Resenha: Agora e Para Sempre, Lara Jean (Vol.3) - Jenny Han

sexta-feira, maio 24, 2019

Agora e Para Sempre, Lara Jean, Jenny Han, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017, 304 pág.
Tradução: Regiane Winarski
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudações Leitores!
Agora e Para Sempre, Lara Jean (Always and Forever, Lara Jean, 2017) é o terceiro e último livro da Trilogia Para todos os garotos que já amei escrito por Jenn Han e precedido por Para Todos os Garotos que Já Amei e P.S.: Ainda Amo Você. Confesso, de antemão que ainda nem sei como irei superar uma trilogia tão amorzinho como essa.

Lara Jean e Peter são um casal super fofinho, mas em Agora e Para Sempre, Lara Jean vamos acompanhar uma série de desafios que eles irão enfrentar, não apenas porque estão vivendo a experiência de estarem no último ano do ensino médio e quase às portas da entrada de uma universidade; o livro e os dramas vividos pelos nossos personagens vão além disso: vão ter que lidar também com problemas familiares, perdas, decepções, inseguranças e medos.
"Mesmo depois de um ano inteiro juntos, tudo ainda parece tão novo. Amar um garoto, ser amada por ele. Parece um pouco como um milagre."
Sim, esse último ano do ensino médio é vivido com muitos sentimentos intensos e o mais assustador: nem sempre Peter e Lara estão prontos para lidar como tudo. Algo que vai ser uma verdadeira pedra no sapato do casal é o fato de que os dois não passaram para a mesma faculdade e, mesmo querendo manter o relacionamento a distância, percebemos o quanto ambos estão inseguros.
"Mas parece que tudo ao meu redor está mudando de formas inesperadas, quando eu só queria que permanecesse igual."
Um dos pontos que mais me chateou foi exatamente essa entrega total dos personagens ao relacionamento, de tal forma que não estavam deixando cair a ficha de que o ensino médio estava acabando e que eles teriam que enfrentar a realidade para permanecerem juntos.
Desde o primeiro livro dessa trilogia admirei muito a Lara Jean por ser uma personagem bem madura e responsável, não é que em Agora e Para Sempre, Lara Jean ela tenha deixado de ser quem era, mas a personagem estava tão insegura e temerosa em relação a seu relacionamento com Peter que fugia de qualquer assunto relacionado a mudanças, não encarava as aceitações na universidade como vitórias e sim como algo que a separaria de Peter. Eu fiquei bem chateada, porque não queria que a Lara fosse tão dependente do namorado, mas o ponto que a escritora colocou o livro foi sensacional para propor uma reflexão e mais , mostrou a personalidade de Lara Jean, que mesmo amando Peter não poderia deixar de viver sua vida, para viver em função de um relacionamento
"... o amor é fazer escolhas corajosas todos os dias."
Sobre nosso Peter eu continuo amando-o loucamente, ele sempre com pensamentos positivos, tentando apoiar as decisões de Lara Jean, mas mostrando-se frágil em relação a se manter distante da namorada. Ele jamais desistiria desse sentimento tão profundo e é isso que mais me encanta em Peter: essa fidelidade, essa esperança e essa entrega. Lógico que em alguns momentos ele dá raiva na gente, porque com a aprovação da Lara Jean para uma universidade diferente da dele, Peter acaba não aceitando muito bem a decisão da namorada e rolou um egoísmo aí, mas entendi tão bem os sentimentos dele!
"Eu sei que esses dias são especiais. O ensino médio vai ser uma época da qual vamos nos lembrar pelo resto da vida."
O mais legal nessa trilogia inteira é que a Jenny Han conseguiu imprimir em suas páginas boa parte dos medos e anseios dos jovens, uma boa parte dos dramas juvenis e sonhos, além do mais, a sacada mais genial da escritora foi não ter criado super-heróis e nem vilões, ela criou personagens tão humanos que poderiam ser qualquer um a nossa volta, sabe? Ela criou personagens com qualidades, defeitos, medos, sonhos... Simplesmente amei.
"Ser vulnerável, deixar pessoas se aproximarem, se magoar... tudo isso é parte de estar apaixonado."
Desde o primeiro livro dessa trilogia eu já sabia que amaria para sempre. Eu gosto tanto dos três livros que nem sou capaz de apontar o meu favorito. Então, se você ainda não leu, não perca a oportunidade de ler e caso já tenha lido, me conta qual seu livro favorito? E seu personagem favorito?
"Acho que isso também é parte de crescer, ter de se despedir de coisas que você amava."

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!