Resenha: “Pra Voar Mais Alto” de Flávia Côrtes

Saudações Leitores!
Quando li a sinopse de Pra Voar Mais Alto* fiquei fascinada e não pestanejei e solicitei para a Editora Biruta, assim que o livro chegou eu fui folhear, mas acabei lendo completamente todas as suas páginas. Incrível! Vem conferir o que achei...


Pra Voar Mais Alto, Flávia Côrtes, São Paulo: Biruta, 2011, 135 pág.
Ilustrações de Camila Matos

Pra Voar Mais Alto foi escrito pela brasileira Flávia Côrtes e ilustrado pela Camila Matos. Pra Voar Mais Alto foi selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para fazer parte do Catálogo da Feira do Livro de Bolonha (Itália).
A narrativa é uma delícia, em uma prosa poética, delicada que enche os olhos e o coração ao ler tamanha delicadeza, não obstante, a delicadeza não esconde a seriedade do assunto abordado na obra.
Flávia Côrtes vem nos contar a história que Quequé (um apelido que tem um significado bem interessante na história) que ainda sente a perda do pai e sofre calado, esconde no bauzinho sua tristeza, quem sabe assim ela não diminui.

"Sempre quis entender por que às vezes dá saudade, lá dentro do peito, de uma coisa que a gente nem sabe o que é. De alguém que não existiu, de uma coisa que não aconteceu." (p.9)

Mas tudo começa a se complicar com a chegada de Rui, o novo namorado de sua mãe, para Quequé, tudo ia muito bem antes de Rui chegar e invadir sua casa, a geladeira, o controle da TV e querer casar com sua mãe.
Quequé está machucado pensando que Rui quer tomar o lugar de seu pai, ou que sua mãe esquecerá seu pai, não percebe e não quer perceber o quanto Rui é um cara legal e que ama sua mãe.
Durante a narrativa nos deparamos com essa gama de medos, sentimentos e incertezas de um coração que ainda não aprendeu a lidar com a perda e a saudade, mas vemos o amadurecimento e o quanto a família e o diálogo são essenciais para cicatrizar algumas feridas.

"Senti um nó na garganta, uma saudade tão grande que se fosse bolha de sabão eu entrava nela e saia flutuando dali." (p.77)

Sem dúvida Pra Voar Mais Alto foi escrito para encantar crianças, mas qualquer adolescente e adulto com sensibilidade poderá se identificar e caso não haja identificação poderá apreciar a boa história e a excelência de narrativa de Flávia Côrtes.
Sabe aqueles livros que a gente lê e quer compartilhar a história com várias outras pessoas? Pra Voar Mais Alto se tornou esse livro para mim, adoro histórias intensas contadas através de uma prosa cheia de poesia e delicadeza.                                                                                      
Para vocês terem ideia, quando o livro chegou eu ia apenas folhear, mas não resisti e acabei lendo de um fôlego só, porque a história é curtinha e muito deliciosa, como já salientei.
Para finalizar quero dizer que tanto a história, quanto as ilustrações enchem nosso coração e nossos olhos e espero que muitas outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer essa belezura de livro. Detalhe especial para as folhas belíssimas e de qualidade, tudo tão perfeito que o livro merece um cantinho especial não só na estante mas no coração do leitor.



*Esse livro foi cortesia da Editora Biruta, para saber mais sobre o mesmo clique AQUI.

5 comentários:

  1. Lendo a premissa do livro já dá para saber como ele é poético ao falar de criança e o seu sentimento.
    Adorei.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,Mila!
    Os livros da Biruta são lindos mesmo! A temática também me parece fascinante. Imagino o quanto ele deva ser bonito. Se eu tivesse a oportunidade de lê-lo também não iria pestanejar..hahaha...até porque nota-se através de suas palavras que ele não é apenas um livro com ilustrações.Adoro esse tipo de livro e sempre que possível vou incluindo mais dicas de livros do gênero.
    Por enquanto deixo anotado aqui mais uma preciosa recomendação.

    Bj grande!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bom um livro abordar esse tipo de perca, ás vezes é dificil para uma criança entender. Deve ser um livro lindo!


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Difícil encontrar livros infantis com esse tema.
    Obrigada pela dica!
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho, Mila. Bom demais saber que o meu texto te tocou tanto. Amei o seu blog e divulguei no meu Facebook. Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!