Resenha: "Calafrio: Os Lobos de Mercy Falls, vol.1" de Maggie Stiefvater

Saudações Leitores!
Já faz algum tempo que tenho o meu exemplar de Calafrio e não entendo porque demorei tanto tempo para ler, já que sempre soube ser este o meu tipo de livro preferido.  Estou me sentindo boba por ter demorado para ler e que agora eu estou absurdamente apaixonada pela história, pelo lugar onde se passa a história e, sobretudo, pelos personagens!


Calafrio, Maggie Stiefvater, Rio de Janeiro: Agir, 2015, 400 pág.
Traduzido por: Celina Portocarrero

Shiver ou Calafrio publicado originalmente em 2009 foi escrito por Maggie Stiefvater e se trata do primeiro livro da trilogia de Os Lobos de Mercy Falls, seguido pelos livros: Espera (Linger) e Sempre (Forever) além de um extra intitulado: Perdido (Sinner). Stiefvater é uma autora best-seller de ficção para Jovem Adulto, popularmente conhecidos como YA, e já publicou vários livros que foram traduzidos para vários idiomas.



Calafrio conta uma história de fantasia envolvendo lobisomens contada a partir de duas perspectivas, isto é, duas vozes, Grace e Sam - os personagens principais - esse tipo de narrativa em primeira pessoa dá uma visão sobre cada um dos sentimentos dos personagens e, acreditem, neste livro isso é importante! Toda vez que chega o inverno Grace se vê atraída pelos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa, um lobo em particular é o mais querido e que batizou de "seu lobo". Logo acontecem fatos estranhos na cidade de Mercy Falls, onde um dos alunos da escola é mordido e morto por um lobo, começam a caça aos lobos e Grace se vê temerosa pela vida de "seu lobo", nesse meio tempo seu lobo aparece ferido e ensanguentado na forma de homem, Sam, e Grace cuida dele.

"Adormeci com o cheiro do meu lobo. Pontas de pinheiro, chuva fria, perfume de terra, cerdas ásperas em meu rosto. Era quase como se ele estivesse ali." (p.27)


Neste primeiro volume ainda não temos a explicação dos motivos da transformação, mas ficamos a par de que ela acontece quando a temperatura cai muito, quando passa o frio e começam os calafrios, sabemos também que Sam já era apaixonado por Grace e mesmo sabendo que é sua última transformação ele decide encarar o amor e viver intensamente com Grace.

"O cheiro de verão da pele dela, a cadência de sua voz, ainda não de todo esquecida, a sensação de seus dedos em meus pelos. Cada parte do meu corpo cantava com a recordação de sua proximidade." (p.28)

A ação de Calafrio gira toda em relação ao garoto mordido pelo lobo e que se encontra desnorteado nessa nova vida de transformação e de forma perigosa busca "a cura"  isso pode por em risco a vida de Grace e Sam jamais irá permitir que algo ruim aconteça a amada. Além do mais há um mistério em relação a transformação de novos lobos e seus motivos, pois existem vários lobisomens.


Sobre Grace e Sam eles são o casal mais fofo que já conheci esse ano (dos livros que li em 2016) e apesar de suas diferenças e conflitos pessoais e emocionais, ambos se encaixam tão perfeitamente que é impossível não morrer de amores e shippar com todas as forças. Já tenho que desabafar que mesmo tendo gostado um pouco dos pais de Grace, não consigo compreender o motivo deles serem tão negligentes perante a criação e participação na vida da filha, juro que tive a impressão de que se ela fugisse de casa eles só iriam perceber o fato dois anos depois... Fiquei com pena de Grace porque ela realmente quer ser alguém especial para os pais, mas ela não consegue, de tal forma que ela desistiu. Que triste! (Grace eu te amo, você tem amigos, não está sozinha!)

"O sonho me sussurrou que eu estava ignorando os sinais. Os sinais que mostravam que eu estava trazendo a violência do meu mundo para o de Grace. Lobos na sua escola, na casa de sua amiga e, agora, na dela. Lobos que escondiam corações humanos em seus corpos." (p.185)

Sem sombra de dúvida esse foi o segundo livro de fantasia que li este ano que me cativou completa e inteiramente (primeiro livro foi A Filha da Floresta) a ponto de que eu fiquei meio órfã quando terminei de ler e já estou ansiosa para ler a continuação Espera. A narrativa tão encantadora e confortável, a atmosfera bucólica, fria, sensual criada por Maggie Stiefvater me prenderam totalmente, quase consegui me imaginar nos locais descritos, quase consegui senti o frio e tocar a neve, quase me tornei personagem do livro. Posso dizer que durante todas as páginas me tornei, sim, uma moradora de Mercy Falls.


Quem gosta de livros de fantasia com sobrenatural e lobisomens, provavelmente já devem conhecer essa série, mas caso não conheçam, não percam mais nenhum minuto de seu tempo e corram para comprar e ler, vale muito a pena, e você não vai soltar mais seu exemplar, além de ficar falando dele para todos!

"Era isso que Sam era: transitório. Uma folha de verão agarrando-se, o máximo que conseguisse, a um galho congelado." (p.181)

4 comentários:

  1. Oi Mila! Tudo bom?
    ~pausa para reverenciar Maggie Stiefvater e tudo que ela escreve~
    Tenho Calafrio em casa, mas ainda não peguei pra ler porque quero a série toda em mãos para fazê-lo. AMO LOBISOMENS e pensar na Stiefvater escrevendo essa mitologia já fico toda ansiosa.
    Acho incrível a maneira com que a Maggie cria os ships e trabalha os personagens. Saber que teve o ship mais fofo que você leu esse ano me dá uns troços no coração KJANSFOUSABAOUGBSAGAOGBOSABGA
    Excelente resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,

      obrigada pela visita e comentário. Eu ainda não tinha lido nada da Maggie Stiefvater, mas me surpreendi bastante até porque eu não esperava a história que se desenrolou. Adorei e estou ansiosa para ler os demais livros da trilogia e TODOS os livros dela... hahaha, virei fã.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Noossa Mila sou doido para ler essa trilogia dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnnn Carlos.... eu também!
      Tô querendo ler o próximo livro ainda este mês, vou ver se consigo!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!