Resenha: "Prometo Falhar" de Pedro Chagas Freitas

Saudações Leitores!
Desde que vi a propaganda de Prometo Falhar* eu desejei esse livro. Ok, a capa é linda. Ok a sinopse é sedutora. Ok, Ok... parecia ser a leitura perfeita... e Foi... Venham conferir minha opinião de leitora...



Prometo Falhar, Pedro Chagas Freitas, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2015, 400 pág.

Prometo Falhar foi escrito pelo português Pedro Chagas Freitas e se trata de um livro de crônicas, o autor é best-seller em Portugal e tem arrebatado um grande público no Brasil também.
"tenho o coração à venda enquanto você não o quiser de graça." (p.78)
Em Prometo Falhar temos um livro que surpreende pela quantidade de frases de efeitos e afirmações realistas e sem papas na língua. O livro agrada até mesmo quando desagrada, porque é o rotineiro, o real, o sentimento cru, carnal, sensual, espiritual.
"E se há algo em que o amor é imbatível é na quantidade de balas perdidas que liberta. Às vezes você é atingido e nem percebe. E já não existe amor, só uma dor que vai se alargando no meio do seu peito, uma dor que te consome, que te dilacera, que te abate. Você pensa que é amor e é apenas uma ferida. Há feridas que parecem amor." (p.29)
É possível experimentar a cada crônica um passeio pela vida, pelos sentimentos mais angelicais e obscuros dos seres humanos, é possível entender a alma, perder-se nos pensamentos e pecar. O escritor sabe exatamente como chocar, encantar e seduzir o leitor através das palavras. É capaz de começarmos uma crônica e só percebermos que paramos de respirar no final dela. É algo que tem o potencial de mexer com os sentimentos de todo leitor.
"Todas as declarações de amor são precoces, esta não foi exceção, ele continuou sem falar mas havia o corpo, os gestos, a maneira como se movia à espera de que acontecesse o depois, não é preciso um nome para amar uma pessoa." (p.40)
Há muitas verdades e sentimentos que por vezes não temos coragem de falar e temos até preconceito em pensar, mas o Pedro Chagas joga tudo aquilo na sua cara com o jeito mais sensual e espontâneo que podemos imaginar, de tal forma que até os palavrões (que são vários em várias páginas) se tornam bonitos e sexys.
"A maior filhadaputice do mundo é o fim de uma ilusão" (p.104)
Prometo Falhar é um livro de passeio, o que isso significa? Que é bom ler devagar, paulatinamente, sem pressa, sem compromisso. É bom se surpreender com cada crônica, porque muitas delas é exatamente aquilo que você precisava ler.
"Hoje te amo em palavras grandes, em palavrões: foda-se, que eu te amo tanto, meu amor." (p.242)
Portanto, se tiverem a oportunidade de ler Prometo Falhar não deixem de ler, pois é uma das leituras mais incríveis que você pode fazer na vida. Prometa falhar, mas me prometa não perder a oportunidade de ler esse livro. (rsrsrs, como sou sem graça, né? Mas na hora essa frase pareceu ser genial.)


* Esse livro foi cortesia da Editora Novo Conceito, para saber mais clique AQUI.

6 comentários:

  1. Olá Mila, tudo bom?
    Tenho esse livro na estante mas até o momento não havia chamado minha atenção. Após ler sua resenha, tive vontade de ir buscá-lo na estante e iniciar a leitura, pois só os quotes separados já me agradaram muito. Adoro crônicas que envolvam temas cotidianos, então ^^'


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Polly,

      então, certamente, você irá gostar desse livro, é muito bom. Tem romantismo, safadeza, delicadeza... de tudo um pouco.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Mila, eu darei uma oportunidade mais a frente, pois quando o livro chegou eu comecei a ler mas não consegui terminar, a trama não fluiu com a mesma facilidade que percebi na sua resenha
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Thaila,

      eu acho que a proposta desse livro não é ser lido de um fôlego só... ou seguidamente, a proposta dele está mais para ser lida ocasionalmente... paulatinamente... acho que pode ser muito legal.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Oi, desde que anunciaram o lançamento deste livro eu estou louca para te-lo, ainda mais agora! Amei sua resenha, beijos!

    xoxo - Loh aqui
    www.insonia-e-cafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena,

      leia, sim, ele é ótimo, mas não vá com muita sede ao pote. Crônicas e contos não costumam ser viciantes, precisam ser reflexivos e bem escritos... esse é o caso de Prometo Falhar... é ótimo!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!