Filme: Uma Carta de Amor

Saudações Leitores!
Olha quem apareceu aqui no DLL: Filmes x Livros \õ/ 
Sei que faz bastante tempo que não posto nada nesse espaço, mas é que realmente não tenho assistido a muitos filmes, mas consegui assistir a um filme que é baseado num livro, o filme não é lançamento e nem o livro, mas eu nunca tinha assistido e o livro só consegui ler recentemente então achei que fosse uma ótima oportunidade para 'ressuscitar' a coluna, espero que gostem da minha opinião e comentem aí o que acharam: se concordam ou discordam, se já assistiram ao filme ou não...

 


Título Original: Message in a Bottle
Ano: 1999
Direção: Luis Mandoki 
Duração: 132 min.
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Uma jornalista encontra em uma praia uma garrafa contendo uma apaixonada carta de amor. Ela então resolve usar todos os meios disponíveis para descobrir quem foi o autor desta misteriosa carta. Com Kevin Costner, Robin Wright e Paul Newman. (Fonte: Filmow)




MINHA OPINIÃO
Esse livro não é nenhum lançamento e o livro que o baseou também não é, na realidade o livro Uma Carta de Amor (resenha) foi lançando no mesmo ano em que o filme e recentemente o livro foi relançado porque todas as edições dele tinham esgotado. Foi através deste relançamento que consegui ler e assim que terminei a leitura e resolvi embarcar na adaptação cinematográfica (que ainda não tinha assistido).
Não posso negar que o filme tem muitas discrepâncias do livro, mas de um modo geral é até fiel.  Contudo, me decepcionei com a escolha dos atores escolhidos para viver os personagens, não imaginava os personagem como ele, pois até as características físicas foram mudadas, mas fazer o quê? Seria injusto eu dizer que os atores não fizeram um bom trabalho, porque eles realmente foram magníficos...
Além disso, também achei o filme um pouco monótono - ele é lindo e tem uma mensagem linda -, mas acontece de forma muito lenda e com poucos fatos e isso não é o que se espera de um filme. O livro também acontece de forma lenta, mas, sem dúvida, tem um ritmo mais acelerado porque no livro acontecem muito mais coisas do que no filme.
Sobre o cenário, bem, esse foi outra grande frustração para mim, porque quando eu li o romance o imaginei na minha cabeça completamente diferente e no filme o cenário não foi romântico e nem chegou aos pés da magnitude que imaginei, inclusive o próprio barco não foi como imaginei. Ora, não estou dizendo que o cenário seja feio e o barco insignificante, não, só apenas não foi como imaginei... acho que fui com sede demais ao pote.
Outro ponto muito chato no filme foi que senti muita falta de algumas partes do livro que eram verdadeiramente românticas e que, infelizmente, foram cortadas e não apareceram no filme, acredito que no livro as ideias, os fatos e a própria estrutura são melhor exploradas do que no filme.
Filme ou livro? Para mim, o livro foi bem melhor do que o filme e mesmo não tendo sido o melhor livro do Nicholas que li, foi encantador e já o filme não. Ou eu perdi a sensibilidade ou não sei, apenas não consegui me emocionar. E entre os dois eu prefiro o livro, sem dúvida! Não obstante, acho que quem leu vai ficar curioso e vai querer dar uma conferida no filme, então, está valendo.

Camila Márcia

Vocês também podem conferir o trailer do filme, caso ainda não o conheçam:

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!