Resenha: “Persépolis” de Marjane Satrapi

Saudações Leitores!
Se vocês gostam de Hqs eu só acho que precisam conferir essa resenha lindona que fiz de Persépolis* pois espero poder convencê-los a ler o exemplar.


Persépolis, Marjane Satrapi, São Paulo: Companhia das Letras (Quadrinhos na Cia), 2007, 352 pág.
Traduzido por Paulo Werneck

Persépolis inicialmente foi publicado em 4 volumes entre os anos 2000 a 2003, mas a versão que li é a coletânea da obra completa. Foi escrito por Marjane Satrapi e trata-se de uma HQ autobiográfica que passeia entre os anos de infância e maturidade da ‘personagem’.
Marji é uma iraniana que nasceu em uma família com a mente aberta, no entanto em seu país viviam em um ambiente opressor e conservador ao extremo, dessa maneira acompanhamos não só uma autobiografia simples, mas rica em contexto histórico, cultural e cheio de reflexões sobre os sentimentos, ideologias, religião e nacionalismo.


Marjane, desde os 10 anos até a sua maturidade, vai passar por muita coisa, e os diálogos e discussões com sua família, bem com as normas sociais estão em toda a parte (tal como a obrigação de usar véu e casar virgem). Quando as coisas começam a ficar realmente difíceis no Irã, Marjane é mandada para a Áustria aos 14 anos onde terá que aprender a viver sozinha, longe de casa, aprender por si mesma o que é certo e errado e a lidar com seus sentimentos e relacionamentos.
Marjane viu muita coisa (morte e destruição no Irã) e mesmo sabendo que na Áustria está segura ela não consegue se sentir em casa e sente-se culpada de ter fugido do Irã, de negar sua nacionalidade.


Sem dúvida Persépolis é uma leitura riquíssima e tem uma carga emocional e patriótica muito grande, acredito que é uma leitura que além de aspectos históricos – como já mencionei – entramos dentro de um ‘mundo’ e uma cultura diferente da nossa mas que é abordada de uma forma bem esclarecedora.

*Esse livro foi cortesia da Companhia das Letras, para saber mais informações clique AQUI.

2 comentários:

Muito obrigada pelo Comentário!!!!