Resenha: “O Presente” de Cecelia Ahern

Saudações Leitores!
Sou muito fã da Cecelia Ahern desde o dia em que li PS. Eu Te amo, pois a cada livro que leio dela tenho me surpreendido mais e mais, fico grata pelo exemplar enviado pela Novo Conceito, definitivamente O Presente é um livro lindo e, com certeza, uma ótima opção para presente também, saiba mais com a minha resenha:


O Presente, Cecelia Ahern, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2013, 320 pág.
Traduzido por Ivar Panazollo Júnior

O Presente, título brasileiro de The Gift foi publicado originalmente em 2010 pela escritora irlandesa Cecelia Ahern, mais conhecida por seu livro best-seller P.S. Eu Te Amo (2004) e já escreveu vários outros livros traduzidos e publicados em vários países como A Vez da Minha Vida (2011) já resenhado aqui no blog.
Neste livro temos duas histórias bem peculiares. A primeira delas é em tempo real: A história do Garoto do Peru, que no Natal, simplesmente joga um peru pela janela da casa de seu pai e acaba parando na delegacia onde os policiais Raphie e Jéssica se encontram. Raphie conta a segunda história: a de um homem ambicioso e rico chamado Lou. Essa história contada pelo policial serve para ensinar e fazer refletir o Garoto do Peru e ao leitor que vai acompanhando a narrativa.

"As pessoas, como as casa, guardam seus segredos. Às vezes, os segredos as habitam; outras vezes, são elas que habitam seus segredos. Elas os envolvem fortemente com os braços para protegê-los, prendem a verdade na língua. Mas, após algum tempo, a verdade prevalece e se ergue acima de tudo. Ela se torce e se retorce dentro das pessoas, cresce até que a língua, inchada, não seja mais capaz de segurá-la; então chega o momento em que a pessoa precisa cuspir as palavras, arremessar a verdade com força pelos ares e deixá-las se espatifar no mundo. A verdade e o tempo sempre trabalham juntos." (p.13)

Lou simplesmente negligencia tudo e todos por causa do seu trabalho, ele quer subir na vida e a empresa pela qual trabalha passa por uma reformulação de profissionais e algum dos melhores funcionários será promovido e Lou, obviamente, quer esta promoção. Lou é um exemplo magnifico de profissional, mas infelizmente é um péssimo exemplo de pai, marido, irmão e filho. Sua família sempre fica em segundo plano e por conta do trabalho ele sempre tem que estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Nesse ínterim, Lou conhece o misterioso mendigo Gabe que lhe dá um presente, presente este que é simbólico, porque o verdadeiro presente só conseguimos conhecer no final da leitura e, com isso, percebemos que o presente ganhado por Lou, é o melhor presente de todos os tempos, no entanto, é quase impossível tê-lo. Eis o momento da reflexão.
A simples e misteriosa história contada pelo policial Raphie consegue comover tanto o rebelde Garoto do Peru (que pode ser qualquer um de nós leitores) como a si mesmo. Raphie, percebe que embora não seja ambicioso como Lou, tem perdido muito tempo com coisas que não valem tanto a pena.
O final da história de Lou não é boa, embora fiquemos torcendo para que seja, mas como poderia ser diferente a história de um homem que trocou sua família e amigos pelo trabalho, há uma coerência no final triste e prova o quanto devemos manter os olhos abertos para que algo do gênero não aconteça conosco.

"As pessoas contam histórias, e aqueles que as ouvem devem decidir se acreditam nelas ou não, e isso não depende do contador de histórias." (p.311)

Cecelia Ahern tem um poder incrível para emocionar e surpreender seus leitores, não vou dizer que O Presente seja um livro capaz de nos levar às lágrimas, mas é, realmente, um livro que emociona e nos promove uma reflexão imensa. Cecelia dá um show nessa história que é perfeita para ser lida sempre – como um lembrete – em especial nos finais de ano, já que o enredo de passa no Natal, uma época exemplar para reflexões e quem sabe devêssemos presentear alguém com essa história?
Todo fã de Cecelia deveria ler O Presente e todos os leitores que perceberem que existem pessoas queridas a sua volta que colocam família e amigos em segundo plano, poderiam presenteá-lo como uma forma de indireta para essa pessoa... Há livros que passam conhecimentos e há os que passam mensagens imprescindíveis ao ser humano. O Presente passa os dois: conhecimentos e mensagem, aproveitem!

Camila Márcia

6 comentários:

  1. Oie!
    Estou ansiosa pra ler esse livro, ele parece ser um livro lindo e emocionante. A capa é simplesmente incrível. Já li da Cecelia apenas O Livro do Amanhã e apesar de não ser um livro arrebatador eu gostei muito da escrita da autora e da forma que ela nos faz refletir. P.S Eu Te Amo e O Presente são os próximos livros que vou ler, aliás acho que vou intercalar um livro entre os dois pra não pesar tanto. hehehe!

    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jully!

      Muito feliz pelo seu comentário e visita ao DLL. Gosto muito da Cecelia, os livros dela sempre nos fazem refletir e ela tem uma forma cativante de escrever. Ainda não li O Livro do Amanhã, mas de todos os livros que li dela o melhor - para mim - foi A Vez da Minha Vida... eu gargalhava sozinha enquanto lia. Super indico.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Adoro a Cecelia, mas ainda não li esse livro dela. Infelizmente :(
    Livros que deixam ensinamentos, são os melhores, e a Cecelia sabe tocar a gente.

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, obrigada pelo comentário e visita.
      Não deixe de ler Cecelia, ela é muito fofa. Sei que PS Eu te Amo é um dos mais famosos livros que ela escreveu, mas para mim o melhor que li dela foi A Vez da Minha Vida, além dos ensinamentos é um livro muito engraçado.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Oi,amadinha!
    Acredita que nunca li nada da autora, apesar da maioria dizer que sua escrita é deliciosa e tal. Mas acho que vou rever meus conceitos..rs
    Gosto muito dessa capa e o tema me parece ser bem água com açucar. Ando necessitada de histórias do tipo. Espero gostar da narrativa.

    Bj grande!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda, tudo bem, flor?
      O que posso dizer da Cecelia, eu sou fã. Mas devo te alertar que O Presente não é um livro água com açúcar, o foco não é o romance e na verdade, não tem cenas românticas, é algo mais sóbrio, entretanto, faz refletir sobre as relações familiares e isso é gratificante.
      Super indico a leitura dos livros da Cecelia.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!