Resenha: O Segredo de Helena - Lucinda Riley

segunda-feira, abril 06, 2020



O Segredo de Helena, Lucinda Riley, São Paulo: Arqueiro, 2018, 480 págs.
Tradução: Vera Ribeiro
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudações Leitores!
O Segredo de Helena (The Olive Tree, 2016) é mais um livro da escritora irlandesa Lucinda Riley, que já conta com vários livros publicados no Brasil, inclusive há duas resenhas de livros dela aqui no blog: A Casa das Orquídeas e A Carta Secreta.

Lucinda Riley é mundialmente conhecida por escrever livros de ficção histórica, ou seja, livros em que uma boa parte da narrativa se passa no passado em algum evento histórico e outra parte se passa no presente/contemporaneidade, como uma "consequência" do que aconteceu no passado.

Digo isso logo de princípio porque, de fato, minhas expectativas a respeito de O Segredo de Helena estavam baseadas na perspectiva de encontrar um romance histórico, no entanto, temos um livro bem atípico da escritora, onde a história se passa completamente na contemporaneidade, no decorrer de apenas alguns anos, em apenas um único ambiente: uma casa chamada Pandora, no Chipre.


Eu me perguntei por que os seres humanos odeiam o mapa de sua vida que transparece no próprio corpo, enquanto uma árvore como essa, ou uma pintura desbotada, ou uma construção desabitada, quase em ruínas, são enaltecidas por sua antiguidade.

A própria Lucinda disse, ao final do livro, que O Segredo de Helena  é um "... desvio do habitual, sem um "vasto" contexto histórico nem uma duração de cem anos", na realidade é uma história inspirada em uma das férias que a escritora passou com sua família em uma casa antiga, no Chipre.

Depois dessa minha introdução, vamos realmente ao enredo de O Segredo de Helena,  pois mesmo diferente de outros livros de Lucinda, ainda, assim,temos algumas características: Aqui vamos acompanhar a história em algumas vozes, formatos e épocas diferentes.

No começo do livro, estamos em 2016 e somos apresentados a Alex, com 23 anos, que, ao chegar em Pandora (Chipre) passa a relembrar fatos de sua vida que se passaram a 10 anos atrás (2006) na medida em que lê seu diário. Então, praticamente, toda a narrativa de O Segredo de Helena será contada através do diário de Alex e de relatos de Helena, sua mãe.



Não, nunca se deve lamentar nada na vida. O passado, bom ou ruim, é o que nos faz ser quem somos.

Helena, tinha 15 anos quando foi pela primeira vez para a casa Pandora no Chipre, onde seu padrinho morava e lá viveu experiências que transformaram sua vida. Decorridos 24 anos dessa época, Helena herda de seu padrinho a casa e decide passar as férias com sua família e amigos no local.

É durante essas férias que segredos escondidos por Helena vem à tona, ao passo que ela, a família e os amigos também estão vivendo situações definitivas. O presente e o passado de todos acabam entrando em xeque e nem tudo o que iremos descobrir é bom e romântico.

Fiquei bastante impressionada com o fato de O Segredo de Helena trazer tantas reflexões importantes sobre como tudo em nossa vida tem poder definitivo para a construção de nosso futuro, além de reflexões sobre os segredos que muitas vezes não conseguem ficar à margem por muito tempo sem "estourar", entre tantas outros temas e sentimentos que me vi imersa durante a leitura.


Não é incrível ver como cada decisão que tomamos afeta a decisão seguinte? [...] A vida é um conjunto de dominós em queda; está tudo conectado. Dizem que podemos descartar o passado, mas não podemos, porque ele faz parte de quem somos e de quem vamos ser.

Porém, devo ser sincera: mesmo tendo gostado de O Segredo de Helena, ter apreciado a leitura como algo para descontrair, como uma forma de conhecer Chipre - sim, eu fiquei tão empolgada que comecei a pesquisar sobre a ilha, sobre a cultura, sobre a região, o clima, os pontos turísticos, a arquitetura, etc. -, eu esperei mais.

Veja bem: isso se deve justamente por conta de estar esperando um romance histórico, talvez, se eu tivesse sido alertada sobre esse livro ser uma história familiar, não teria criado tantas expectativas e tivesse gostado muito mais, tendo em vista que a narrativa é fluida, o enredo é interessante, os personagens profundos e a ambientação maravilhosa. Ou seja, tinha  tudo para eu amar, se eu não tivesse expectativas completamente na contramão da "realidade" desse livro.

Tenho certeza que, após a leitura dessa minha opinião vocês estão muito mais preparados do que eu para apreciar completamente O Segredo de Helena. Boa Leitura!

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que linda resenha, amei. Fiquei bem curiosa pra ler esse livro, já adicionei na listinha

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!

      Tão feliz por saber que você gostou. Espero que, caso leia O Segredo de Helena, o volume também possa te agradar.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!