Dumplin' (Filme)

sexta-feira, fevereiro 15, 2019

Saudações Leitores!
Finalmente Dumplin' entrou no catálogo da Netflix Br, e, no dia que saiu já fui conferir a adaptação, no entanto, somente hoje consegui liberar esse post para vocês. Contudo já publiquei um vídeo no Canal falando também sobre o que achei do filme e da série, se você ainda não viu Clique Aqui. Lembrando que, aqui no blog, tem resenha do livro Neste Post.

Dumplin'
Título Original: Dumplin'
Direção: Anne Fletcher
Duração: 110 min
Gênero: Comédia, Drama, Musical
Ano: 2018
País de Origem: Estados Unidos

SINOPSE: Willowdean Dickson (Danielle Macdonald) é uma jovem gorda e bastante confiante com o próprio corpo, apesar de não ter o respeito de sua mãe, uma ex-miss (Jennifer Aniston). Quando se apaixona pelo atleta Bo (Luke Benward) e começa a ter inseguranças, Will decide entrar num concurso de beleza como forma de protesto.

Estava pensando em uma forma de poder vir falar sobre Dumplin' para vocês de forma que otimizasse o post e convencesse vocês a assistir ao filme, então vi que uma forma interativa para isso seria fazer uma lista com 5 motivos para assistir a Dumplin', espero que gostem!
1. Faz uma crítica e promove reflexão sobre o padrão de beleza já tão estereotipado
Acho que essa discussão sobre padrões de beleza foi realmente o maior foco do filme, principalmente quando vemos que uma personagem que não segue esse padrão de beleza se inscreve para participar de um desfile. O filme mostra com maestria que um corpo não é tudo da pessoa e que há muito outros talentos que deveriam ser avaliados no quesito de beleza. Até porque o bonito é subjetivo.
2. Fala sobre a saúde do corpo
O fato da tia Lucy ter morrido por problemas relacionados ao seu tipo físico leva a reflexão sobre manter uma alimentação saudável, não exagerar nos fast-foods e ir sempre ao médico, mas é importante ressaltar que o filme não passa a ideia de que uma pessoa gorda não é saudável, pelo contrário, o tipo físico não tem nada a ver com saúde, mas tanto gordos ou magros necessitam cuidar de sua saúde.
3. Trata com naturalidade as opções sexuais das pessoas
Vê cada um como ser humano e não foca em momento algum no fato do personagem ser homossexual ou mesmo drag queen. Adorei isso no filme, há, claramente, vários tipos de personagens com opções sexuais diversas que em outros filmes seriam tratados de maneira estereotipada, mas aqui foram tratados apenas como seres humanos.
4. Focou bem na crítica em relação aos padrões de beleza que o livro
Para quem leu Dumplin' vai notar que o foco do filme explorou muito mais o desfile e os paradigmas de beleza do que o livro, que focou bem mais nas inseguranças de Dumplin' com seu relacionamento com Bo. Para mim, essa foi a parte mais sensacional, pois durante a minha leitura senti muita falta disso e achei que a própria escritora deu uma escorregada, tornando o livro um pouco chato e quando chegou no desfile ela simplesmente agilizou tanto que ficou mau construído. O filme ficou muito melhor!
5. O Clichê das amigas se desentendendo foi amenizado e não teve um destaque tão grande como no livro
Confesso que quando li Dumplin' deu uma vontade enorme de dar uns tabefes na Will, porque ela era super empoderada, mas, de repente, se tornou egocêntrica, ciumenta e até mesmo infantil e isso proporcionou a discussão dela com a melhor amiga, que ficou se arrastando por quase todo o livro. Graças a Deus, isso não aconteceu no filme. As duas discutiram, mas foi até uma discussão bem normal para amigas, nada exagerado como foi no livro. Logo se entenderam.
Gostei do filme, quero só fazer mais uma observação: se a Will do filme tivesse sido tão chata quanto a do livro, provavelmente não teria gostado tanto da adaptação, mas todos os pontos que considerei negativos e fracos durante a leitura foram mudados, ou mais bem desenvolvidos, ou apagados da adaptação e isso tornou o filme muiiiiito mais envolvente. Que a verdade serja dita!

Ei, psiu, eu não estou dizendo que o livro é ruim, certo? Gostei de ambos, só que é necessário segurar os freios e as expectativas: o livro é bem OK, e por conta disso o filme me deixou mais feliz que o livro.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!