Resenha: “A Mais Pura Verdade” de Dan Gemeinhart

Saudações Leitores!
Assim que A Mais Pura Verdade* chegou nas minhas mãos não pensei duas vezes e fui logo devorando, mas como minhas resenhas estão atrasadas, somente agora estou conseguindo postar. É uma leitura tão rápida, que se você tiver tempo/folga dá para ler as 224 páginas de um fôlego só. Espero que gostem da resenha abaixo:

A Mais Pura Verdade, Dan Gemeinhart, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2015, 224 pág.
Traduzido por Leonardo Gomes Castilhone

The honest truth no Brasil A Mais Pura Verdade, é o primeiro livro de Dan Gemeinhart e traz uma história sensível e envolvente sobre uma criança chamada Mark e seu cachorro Beau, mas essa história vai além desses personagens.
Mark é uma criança que voltou a ter câncer e que está saturado dos tratamentos e da pena das pessoas, acaba decidindo que quer morrer longe de tudo isso, que quer se aventurar e subir o Monte Rainier. Mark bola um plano!
Ele foge de casa com seu cachorro Beau, uma máquina fotográfica, um caderno e algum dinheiro e parte para a jornada que escolheu: sozinho. Mas antes, Mark deixa um aviso para sua BFF, Jessie, mas pede que a amiga não avise a ninguém sobre seus planos e isso inclui seus pais!

"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado." (p.27)

Jessie se vê num verdadeiro dilema entre ser fiel ao amigo ou contar a verdade para a família dele e para os policiais. Todos estão angustiados com o sumiço de Mark e preocupados com sua saúde.
Enquanto isso ele começa essa jornada e, lamentavelmente, tem a má sorte de ter escolhido os piores dias para fugir, pois uma tempestade – a pior de todos os tempos – está começando e isso irá prejudicar consideravelmente não só a viagem, mas a saúde de Mark.

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente." (p.204)

Essa aventura de Mark é mais do que uma aventura, porque é nesse percurso que o leitor se depara com os pensamentos de Mark, o que ele sente, seus medos e vê o grau de amizade que ele dedica a Beau e a Jessie. É uma narrativa sensível e à medida que sabemos o que se passa com Mark, através dos capítulos dele, sabemos o que acontece com Jessie e as pessoas que Mark deixou para trás nos capítulos de Jessie.
O livro tem uma diagramação bonita e me comoveu bastante, consegui perceber a delicadeza e sensibilidade da história, mas eu meio que já estou saturada de histórias com personagens crianças com câncer. Acho que esse tipo de personagem já está meio clichê e apesar de livros assim sempre me emocionarem, já não costumam me emocionar como antes...

"De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade." (p.146)

Definitivamente A Mais Pura Verdade tem um espaço reservado no meu coração e na minha estante, pretendo reler várias vezes, tem uma série de ensinamentos que são a mais pura verdade e só em ter isso a leitura já faz valer a pena!
 

*Esse livro foi cortesia da Editora Novo Conceito para saber mais sobre o mesmo, clique AQUI.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!