Resenha: "Maldosas - Pretty Little Liars, vol. 1" de Sara Shepard

Maldosas - Pretty Little Liars, vol. 1, Sara Shepard, Rio de Janeiro: Rocco, 2010, 296 pág.
Tradução: Fal Azevedo

Maldosas é o primeiro livro da série Pretty Little Liars composta por 16 livros e escrita pela escritora norte americana Sara Shepard. Essa série além dos 16 livros divididos em 4 Arcos contem ainda mais três livros extras.
"Três pessoas podem guardar um segredo, se duas delas estiverem mortas. (Benjamin Franklin)" (p.5)
Nesse primeiro volume, somos inicialmente apresentados a cinco amigas: Alison, a garota mais popular da escola, Aria, Hanna, Spencer e Emily. Todas tem grandes segredos e apesar de nunca terem sonhado em serem amigas, através de Alison se tornam inseparáveis, mesmo com grandes diferenças.
"Ela era perfeita. Linda, espirituosa, inteligente. Popular. Os meninos queriam beijar Alison e as meninas - mesmo as mais velhas - queriam ser ela. Então, na primeira vez em que Ali riu de uma das brincadeiras de Aria, fez uma pergunta sobre natação para Emily, disse a Hanna que sua camiseta era adorável ou comentou que a caligrafia de Spencer era muito mais bonita que a dela, elas não puderam evitar e ficaram, bem... deslumbradas. Antes de Ali, as garotas se sentiam como as calças jeans de cintura alta e pregas de suas mães - estranhas e notadas pelas razões erradas. Mas, depois, Ali fez com que se sentissem como as roupas esportivas mais perfeitas do mundo, feitas pela Stella McCartney - aquelas que são tão caras que ninguém pode comprar."(p.10)
No entanto, as coisas aparentemente não são flores na amizade, Alison é como um sol e quer todas as outras ao seu redor, mas de forma a serem manipuladas, além disso conhece os segredos de todas. Tudo começa a complicar quando Spencer e Alison brigam numa "noite do pijama", antes de ingressarem na 8ª série, e Alison sai furiosa e... nunca mais volta. Desaparece sem explicação.

No começo toda a cidade de Rosewood se mobiliza em sua busca, mas com o passar dos dias, semanas, meses e anos tudo indica que Alison morreu. Após 3 anos, a vida de Hanna, Aria, Spencer e Emily está bastante diferente, sobretudo porque as quatro não são mais amigas e dificilmente se cumprimentam na escola.
"Era horrível pensar que Ali podia estar morta, mas... se estava, pelo menos seus segredos estariam seguros. E Estavam. Pelo menos, por três anos." (p.24)
Essas quatro garotas estão passando por momento bem diferentes: Hanna tenta manter o peso e luta contra a bulimia além de furtar objetos do shopping com sua amiga Mona, Aria volta do exterior e beija um rapaz num bar que posteriormente descobrirá se tratar de Ezra Fitz, seu professor de inglês, Emily começa uma amizade com Maya a garota nova e Spencer continua, mais do que nunca, com a rivalidade com a irmã, Melissa.

A verdade é que as quatro tem muitos segredos que não podem ser revelados, mas tudo se complica quando passam a receber mensagens assinadas por "A" falando dos segredos delas e ameaçando contá-los. As quatro jovens começam a suspeitar que se trata de Alison, mas não conseguem entender. Até que um corpo aparece.
Esse é o primeiro volume de uma série bem extensa, então só posso afirmar que Maldosas é um livro introdutório, e como as meninas estão separadas vamos acompanhando as histórias separadamente, até que todas se reúnem - nas "cenas" finais do livro -  e descobrem que todas estão recebendo mensagens, e-mail e bilhetes de "A" e é agora que a história provavelmente vai começar, ou seja, no segundo volume da série (pelo qual já estou ansiosa pela leitura).

Relutei bastante em ler PLL porque a série é enorme e dá uma preguiça enorme começar, mas agora que peguei o primeiro livro para ler... Estou impressionada: a narrativa é muito boa, fluida, deliciosa, viciante. Eu não conseguia parar de ler o livro de maneira nenhuma e quando o fechava para dar uma descansada na vista, ficava com a estória martelando na minha cabeça. Que fantástico. Há tempos não me sinto tão empolgada com uma série. 
E o mais impressionante é que as personagens principais não são as mocinhas, elas são bem "perigosas", tipo, nem sempre elas fazem o bem ou o que é "politicamente" correto, ou seja, elas são quase como anti-heróis e ao mesmo tempo não tem como não se identificar com Aria, Hanna, Spencer, Emily e até mesmo Alison, são personagens fortes, com problemas e eu consigo sentir o potencial de cada uma separadamente e em grupo. Como a Sara Shepard conseguiu criar algo assim? Personagens reais que a gente consegue incorporar? UAU. 

Logo, logo leio Impecáveis e venho contar para vocês sobre essa continuação, porque estou muito ansiosa. Portanto, se estou bastante eufórica, nem preciso dizer que recomendo o livro, né? Uma ótima e sedutora opção de leitura.
"Eu ainda estou aqui, suas vacas. E eu sei de tudo. - A" (p.289)

Série Pretty Little Liars:
Arco 1                              Arco 2                             Arco 3                           Arco 4
Maldosas                         Perversas                          Traiçoeiras                    Arrasadoras
Impecáveis                      Destruidoras                     Implacáveis                  Letais
Perfeitas                          Impiedosas                       Estonteantes                 Venenosas
Inacreditáveis                 Perigosas                          Devastadoras                Cruéis

Extras
Os Segredos de Ali
Os Segredos Mais Secretos das Pretty Little Liars
Allison's Pretty Little Diary (não publicado no Brasil, ainda)

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!