Resenha: "O Mistério da Estrela: Stardust" de Neil Gaiman

Saudações Leitores!
Sempre tive muita curiosidade em ler Neil Gaiman, então quando uma amiga me emprestou O Mistério da Estrela aproveitei a oportunidade e me deparei uma história extremamente criativa, fofa, surpreendente e envolvente. Hoje estou aqui para compartilhar minha leitura com vocês, confiram:


O Mistério da Estrela, Neil Gaiman, Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2008, 280 pág.
Traduzido por Waldéa Barcellos
Ilustrado por Janaina Tokitaka

Stardust foi publicado originalmente em 1999 e escrito pelo autor best-seller Neil Gaiman, inclusive em 2007 ganhou uma adaptação cinematográfica pela Paramount Pictures.
O livro inteiro tem uma aura de contos de fadas, o que prova que os contos de fadas não são apenas para crianças, mas para adultos também. 

Em O Mistério da Estrela, somos apresentados para a cidade de Muralha, que é a fronteira entre a Terra Encantada, que fica além da Muralha, desse modo acompanhamos o nascimento inusitado de Tristan Thorn e posteriormente vemos o crescimento do rapaz e sua aventura pela Terra Encantada em busca de uma estrela caída que ele pretende dar para a garota mais bonita de Muralha por quem está apaixonado.
"A Terra Encantada, afinal de contas, não é uma terra única, um principado ou um domínio. Mapas da Terra Encantada não são confiáveis, e não se pode contar com eles." (p.75)
Esse livro junta o que é comum e real em nosso mundo e o que é mágico, é uma junção tão fascinante e coerente que a história vai ganhado espaço e se tornando ainda mais criativa. É bem difícil explicar, porque é algo que podemos entender melhor quando entramos em contato com a leitura.
Após encontrar a estrela caída, que se chama Yvaine, Tristan tenta retornar para a Muralha, mas por incrível que pareça, achar a estrela foi fácil, difícil é fazer o retorno para a Muralha, muita coisa vai acontecer e muitas outras histórias irão se destrinchar.
"Não é difícil possuir uma coisa. Ou tudo. Você só precisa saber que ela é sua e depois estar disposto a se desapegar dela." (p.152)
É incrível que eu nunca tinha lido nada do Neil Gaiman, mas achei tão fascinante que foi como se eu já o tivesse lido milhares de vezes, sem dúvida Gaiman tem muita referencia literária de outros autores que já li, inclusive achei bem parecido com a forma de narrar da Cornelia Funke e isso me envolveu ainda mais.
"_ Bem, você quer voltar, não quer? Lá para cima, para o céu. Para brilhar de novo à noite. Nós podemos tentar resolver isso.
Ela olhou para ele e fez que não
 _ Isso não acontece _ explicou_ As estrelas caem. Elas não voltam para seu lugar.
_ Você poderia ser a primeira_ disse ele._ Só precisa acreditar. Se não, nunca vai acontecer mesmo." (p.194)

Simplesmente amei o livro, porque tem esse estilo de contos de fadas maduro e isso é tão fascinante porque eu sempre gostei de contos de fadas. Espero ter oportunidade de ler outros livros do Neil Gaiman, sem dúvida, ele é digno de todos os elogios que tem ganhado.

2 comentários:

  1. Também nunca li nada do Neil Gaiman e só vejo elogios. Achei a premissa desse livro bem interessante, amo contos de fadas e Cornélia Funke, então acho que ficarei completamente fascinada!
    Gislaine| Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Gislaine

      meu primeiro livro do autor foi absolutamente incrível, gostei muito dessa experiência e já me vejo lendo outros.

      Sou louca pela Cornélia Funke também.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!