Filme: Quarto de Jack


Saudações Leitores!
O Quarto de Jack é a adaptação do livro Quarto de Emma Donoghue que já resenhei aqui no blog e foi lançado no Brasil em 2016, mas como na minha cidade não tem cinema e a gente acaba esquecendo de assistir todos os filmes que queremos, somente recentemente quando estava procurando algo para assistir no Netflix, vi que o filme tinha entrado para o catálogo, então... a oportunidade chegou!

O Quarto de Jack
Título Original: Room
Direção: Lenny Abrahamson
Ano: 2015
Duração: 117 min
Gênero: Drama
País de Origem: Canadá, Irlanda

Sinopse: Jack (Jacob Tremblay), um espirituoso menino de 5 anos, é cuidado por sua amada e devota Mãe (Brie Larson). Como toda boa mãe, Ma se dedica em manter Jack feliz e seguro, cuidando dele com bondade e amor, e fazendo coisas típicas como brincar e contar histórias. Sua vida, entretanto, é tudo menos normal - eles estão presos - confinados em um espaço de 10m² sem janelas, o qual Ma chamou eufemisticamente de "O Quarto de Jack". Ma criou todo um universo para Jack dentro do Quarto, e ela não parará por nada para garantir que, mesmo neste ambiente traiçoeiro, Jack seja capaz de viver uma vida completa e satisfatória. Mas, enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem cresce, e a resistência de Ma alcança um ponto de ruptura, eles ensaiam um arriscado plano de escape, o que os leva a ficar face-a-face com o que pode ter se tornado a coisa mais assustadora: o mundo real.
Na época do lançamento, ainda lembro, que na internet teve uma explosão de comentários favoráveis e lembro de ter ficado, ligeiramente, com inveja de quem conseguiu assistir, mas acho que essa "mágoa" passou, pois agora que assisti ao filme vi que ele é muito fiel ao livro, no entanto, o livro é bem mais rico em detalhes (como sempre acontece).

O filme e vários dos atores principais, inclusive, foram bastante premiados. Pronto, não preciso dizer mais nada, mas quero falar então, sigam acompanhando o post.
O filme tem uma atmosfera bem tensa e triste, quase claustrofóbica, o que passa exatamente a experiência da personagem principal, mãe de Jack. Aliás, palmas para Brie Larson que atuou muito bem e nos momentos de desespero e amor soube transmitir para o telespectador. Sentimentos que senti e que me fizeram arrepiar durante a leitura se repetiram assistindo ao filme.
Jacob Tremblay como Jack, também não poderia ter sido mais perfeito. Eu já tinha visto o ator atuar em Extraordinário (Aqui) - que felizmente vi no cinema - e já sabia que o garoto era fera. Voltei a me emocionar drasticamente com a sua atuação e, sim, rolaram lágrimas pelos meus olhos, pois sou dessas expectadoras que entra dentro do filme e tenta se sentir como os personagens - isso quando os atores são bons em passar as emoções.
Basicamente o filme soube ser bem fiel ao livro, mas senti falta das partes mais explicativas e mais pesadas do livro, sabe? Aquelas que fazem a gente ficar com o coração partido, senti que o filme deu uma amenizada, mas também senti que o filme conseguiu explorar melhor a relação da volta de Mo e Jack ao mundo real e o contato com a "civilização", pois no filme a gente vê o acontecimento com nossos olhos, mesmo quando relatadas através dos olhos inocentes de Jack.
Quando o filme terminou eu realmente senti que tinha cumprido seu papel dramático e emocionante, além e mesmo o livro sendo mais completo e dando para entender melhor as partes, o filme não deixa a desejar, pelo contrário, vai ser difícil segurar as lágrimas.

2 comentários:

  1. eu vi esse filme no cinema na época que concorreu ao oscar e achei um filmaço, história que prende, bem forte, que levanta varias questões, mt bacana ver essa resenha dele por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (*.*)
      É muito bom mesmo, acho que os atores mandaram muito bem também, pois a história comoveu ainda mais por conta da atuação deles, não é? Aliás, palmas também para a fotografia do filme ela exala as sensações...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!