Resenha: "Encontrada - da série Perdida" de Carina Rissi

Saudações Leitores!
Quando li Perdida eu achei a história encantadora e quando soube da 'continuação' eu fiquei de queixo caído porque Perdida teve um final, digamos... conclusivo, e me apavorei com medo da Carina Rissi estragar a história... Bem, abaixo segue a minha humilde opinião sobre a continuação: Encontrada*:
Encontrada, Carina Rissi, Campinas, SP: Verus, 2014, 476 pág.

Encontrada escrito pela brasileira Carina Rissi é a continuação de Perdida, e segue a mesma linha água-com-açúcar do primeiro livro.
Pra ser sincera, Perdida foi um livro maravilhoso, os personagens cativantes – um pouco doidos, mas cativantes – uma história não tão original, mas engraçada, leve e divertida e... teve um final maravilhoso que, com certeza, agradou a todos os leitores apaixonados e, definitivamente, dispensava um segundo volume.
Em Encontrada voltamos a nos encontrar com os personagens que cativaram nosso coração no primeiro livro e com novos personagens. Não obstante, o livro TODO gira em torno dos preparativos do casamento de Sofia e Ian Clarke e quando lá pela metade do livro eles – enfim – se casam aparece a tia de Ian e Elisa: Cassandra que simplesmente é a antagonista desse livro e uma pedra no sapato dos recém-casados.
Sofia continua sendo Sofia: ou seja, desastrada, feminista, atrapalhada, lutadora e completamente destoante do século XIX. O lindo e maravilhoso Ian Clarke passa por bons bocados nas mãos de Sofia: como fazer com que a mulher não seja tão rebelde, mas não perca sua personalidade? Na verdade, esperava que a Sofia continuasse sendo ela mesma, só que mais sensata, entretanto, ela se comporta ainda pior do que no primeiro livro e age como uma adolescente: teimosa, emburrada, incompreensiva.
Preciso desabafar sobre Encontrada, não é que o livro seja ruim, mas é tão desnecessário! Perdida tinha um final tão fofo e confortável que – como disse anteriormente – dispensava qualquer continuação, pois ficou subentendido o que realmente aconteceu nessa continuação, ou seja, não era necessário contar aquilo que já tinha ficado óbvio no final de Perdida, então eu estava esperando uma outra situação e não o que realmente foi o livro.
Sou da opinião que, quando você escreve um livro que é para ser único – caso que, acredito, se adequa a Perdida – não se deve tentar dar uma continuidade, pois ela geralmente fica sem noção. É diferente o desenrolar dos fatos quando você escreve um livro já destinado a ser uma trilogia ou série, pois há toda uma programação dos eventos que irão acontecer no início, durante e no fim da trilogia/série.
Não sou contra continuações quando são realmente necessárias ou quando o final de um livro dá abertura para uma continuação, caso contrário a história perde o rumo e os livros a qualidade.
Apesar disso, Encontrada tem um ponto positivo: é escrito pela Carina Rissi que cativa o leitor com sua narrativa fácil e com áureas de contos de fadas, portanto, a leitura flui rapidamente, mas o enredo é fraco, entretanto, aplaudo o fim desse livro, pois foi excelente, inusitado, emocionante e criativo, atrevo-me a dizer que foi bem melhor do que o final de Perdida. O fato é que tudo se encaixou.
No final de minha leitura ficou apenas aquela sensação de ter lido algo desnecessário e que qualquer leitor deduziu que aconteceria. Continuo afirmando que Encontrada é um livro desnecessário por isso ler a seguinte frase na capa do livro: “um livro da série Perdida” me deixou preocupada: não estou acreditando que há uma possibilidade remota de ter outros livros. Se tiver, creio que eu fique por aqui, não darei continuidade.


*Esse livro foi cortesia da Editora Verus, para saber mais sobre ele clique AQUI.

8 comentários:

  1. Oi Mila,

    Sou lok p ler o livro perdida!
    Fiquei surpresa com sua opinião sobre a continuação, achei que desde sempre seriam dois livros!
    Vou ler tb p saber mais sobre a história!

    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá blog Literatura Vip!
      Leia PERDIDA!!!! É um ótimo livro.
      Não gostei muito de Encontrada, se desde sempre seriam dois livros? Nunca pensei assim, acho que se fosse a Carina tinha elaborado melhor a história e modificado o final de Perdida para não ter sido tão conclusivo. Achei que a continuação deixou muito aquém... a qualidade baixou, a história se perdeu e girou em torno do preparativo do casamento e o casamento em si creio que não tenha durado nem duas páginas!!!! Foi decepcionante, mas como disse na resenha teve um final tãoooooo brilhante e que se conectou tão fabulosamente com a história de Perdida e de Encontrada que aplaudo a Carina... esse fim salvou o livro e me faz até indicá-lo.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Olá Mila! Eu li Perdida e gostei muito, sou mega apaixonada pelo Ian e Sofia. Mas admito que fiquei muito surpresa quando soube da continuação, pois como você achei que Perdida havia terminado da maneira mais linda e perfeita possível! Ainda não li Encontrada, mas pretendo, apesar de que agora minha expectativas estão mais baixas :(
    É ruim mesmo quando o autor decide dar continuidade a um livro que não tinha planejado, com certeza aparecerão furos e situações inverossímeis, é um apena mesmo que a trama de Encontrada seja mais do mesmo, mas acredito que se a Carina manteve a qualidade de sua escrita já é um ponto a mais para o livro. E se o final é tão arrebatador talvez compense o resto! Vou ler e espero gostar, apesar dos pesares!
    Beijão!
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora eu também sou do team que shippa o casal Sofiam e por conta disso eu resolvi ler a continuação, mesmo não vendo necessidade dela - sou franca em relação a isso -, daí a leitura correu tudo de forma tão maçante, me senti um pouco ludibriada pela Carina, como se e ela estivesse duvidando que seus leitores não deduziriam o final de Perdida e o que acontece em Encontrada [pelo menos os fatos importantes], e achei que ela passou tempo demais nos preparativos do casamento, quando o casamento aconteceu nem teve aquele brilho [como o casamento da Bella e do Edward] e, depois mudou o foco para um assunto mais interessante, mas aí ele estava mais da metade do livro e queria terminar a história e.... PAM terminou.... de forma muito boa, confesso, mas.... sempre me pergunto se um bom fim salva realmente a narrativa enrolação - enche páginas, dá volume - em poucos casos acho que compensa, mas em Encontrada eu já acho que seja vantajoso a leitura só porque o final é bom, 1 o final é bom, 2 Carina Rissi escreve de forma a envolver e cativar o leitor, 3 Sofiam seguem firme e fortes cheios de atrapalhadas, para quê melhor?

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Oi Mila,
    Aff desestimulei a leitura. Não gosto quando um autor escreve continuação desnecessária... assim como nós, leitores, temos que desapegar dos nossos personagens favoritos, os autores tem que entender quando uma história tem um fim e nada de ficar colocando continuações e mais continuações desnecessárias... que acabam baixando a qualidade dos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adélia,

      Eu realmente fiquei decepcionada, não queria ter me decepcionado assim porque gostei tanto de Perdida, mas eu fui bastante honesta na resenha...
      Ah... e parece que vai ter mais uma continuação: Perdida 3! Tô pasma, para quê um final mais finalmente do que o dos dois livros? Tem ainda o que inventar para colocar num terceiro livro? Vi aparecer mais o quê???? Ai meu Deus!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Concordo, tem livros que não precisam de continuação, porque corre o risco de acabar com a historia. É triste saber que isso aconteceu com "Perdida", porque é um livro tão fofo, dei tanta risada com ele e estava imaginando que a continuação seria no mesmo nivel ):
    Mas de qualquer maneira, vale a leitura né?! =)

    Bjs Ca :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,

      Com certeza valeu a pena ler, a Carina escreva de uma forma deliciosa, e indico por conta disso... Mas achei desnecessário e o pior é que parece-me que vem um terceiro livro... Já me assustei.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!