Livros e... O que antecede uma compra literária

Saudações Leitores!
Hoje o post é bem esquisito e curtinho, só quem vai entender bem é quem é um bookaholic [hahahaha, todos nós aqui somos!]. Vou começar fazendo uma pergunta: O que antecede a compra de um [ou mais] livro(s)?
Essa postagem vai ser baseada em minhas próprias ações e nas ações das viciadas em livros com quem convivo [acena para a galera do Clube do Livro Floreios & Borrões].
Quando estou querendo algum livro ou série sempre procuro ver:

1. Sinopses
2. Comentários
3. Resenhas
4. Avaliações e número de avaliadores no skoob
5. Quotes
6. Volume de páginas
7. Editora
8. Pesquisa de preço 

Sinopses: são indispensáveis, porque é uma visão geral daquele livro e dependendo da sinopses descobrimos se ele faz ou não nosso estilo literário.
Comentários: estes são importantes, é sempre bom perguntar o que outras pessoas que leram acharam do livro, geralmente é bom perguntar a pessoas que conhecemos e que tenham os mesmos gostos literários que a gente.
Resenhas: outro ponto importante na escolha do livro, porque é aqui que vamos entrar em contato com a blogosfera e ver as muitas opiniões de leitores, algumas exaltando e outras criticando o livro, resenhas sinceras e umas nem tão sinceras assim, mas confesso que as Resenhas tem um peso muito grande em minhas escolhas literárias. Gosto de dar corda e de segurar meus freios, do tipo criar e cortar as expectativas...
Avaliações: esse é um quesito que gosto de observar, pela minha experiência é muito difícil eu gostar de um livro com avaliação inferior a 3 no skoob, então procuro ver as avaliações e o número de avaliadores, porque quanto maior o número mais correta as avaliações tendem a ser, mas se o número é pouco às vezes é complicado acreditar.
Quotes: gosto de ler quotes de livros e é também uma experiência com as palavras do escritor, acho que os quotes tem o poder de despertar o interesse - ou não...
Volume de Páginas, Editora e Pesquisa de Preço: para mim, tudo isso anda junto: quanto mais páginas o livro tende a ser mais caro [não é sempre, mas numa boa parte das vezes], o preço também está muito atrelado a Editora que o publicou. É uma relação que não é regra geral, mas que acontece com uma frequência até boa... Então, antes da compra sempre avalio se aquele livro, com tantas páginas, de editora tal vale mesmo aquele preço ou se devo esperar uma superpromoção.

Bem, o que eu tinha a escrever era isso, mas ficaria encantada em ler os critérios que vocês utilizam antes de comprar um livro, contem pra mim...

Camila Márcia

10 comentários:

  1. Não sou tão certinha assim quando penso em comprar um livro, haha
    O importante pra mim é a capa(quando me chama atenção, ou não) e a sinopse. Geralmente não olho outras resenhas, mesmo que estas me influenciem na hora da compra.

    Beijos.
    Páginas na Estante - Sorteio!
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alyne!
      Nossa esqueci de falar da capa! Eu procuro não me deixar influenciar pela capa, mas eu fico balançada e com tendências consumistas quando vejo livros com capas bonitas... hihihi
      Obrigada pela visita e comentário!!!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Olá!!!
    Muito semelhante ao que eu faço!!! O único quesito que eu não costumo olhar é o número de páginas, mas o resto sim!
    As avaliações do Skoob - tanto nota como quantidade, levo em conta, a não ser que seja um assunto que me agrade muito ou já seja apaixonada pelo autor!
    Beijos e sucesso ao blog!!!

    Annamaria - arvoredoscontos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Annamaria, obrigada pela visita e comentário!
      Então, acho que quase todo mundo deve ter algum critério na escolha de um livro, embora não seja os citados por mim, mas sempre há muitas coisas a serem levadas em consideração.
      O Assunto realmente é muito importante!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Oi,Mila!
    Que bacana esse post! De todos os pontos colocados só não tenho o costume de acompanhar as avaliações no Skoob. Sei lá, acho essa coisa de dar nota muito relativa. Bem, tem muita gente por lá que diz na resenha que amou o livro e coisa e tal e que no fim dá duas ou três estrelas para o livro. Como assim? É meio incoerente. Fora que não sei por qual motivo as pessoas tendem a soltar spoilers gigantescos do livro só porque estão no Skoob.
    Fora isso eu sigo os mesmos critérios que você.

    Bjs!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br/2014/04/resenha-o-chamado-do-cuco-robert.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tem isso Zilda, E também tem gente que dá cinco estrelas num livro que ainda nem leu e ainda nem foi lançado... por isso sempre relevo esse critério também, até porque quando quero realmente ler um livro mesmo que a avaliação seja 2 eu leio e pronto... hihihi
      Mas o fato é que, pretendi com essa postagem mostrar que antes de comprar um livro eu sigo alguns critérios - não necessariamente todos eles sempre - mas que eu gosto de pesquisar sobre o livro o qual vou investir, hihihi, e percebo que há várias pessoas que fazem o mesmo... acho que deve ser mania de viciado em livro... antes de me tornar viciada em livro eu não comprava e quando comprava era raramente quando entrava numa livraria ou passava numa banca e via uma capa que chamava atenção.
      Obrigada pela visitinha e comentário.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Adorei o post! Meus critérios antes da compra são os mesmos que o seu, mas procuro comprar somente prioridades. Se me deixar solta, compro um livro que eu conheci hoje e os que eu já queria a mais tempo vão ficando de lado, entende? Por isso criei a lista de prioridades, pra quando eu tiver dinheiro ou encontrar alguma promoção investir diretamente neles!

    Beijos.
    http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu,
      Já tentei seguir minha lista de prioridade - sim, também tenho, tipo são livros de continuação de séries e outros - mas, não consigo... às vezes um livro não prioritário e que também quero está na promoção e eu não resisto... Mas te juro, tento seguir as prioridades... hihiihihi... mas te entendo.
      O leal é ter critérios para não sair por aí gastando em livros que não conhece e que possivelmente irá se arrepender.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  5. Normalmente só olho a sinopse mesmo. Se me interessar, ótimo! Se eu ficar em dúvida, aí vou atrás de mais informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Olhar a sinopse é ótimo, é um critério, né?
      Obrigada pela visita e comentário.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!