Resenha: "Amor Verdadeiro" de Jude Deveraux

 Amor Verdadeiro, Jude Deveraux, São Paulo: Editora Planeta / Essência, 2016, 464 pág.
Traduzido por Ebréia de Castro Alves
Compre: Amazon, Saraiva, Submarino

Saudações Leitores!
True Love (2013) na tradução brasileira Amor Verdadeiro é o primeiro livro de Jude Deveraux que leio, embora ela seja uma escritora bastante conhecida e querida por seus leitores, além disso Amor Verdadeiro, como descobri através da internet, é o primeiro livro de uma trilogia Nantucket Brides (Noivas de Nanticket) sucedido por For All Time e Ever After.

Não posso dizer que estava com grandes expectativas a respeito do livro, no entanto, mesmo com pouca expectativa ainda assim me ocorreu uma certa decepção. Para mim, o que sustentou o livro foi um certo mistério que no final a resolução foi uma besteira, e a autora nem deu tanta atenção, assim, o motivo de eu ter persistido na leitura naufragou no desenrolar da história.
Em Amor Verdadeiro (existe título mais clichê que este?) acompanhamos Alix Madsen, uma jovem arquiteta que é citada no testamento de Addy Kingsley para morar uma ano em sua casa na Ilha de Nantucket, na intenção dessa jovem descobrir o que aconteceu com o sumiço de Valentina há séculos atrás. Alix aceita a proposta e não imagina os desafios que irá encontrar, sobretudo porque o herdeiro da casa, Jared Montgomery Kingsley (também arquiteto e bastante famoso) quer dificultar as coisas para a jovem.

O livro começa a desandar - pelo menos para mim - quando Jared tem altos papos com o fantasma de seu avô Caleb, que era apaixonado por a desaparecida Valentina. Depois há esse mistério que Alix tem que descobrir sem ao menos ser parte da família, apenas porque recebeu o salvo conduto de viver um ano na casa dos Kingsley.
Um dos pontos que me incomodou demais foi o fato de a própria família de Alix esconder muitas coisas dela e, após anos, ela nunca desconfiou de todos os segredos dos pais, achei tão sem fundamento. Aí Jared começa a se apaixonar por Alix, ok o relacionamento dos dois é fofo, mas o rapaz começa a esconder coisas dela e de certa forma mentir sobre o fato de conhecer os pais de Alix. Até o final do livro não entendi o motivo de atitude tão imatura.

O relacionamento de Alix e Jared é bem construído, um relacionamento que se desenvolve aos pouco, a partir da admiração do trabalho um do outro e da conjunção de suas aplicações profissionais. Era quase impossível os dois não se apaixonarem já que tinham tanto em comum. Essa parte foi bastante Ok e correspondeu a tudo o que eu já esperava desde o começo do livro.
Mas o desenvolvimento foi terrível, e houve tantos momentos incoerentes, tipo o fato de Jared ter precisado que alguém bancasse seus estudos, sendo que sua família sempre foi herdeira e rica. Aí a garota por quem Jared se apaixona é a única que pode resolver o mistério do desaparecimento de Valentina. O mistério que - como eu disse estava impulsionando minha leitura - se mostrou fraco e sem fundamento, além disso o fantasma Caleb que no começo sempre se mostrou tão legal provou ser tão vingativo que só quer viver seu amor, mesmo que tenha que sacrificar a vida das pessoas. Os demais personagens também não foram bem trabalhados e se tornaram irrelevantes, mesmo tendo alguns com grande potencial.

Enfim, quando terminei de ler Amor Verdadeiro fiquei aliviada, porque apesar da narrativa gostosinha, o enredo foi muito fraco e mal construído, tanto que não consegui me apegar a história e do meio pro fim pulei parágrafos, páginas e o negócio era tão clichê que consegui acompanhar tudo. Em resumo foi um livro bastante chato, para mim, se torna uma opção de leitura apenas para quem não tem outros livros para ler (o que não é o meu caso). Lamento bastante pela leitura ter sido assim, afinal foi meu primeiro contato com Jude Deveraux e  não queria ter tido uma experiência tão desgastante.

6 comentários:

  1. Oi Mila,

    Já tive leituras assim e como é difícil terminar algumas delas, que pena que o livro foi essa novela toda, rsrs, eu não leria não.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      como eu já tinha começado e tinha esse mistério que me deixou curiosa eu segui em frente, mas apenas me decepcionei. Acontece.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Olha Mila, acho que o foco do livro era o romance e não o mistério, pena que o que mais te chamou atenção foi o mistério... é chato quando nos frustramos com uma leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,

      Se eu tivesse focado minha leitura no romance, se eu tivesse gostado dos personagens eu sei que teria amado o livro, mas isso não aconteceu então... foi uma leitura bem cansativa.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. oiee. Vc tem esse livro em pdf? Ele já foi disponibilizado em Ebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natany, não tenho em PDF e quanto ao Ebook eu não sei dizer...

      desculpe.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!