Resenha: "Tudo Nela Brilha e Queima" de Ryane Leão

Tudo Nela Brilha e Queima - Poemas de Luta e Amor, Ryane Leão, 
São Paulo: Planeta do Brasil, 2017, 192 pág.
Ilustração: Laura Athayde
COMPRAR: Amazon

Saudações Leitores!
Tudo Nela Brilha e Queima escrito pela brasileira/cuiabana Ryane Leão (do projeto Onde Jazz Meu Coração), não é apenas um livro com poesias feministas e destinado a mulheres ou a quem quer entender melhor o sexo feminino, trata-se de um livro revolucionário, transformador, reflexivo e, de fato se enquadra naquele novo conceito que esta sendo bem disseminado nas questões feministas: empoderador.

O livro é repleto de poemas, frases e textos curtos de cunho essencialmente feminista. Nele vamos encontrar poesias com temas sobre amor, respeito, empoderamento feminino, coragem, família, sonhos, relacionamentos abusivos, tomadas de atitude, liberdade, decisões, conselhos e lutas de todas as mulheres. É bastante improvável - até mesmo impossível - para as mulheres não se identificarem com o que está escrito nestas páginas.
Sem dúvida alguma Tudo Nela Brilha e Queima deu voz a várias mulheres mudas e que agora aprenderam a gritar, pois a identificação, a realidade ali poetizada entra não só na mente mais no coração de quem está lendo, porque você se enxerga naquelas palavras, enxerga sua amiga, sua mãe, sua vizinha, sua colega de trabalho e também aquela mulher desconhecida que passa na rua com um olhar triste de cheio de preocupações.
Como leitora, terminei a leitura com um sorriso no rosto porque foi uma leitura que me transformou e adoro quando livros se tornam transformadores e divisores de água, senti como alguém que tem a responsabilidade de gritar pelo direito de nós, mulheres, podermos trajar o que quisermos, andar onde quisermos e não nos tornarmos vítimas de violência, preconceito ou julgamentos sociais. Ryane Leão fez eu me sentir mais forte com suas poesias, fez com que eu pudesse tocar as nuvens, já que eu necessitava de cada uma daquelas palavras.
Apesar de ainda estarmos engatinhando para efetivamente termos uma igualdade Real a dos homens, ainda temos uma grande luta pela frente, ainda há muito a ser conquistado o que é ótimo porque prova que as mulheres não tem medo da luta e nem de suas consequências, mas é triste sabermos que muita gente ainda acredita que não deveríamos ter os mesmos direitos e por isso alguns ainda perpetuam para novas gerações um ensinamento machista e desigualitário.

Desde o ano passado não lia um livro tão transformador assim que aliás, é bem parecido com Tudo Nela Brilha e Queima por erguerem a "bandeira" do feminismo e pela desnudação do coração e alma femininas, o livro ao qual me refiro é Outros Jeitos de Usar a Boca, de Rupi Kaur (e também foi publicado pela Planeta) que deixo aqui também como uma mega indicação de leitura.


0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!