Resenha: "Dois Irmãos" de Fábio Moon e Gabriel Bá (baseado na obra de Milton Hatoum)

Saudações Leitores!
Estou, particularmente, vivendo uma febre por HQs, simplesmente encantada e, portanto, não deixei passar a oportunidade de conhecer Dois Irmãos* em graphic novel e realmente estou ainda mais apaixonada.


Dois Irmãos, Fábio Moon e Gabriel Bá (baseado na obra de Milton Hatoum), São Paulo: Companhia das Letras (Quadrinhos na Cia), 2015, 232 pág.

Dois Irmãos em HQ é uma adaptação do romance de Milton Hatoum, um dos escritores contemporâneos de grande sucesso nacional. A HQ foi produzida pelos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, que são ganhadores de vários prêmios artísticos.
Quando fazia Faculdade de Letras um dos professores me indicou a leitura de "Dois Irmãos" e me falou muito bem da obra, mas ainda não tive contato com a obra original, no entanto, quando foi lançado a HQ Dois Irmãos fiquei bastante curiosa e achei a oportunidade propícia para me apoderar dessa dupla experiência: ler uma HQ e conhecer a essência da obra de Hatoum.
Dois Irmãos aborda um drama familiar de rivalidade entre os irmãos gêmeos: Yaqub e Omar, que são filhos de um casal (Zara e Salim) de imigrantes libaneses e se passa em Manaus. Os quadrinhos repassam bem o carinho excessivo e a cobertura de mimos da mãe, Zara, pelo gêmeo mais novo Omar e a distância que o pai, Salim, mantinha dos filhos, de forma a ter um ciúme deles com a mulher.
Na HQ também somos apresentados de forma minuciosa e detalhista aos mistérios que estão girando em volta da família, da casa, dos filhos, de onde surgiu a rivalidade, os medos, os anseios e muitas pressuposições. Além disso, como a história se passa em torno de várias décadas ficamos a par da ascensão e declínio da própria família, de como o amor e o ódio, a verdade e as mentiras são fatores determinantes da vida dos personagens - acredito que de qualquer pessoa.
Sem dúvida alguma, a HD Dois Irmãos merece ser considerada a melhor Graphic Novel produzida no Brasil, cheia de detalhes, rica em sensações e acredito que faz jus a obra original, servindo com um complemento rico do que Hatoum escreveu. 

O trabalho de criação é tão magnânimo que contou com a colaboração de Hatoum através de detalhes e dicas quando Fábio Moon e Gabriel Bá necessitavam. Ao todo foram quatro anos para a obra ficar pronta e poder chegar a nossas mãos. Um trabalho rico dessas quadrinistas brasileiros.


*Esse livro foi cortesia da Companhia das Letras, para maiores informações acesse: AQUI.

2 comentários:

  1. Nossa, 4 anos pra ficar pronta, sabe que nunca parei pra pensar sobre o trabalho que se tem nesse tipo de produção!
    Não conhecia a história de origem, mas fiquei interessada, e passada pelo fato do pai sentir ciúmes da mãe com os gêmeos.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Paty,

      Achei uma produção maravilhosa e acho que não pecou em nada... Além da versão em prosa, temos agora a HQ e em breve (na realidade não sei a data específica só que já foi gravada) teremos uma minissérie estrelada pelo Cauã Reymond na Globo.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!