho que o escritor precisa ser talentoso para tecer duas histórias em um único livro e no final fazê-las se relacionarem e se fundirem. Sarah tem esse talento, apesar de ter algumas coisas que ficaram sem explicação, mas as histórias e a narrativa é tão interessante que a gente 'deixa passar'.
      Sabe, devo te confessar que estou louca para que outros livros da autora sejam publicados no Brasil, porque definitivamente os lerei. Já me tornei fã.
      Bjs, obrigada pelo comentário e visita.

      Excluir
  14. Oi Camila, o livro me parece ótimo, logo que a história é emocionante logo no inicio da vida de Emily. Pela resenha vi que ela tem de enfrentar varias coisas. Com certeza é um dos meus desejados nesse mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelry,
      É impossível não se apaixonar por esse livro, mas confesso que tem uma história que me envolveu mais e que quando as duas se juntam fica tudo tão perfeito só que nos resta suspirar profundamente...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  15. Olá!
    Então para mim este livro é leitura recomendada! Pois adoro histórias que mesclam o passado e presente, que tenham diários, e neste livro são duas histórias em uma, o que acabou chamando ainda mais a minha atenção!
    A história parece ser bem emocionante! estou super empolgada para ler!
    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa, para os amantes de romance, esse livro é um prato cheio e tem de tudo um pouco o que dá uma dinâmica encantadora a toda a produção: duas histórias, fragmentos de diários, é tudo perfeito.... após a leitura fiquei a suspirar por vários dias....

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  16. Achei muito interessante a história....adoro livros com romance, mistério....
    Adoraria ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Então é uma leitura recomendada se você curte este tipo de livro, é fascinante!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  17. Camila, que livro é lindo é esse? Me apaixonei pela resenho, faz totalmente o meu estilo adoro esses livros que tem carta ou diário, coisa antiga. Tô louca pra lê!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor Nayana, então não perca a oportunidade.... vai se apaixonar ainda mais, porque é um livro tãoooooo bem escrito e fofo que vale a pena.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  18. Que livro lindo! E a história, belíssima! Louca de curiosidade pra ler, me apaixonei! preciso deste livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que emoção Paula!
      Esse livro é muito amor <3

      Excluir
  19. Que bacana o livro! Quero muito le-lo, confesso que o juguei pela capa inicialmente e isso me fez nao o conhece-lo. Mas dei uma chance a ele. E Adorei!!! O 2º tipo de livro que mais amo, depois de sobrenaturais! Eu quero muito ler, só de saber que se passa na decada de 40 eu já imagino uma linguagem diferente e isso é muito bom pra mim, ao mesmo tempo sendo um desafio. Porém legal. Gostei da historia e quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Amo livros de fantasia e distópicos, mas não escondo meu gosto por livros românticos cujas histórias arrancam suspiros, lágrimas e emoções... Então, para mim, As Violetas de Março, cumpriram com todas as minhas expectativas e espero que cumpram com as de todos que o lerem.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  20. Adoreei a sua resenha, fiquei mais curiosa ainda pra poder ler o livro.

    ResponderExcluir
  21. Adoro romances! Confesso que tinha escutado falar muito bem do livro mas nunca parei pra ler uma resenha dele. Agora que li, adorei a história e quero lê-lo o mais rápido possivel! Ah, a diagramação ta a coisa mais fofa do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      Fico feliz por ter parado para ler a resenha e ter gostado, a intenção é essa: incentivar e despertar a curiosidade para que mais pessoas se motivem a ler..
      Sobre a diagramação: ela é a coisa mais liiiiinda!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  22. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. Confesso que acho essa trama de "mulher está passando por um momento ruim, viaja pra um local onde passou alguns momentos na sua juventude, acha um diário ou coisa parecida, e a partir daí começa a repensar sua vida", um pouco batida demais. Mesmo assim, leria, pois me parece que a narrativa da autora é muito boa.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nardonio!

      E o que não é clichê hoje em dia?
      Mas vamos pensar a vida da gente é assim mesmo, as vezes encontramos um diário que nos faz repensar sobre toda a nossa vida, às vezes, encontramos um livro que nos faz repensar toda a nossa vida, as vezes viajamos e mudamos toda a nossa vida, conhecer novas pessoa então, nem se fala: a vida é meio 'batida' mesmo e a literatura é um recorte da realidade, então nada mais justo que ser 'batido'.
      Eu já li livros, frases e fiz viagens que modificaram-me completamente... então é algo possível... e ficou lindo da forma como a escritora retratou um fato tão passível de acontecer de uma forma tão lindinha.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  23. Eu estou querendo ler esse livro há muuuuito tempo, mas sempre deixo pra outra hora. Além do mais, romance é o meu gênero favorito <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeeee
      Então não perca tempo e mergulhe neste livro, muito bom!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  24. História muito interessante. Me pareceu um bom livro para passar o tempo. Vamos ver quando eu vou ter a oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regilene,
      É um livro bom, entendo a questão do tempo, mas espero que tenha conseguido ou consiga tê-lo.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  25. Ai...
    Adoro livros com finais perfeitos!
    Este livro tá mexendo comigo desde a época do seu lançamento, mas sempre tenho adiado a compra =(
    Fiquei bastante empolgada com a sua resenha, romance é um dos gêneros que eu mais gosto e por mais que minha estante e prateleira esteja repleta deles, nunca é demais pra mim :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wossss Daniela,

      Compreendo tãooo bem.... livros nunca são demais...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  26. Adorei a resenha, e tenho certeza que o livro é bom, já que tem a relação passado e presente tornando tudo mais emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Claudia,
      com gosta de histórias entremeadas é uma boa pedida.... Perfeito!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  27. Noooossa, chorei só com a resenha! Sou amante de romances e pelo visto esse não pode faltar na minha estante!
    Confesso que li o que estava em branco e não me conformei!!! Humpf!

    Ele acabou entrando pra minha lista de desejados!!! >.<

    Beijos,
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri

      Ai se vc leu o spoiler, céus, dá uma angústia, a gente fica com o coração apertadinho, né? Muito bom esse livro, exceto essa parte. que me atormentou e torturou.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  28. A tempinho to querendo ler este livro,mas ainda não deu creio que um romance deste porte mexe com o eu interior.
    Adoro leitura desse porte.

    ResponderExcluir
  29. Quero muito ler este livro... Só vejo falarem bem... Adoro livros com boa diagramação, gostei que esta foi aprovada...
    Parabéns pela resenha e porque também percebi que você sempre responde aos comentários, legal isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariana, olha só quando vim responder? mais de uma anos depois. Mas foi minha falta mesmo, em julho sempre viajo e fico com um acesso tão restrito a internet que é impossível atualizar, hoje estava lendo os comentários e vi que me desleixei dos comentários nesta resenha, vim corrigir o erro.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  30. Gostei da resenha, e todas que já li falam da mesma forma, um livro cativante, com uma história que flui naturalmente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim Débora, espero que já o tenha lido.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  31. Estou esperando meu exemplar , ganhei em um top comentarista mês passado ;)

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenho... deixou um gostinho bom para querer ler o livro.
    Estou participando do sorteio e gostaria muito de ganhar o libro.
    A resenha ficou emocionante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi, adorei a resenha :)
    Estou interessada nesse livro desde o lançamento!
    Parece ser muito bom..
    Beijo

    ResponderExcluir
  34. Adoro histórias que se conectam no final! A narrativa é bem direta e a história emocionante. Definitivamente faz parte da minha lista

    ResponderExcluir
  35. Que livro lindo, adorei a resenha, to doida pra ler. *-* vou colocar na lista dos que quero pra esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo Ingrid, espero que já tenha tido a oportunidade de ler.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  36. Adorei os desenhos no livro, são lindos e eu não sabia que a autora tinha outros livros publicados. Vou procurá-los.

    Estou super ansiosa para ler o livro.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem uma diagramação linda... os outros livros ainda não foram publicados no Brasil, espero que sejam!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  37. Adorei tudo do livro, a capa em si é linda! A resenha de hoje ficou perfeita, gostei muito e super empolguei com a história da Sarah! Gostei muito! Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Amei o livro e a diagramação a NC sempre faz um trabalho lindo em seus livros e a resenha está perfeita e a muito tempo que estou querendo ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayla, a NC caprichou em tudo.... gostei tanto q queria ler outros livros da Sarah, espero que sejam publicados!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  39. A resenha é muito boa, já tinha visto algumas resenhas deste mesmo livro em outros blogs e pelo jeito realmente parece ser um ótimo livro, fiquei curiosa pra saber mais da história, quando puder comprarei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que seu interesse e curiosidade foi despertado. Fabuloso!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  40. ainda não tinha visto nenhuma resenha deste livro, mas eu percebi que é um livro muito bom preciso ler ele.

    ResponderExcluir
  41. Meu Deus! Parece ser uma história emocionante e envolvente. Entrou para minha wishlist literária!

    ResponderExcluir
  42. Gostei bastante da resenha, mas o contexto do livro não me atraiu de cara, parece muito com vários enredos em vemos por aí, o que pode ser considerado um fato importante é saber o que leva cada personagem para onde está e como elas vão sair de onde se encontra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece com muita coisa já publicada mesmo Kassiani, mas os clichês estão em todos os livros, para mim o que avalio mais é a emoção que o livro consegue transmitir e a narrativa primorosa.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  43. Esse é um dos livros mais desejados por mim.
    Gostei muito da resenha! Deu pra enxergar melhor a história..

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      Estamos aqui para isso. fico feliz por ter te mostrado um novo olhar sobre o livro e que ele lhe agradou.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  44. Adoro livros que me emocionam e este parece que vai ser assim, a personagem já me cativou, o será que ela vai encontrar no diário??? O que vai resultar disso??? Já estou louca para ler.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Miriam, se você tem estes questionamento todos deve já lê-lo, porque ele traz as respostas e, UAU... perfeito!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!