Resenha: “Um Sorriso ou Dois” de Frederico Elboni

Saudações Leitores!
Quando minha amiga Mari me deu Um Sorriso ou Dois o que mais me chamou atenção foi o título, sim, sou encantada por sorrisos e tal como o autor do livro, acho que sorrisos são capazes de curar muitas feridas e preocupações. Não pensei duas vezes e me joguei na leitura e agora vocês podem conferir o que achei do conteúdo do livro:

 Um Sorriso ou Dois, Frederico Elboni, São Paulo: Benvirá, 2014, 216 pág.

Um Sorriso ou Dois do brasileiro Frederico Elboni, nascido em São Paulo, é um livro de crônicas e contos relacionadas a como entender melhor ambos os sexos. Elboni é dono do famoso blog Entenda os Homens e também foi autor-roteirista do programa Amor & Sexo da Rede Globo.
Já tinha visto na internet muitos blogueiros falarem sobre Um Sorriso ou Dois, mas nunca atentei tanto para esse livro até ganha-lo de presente de uma amiga e começar a lê-lo incansavelmente – porque o livro é viciante.

"Convivemos todos os dias com pessoas desnudas de autoconhecimento. Que vivem carências mascaradas de receios e medos, comodidades travestidas de sentimento, afobações sentimentais dissimuladas de amor. Pessoas que criam tantas verdades absolutas por traumas passados que esquecem da singularidade de cada um. Quando colecionamos desgostos, adquirimos também certos aprendizados, alguns bons, mas outros, destrutivos, que deveriam acabar junto com o relacionamento." (p.23)

Sabe quando você não conhece uma pessoa ou coisa e essa pessoa ou coisa passa despercebida? Era isso o que aconteceria com este livro e graças a minha amiga não aconteceu.
As crônicas e contos são bem curtos e com uma leitura tão agradável que é impossível não ler uma seguida da outra, os temas são bem variados mais tem muito a ver com relacionamentos, sentimentos, amizade, enfim, o cotidiano, os dilemas e dicotomias que por inúmeras vezes nos vemos embargados. Frederico Elboni tem a missão de nos fazer refletir sobre nossos pensamentos, atos e ações. É impossível não se identificar com o que está escrito em Um Sorriso ou Dois.

"O passado me ensinou a transformar meus medos em curiosidade. O passado me ensinou a não confundir amor com comodidade. O passado me ensinou a importância da convicção quando o assunto é sentimento. O passado me ensinou a não testar a profundidade de um rio com os dois pés. O passado me ensinou que o ciúmes é um tempero, mas tempero demais desanda o prato. O passado me ensinou que eu não devo satisfações, mas sim respeito." (p.29)

A linguagem utilizada por Frederico por vezes delicada, reflexiva, conselheira também apresenta uma safadeza poética e crua. Nada para chocar ou apavorar um leitor, mas para envolver.
Eu li bastante rápido as crônicas e contos e indico muito para quem gosta do gênero e de leituras rápidas e reflexivas, é muito bom, destaque especial para os textos “Mude seus hábitos, depois o Mundo” e “Saiba Sofrer”. E se você não conhece o autor e nem o livro [tipo eu] não deixem de dar uma oportunidade para essa leitura. Vocês vão amar.

"Então é assim que a minha felicidade começa: quando o meu sorriso vira consequência do seu." (p.48)
 

2 comentários:

  1. Esse livro é muito booom! Também fiz uma resenha lá no meu blog, se puder conferir, o link é http://www.clicandokarol.com/resenha-um-sorriso-ou-dois/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, mesmo Karol. Vou conferir, sim.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!