Resenha: “A Máquina de Contar Histórias” de Maurício Gomyde

Saudações Leitores!
Tem livros  bons que lemos no tempo errado e há livros, bem como há livros bons que lemos no tempo certo e isso foi o que aconteceu com A Máquina de Contar Histórias*, é um excelente livro que li no tempo mais que certo e isso me tocou profundamente, sou fã do Maurício Gomyde e é um prazer tê-lo como parceiro do DLL, e abaixo segue minha opinião sobre seu mais novo lançamento!


A Máquina de Contar Histórias, Maurício Gomyde, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2014, 192 pág.

A Máquina de Contar Histórias foi escrito pelo brasileiro Maurício Gomyde, autor de O Mundo de Vidro, Ainda não te Disse Nada, O Rosto que Precede o Sonho e Dias Melhores para Sempre, que se popularizou através das redes sociais e com suas publicações independentes. A Máquina de Contar Histórias é o primeiro livro publicado por intermédio de uma editora reconhecida.
Esse livro conta a história de Vinícius Becker um famoso e elogiado escritor e best-seller brasileiro que tem fama e sucesso, vive viajando para eventos literários e basicamente tem uma inspiração inabalável, nunca teve um bloqueio de escrita o que o torna um verdadeiro campeão de vendas com vários livros publicados.
Não obstante, tanta fama, reconhecimento e sucesso, Vinícius negligenciou uma parte muito importante de sua vida: sua família. Sua mulher Viviana e suas duas filhas Valentina e a pequena Vida são deixadas de lado, há todo um conflito, porque Vinícius tem motivos de ter se distanciado da família. Quando descobre que Viviana – o amor de sua vida – está doente e existem pouquíssimas chances de cura Vinícios se entrega ao mundo da produção literária como uma forma de escapismo.

"Escrever se tornara um refúgio para a alma, o esconderijo para sentimentos que ele aprendera a não externar." (p.34)

O que ele não esperava era que a distância seria algo que prejudicaria toda a sua família; sua filha mais velha, Valentina, praticamente ‘cospe’ em sua cara que o odeia e que nos momentos em que mais precisou ele nunca estava presente. Vinícius tem que lidar com estas verdades e outras que ele desconhecia num momento de muita dor e de sofrimento intenso. Vinícius precisa aprender a amar e ensinar suas filhas a amá-lo novamente.
A Máquina de Contar Histórias é uma história de amor familiar, paternal, filial e um novo recomeço. É preciso muita força para começar a cativar o coração de alguém que não gosta mais de você. Estranhamente podemos nos surpreender com essa história, pois quantas famílias não existem pelo mundo, mas que não vivem como uma família, que deixam o sentimento morrer? É algo a ser pensado e refletido.

"Palavras não conseguiram pedir o perdão verdadeiro. Nada seria resolvido com um belo texto, não mesmo. Esse perdão teria de vir acompanhado de algo maior, muito maior." (p.54)

Além desse tema extremamente comovente, Maurício Gomyde soube descrever a vida de um escritor: caixa de e-mails lotadas, milhares de telefonemas, propostas, projetos, lançamentos e viagens. Tudo com o lado positivo e o lado negativo. O processo de escrita e construção de um livro e personagens são muito abordados em A Máquina de Contar Histórias e o incentivo que alguém dá e recebe para ler e escrever.
Em resumo, trata-se de um livro belíssimo e com uma história comovente. O livro é breve e, portanto, em pouco tempo dá para lê-lo, ademais, a escrita de Maurício Gomyde é bastante cativante então o virar de páginas é bem constante durante a leitura. Outro detalhe – não menos importante – que não posso deixar de observar é a respeito da capa e diagramação impecáveis. Gostei de tudo!!!

*Este livro foi cortesia da Editora Novo Conceito, para saber mais clique Aqui.

2 comentários:

  1. Oi Mila.
    Já li esse livro, e o Maurício é sempre uma caixinha de surpresa.
    Amei as partes reveladoras sobre criação e escrita, sempre fui curiosa quanto a isso, e queria mais.
    A diagramação está belíssima,adorei.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty!
      Realmente o Maurício me surpreendeu com esse livro, é uma história linda e profunda... Fiquei encantada. Estou encantada. Também gostei muito das partes em que ele explica a produção literária e o afeto dos leitores para com os escritores... esse tipo de coisa é o máximo para mim. <3

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!