Resenha: "As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia (Livro 1)" de Marion Zimmer Bradley

As Brumas de Avalon (Volume Único), Marion Zimmer Bradley, São Paulo: Planeta, 2017, 970 pág
Livro 1: A Senhora da Magia (pág 1-260),
Tradução: Marina Della Valle
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudações Leitores!
As Brumas de Avalon (The mists Of Avalon- 1979) escrito pela norte americana Marion Zimmer Bradley é um clássico da literatura mundial e é dividida em 4 tomos (ou 4 livros) intitulados:  A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro no Carvalho (ou O Prisioneiro da Árvore), estes livros compõe uma série muito mais extensa chamada Ciclo de Avalon que tem ligações intimas, mas não necessariamente precisam ser lidos sequencialmente. Já As Brumas de Avalon (os 4 tomos) é necessário que sejam lidos de forma sequencial para que haja uma maior compreensão dos fatos.

Como falei no meu 1º vídeo de Diário de Leitura dessa série, fui ler o volume receosa por conta dos comentários de que os livros eram cansativos e monótonos, no entanto, sou contrária a esta opinião, pois me apaixonei não só pelo enredo, como também pelo estilo e ritmo da narrativa de Marion Zimmer Bradley.
"Sou a Senhora de Avalon; não dou justificativas para o que faço. Faço o que devo fazer, nada além, e você fará o mesmo quando chegar o dia."
A Senhora da Magia é o primeiro livro dessa série cuja proposta é contar a história do lendário Rei Artur sob a perspectiva das mulheres que fizeram parte dessa história, o que, por si só, já é uma proposta fascinante!

Esse volume se passa muitos anos antes do nascimento de Artur, vai relatar toda a história e preparação para seu nascimento e o papel das mulheres: Viviane (Senhora do Lago e Sacerdotisa de Avalon), Igraine (mãe de Artur e irmã de Viviane), Morgause (Irmã de Igrane e Viviane) e Morgana, a fada (filha de Igraine e Meia-Irmã de Artur).

Ficamos a par dos acontecimentos que levaram Igraine a se casar com Gorlois e o nascimento de Morgana, posteriormente acompanhamos o surgimento do amor de Igraine por Uther de Pendragon (Rei) que após a morte de Gorlois a toma como esposa e, assim, nasce Artur.
"Havia sido ensinada na infância que a dependência das artes mágica era algo errado. Era permitido buscar uma centelha de luz na escuridão, e isso ela havia feito, mas a magia não deveria se tornar um apoio para a criança que aprende a andar, pois assim ela se tornaria incapaz de dar um simples passo sem a necessidade de uma orientação sobrenatural."
É nesse volume que a escritora, Marion Zimmer Bradley, nos situa no contexto histórico das tensões e guerras da Bretanha contra os Saxões, além das guerras cristãs contra a cultura pagã - representada por Avalon.

O que me deixou ainda mais fascinada por Avalon foi que através desse primeiro livro conhecemos as motivações que levaram os druidas e as sacerdotisas da Deusa a separarem Avalon do resto da Ilha, colocando-a envolta e escondida nas brumas através de magias poderosas. O receio do cristianismo e das perseguições levaram ao mistério da localização de Avalon.
"Os mundos ainda se tocam, ainda estão um sobre o outro, próximos como amantes; mas estão se separando e, se não forem parados, um dia haverá dois mundos, e ninguém poderá ir e vir entre eles..."
De uma forma bem direta e até desmerecedora (porque o livro traz coisas enormes e fascinantes para entender toda essa cultura e lenda de Artur), eu poderia afirmar que o foco do livro é situar o leitor no contexto histórico; mostrar a preparação de Morgana para ser a futura sacerdotisa da deusa em Avalon (para ficar no lugar de Viviane); e, também, contar sobre a coroação de Artur e o papel de Morgana (meia-irmã) no ritual, além do papel desse Grande Rei para a aceitação das religiões e dos deuses a fim de que tanto o povo cristão quanto o pagão pudessem coexistir e lutar juntos para a libertação e a paz da Bretanha.

A Senhora da Magia já conseguiu me mostrar o potencial enorme da série e estou absolutamente empolgada e eletrizada para os próximos volumes, sem contar que mesmo sendo um primeiro livro de série e trazer muitos detalhes que podem tornar a narrativa um pouco mais cansativa, achei fenomenal e em momento algum me entendiei durante a leitura, pelo contrário, não sentia vontade de soltar o livro!

Preciso fazer outro comentário, dessa vez a respeito das personagens: amei cada uma delas e as odiei também, dá para acreditar? Todas são sábias, manipuladoras, egoístas, interesseiras, mas ao mesmo tempo fazem o que devem fazer. No entanto, a grande vilã e ao mesmo tempo uma das personagens que mais admirei nesse primeiro livro foi Viviane, ela foi extremamente calculista e sua Visão a tornou ainda mais cruel diante dos interesses do povo de Avalon.
"Uma filha da Ilha Sagrada deveria fazer o que era melhor para seu povo, quer isso significasse morrer em sacrifício, entregar a virgindade no Casamento Sagrado ou casar quando isso pudesse cimentar alianças."
Para finalizar, gostaria apenas de ressaltar que Marion Zimmer Bradley, faz uma abordagem magnifica a respeito de temas fortes em A Senhora da Magia quando trata de maneira singular o papel da mulher naquela sociedade, a importância e as consequências de casamentos arranjados para a consolidação de reinos e alianças políticas. É também, aqui, nesse primeiro volume, que somos introduzidos dentro da cultura de Avalon e vemos as grandes diferenças culturais no que concerne o poder e os papéis exercidos por ambos os sexos. Ainda vale ressaltar que é igualmente chocante o ritual para a coroação do Grande Rei e que foi maravilhoso ler sobre todo o simbolismo, a introdução e a entrega da sagrada Espada Escalibur para Artur.

Só tenho elogios para esse primeiro volume e boas vibrações para os próximos tomos. O único arrependimento foi de ter deixado esses livros tantos anos encostados na minha estante e somente após conseguir essa edição de volume único ter dado a oportunidade para os ler.
"Chegará o dia em que aquela espada precisará ser levantada para defender Avalon e toda a Bretanha também."

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!