SOCIAL MEDIA

Um novo Capítulo para o Amor - Jenny Colgan (resenha)

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Um Novo Capítulo para o Amor é um livro sobre a jornada de autoconhecimento da protagonista ao passo que também aborda temáticas que nunca esperei encontrar nesse volume e que me impactou

Saudações Leitores!

UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR (The Bookshop on the Shore, 2019) da escritora inglesa Jenny Colgan é o terceiro livro da escritora que leio, o primeiro que li foi A Pequena Livraria dos Sonhos e o segundo foi A Padaria dos Finais Felizes.

Sou muito apaixonada pelos livros de Colgan porque apesar de encontrarmos sempre um romance - romântico - fofinho, o foco dos livros é na jornada das protagonistas femininas, uma jornada, no geral, de autoconhecimento e recomeços, ou seja, sempre traz personagens que vão passar por uma mudança drástica em suas vidas e isso vai repercutir em todos os âmbitos: profissional e pessoal.

"O humor para a leitura mudava com o tempo. Às vezes as pessoas queriam algo profundo em que se perder, um mundo completamente diferente. Outras vezes, queriam algo divertido. Por vezes, queriam simplesmente ler sobre algo terrível que acontecera com alguém que não elas. Fazia parte de ser leitor o fato de os livros acompanharem seu humor [...]"

Em UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR não foi diferente, vamos acompanhar Zoe, mas aqui há uma grande diferença, porque ela é uma mãe solo, ela tem um filho pequeno de quatro anos, Harry, que já devia ter falado, mas não fala e, provavelmente, esse fato deve estar relacionado a algum trauma seja por conta da ausência de seu pai  (que quase não o visita) ou qualquer outra coisa.

Zoe vive em Londres e sua vida não é a das mais fáceis, podemos dizer que ela vive estressada e preocupada sobre como irá pagar as contas, como irá cuidar de Harry e também pela ausência de Jaz (pai de Harry), porém, o que vai ser o "x" para a mudança de Zoe é o fato do minúsculo apartamento que ela vive com Harry aumentar o aluguel e ela ter a plena consciência de que não poderá pagar e não terá mais onde morar com Harry.

"Ela de repente percebeu o que tinha perdido, nos últimos quatro anos, ao simplesmente não contar a ninguém sobre como se sentia sozinha, como sentia falta de apoio, como tudo era muito mais difícil do que ela esperava. Nunca lhe ocorreu que outras mães, independentemente de sua situação, pudessem se sentir exatamente da mesma forma."

É nesse momento que ela fala com Jaz, que fala com sua irmã Surrinder e ela é que vai fazer a proposta para Zoe ir para as Terras Altas Escocesa ajudar Nina (SIM, a Nina de A Pequena Livraria dos Sonhos) ela está grávida e logo precisará que alguém a substitua na livraria ambulante e Surrinder propõe que seja Zoe.

Além desse trabalho, Zoe irá trabalhar como au pair para uma família super bizarra da região e, assim, terá onde morar, mas irá cuidar de outras três crianças bem problemáticas numa propriedade enorme perto do Lago Ness.

As coisas nessa família também não são fáceis: a mãe abandonou as crianças e o pai, o pai, mesmo morando sobre o mesmo teto que seus três filhos, mantém um distanciamento exagerado e frio. Quando Zoe chega nessa casa e observa tudo isso fica chocada e assustada, porque precisa desse emprego, precisa ter o mínimo de estabilidade possível para poder cuidar de Harry.

"Geralmente é o pai que vai embora, mas às vezes é a mãe. Coisas tristes acontecem na vida de muita gente. Pessoas que já passaram por situações que você e eu jamais imaginávamos se levantam todo dia e andam por aí com um sorriso no rosto."

O fato é que UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR nós temos uma personagem extremamente benevolente e que se importa mais com os outros do que consigo mesma, então ela irá trabalhar muito para dar o mínimo de educação e disciplinas para as três crianças, cuidar de Harry e dar conta da livraria ambulante de Nina, só que ao fazer isso ela se esquece completamente de si mesma. 

Não vou falar mais sobre o enredo, porque senão perde a graça para quem for ler, mas preciso falar sobre como foi minha experiência de leitura e minha relação com os personagens.

Primeiro quero dizer que me apaixonei pela Zoe desde a primeira página, porque mesmo com suas fragilidades e problemas ela sempre tentava dar o melhor, ser uma pessoa melhor e se esforçava muito para ser uma boa mãe e jamais desistia de algo. 

"Qual era o problema dos pais? Hari mal conhecia o dele, mas Ramsay estava ali, com três crianças traumatizadas que precisavam desesperadamente dele. Como podia ser tão insensível?"

Provavelmente único problema que encontro na personagem é o fato dela ser muito solitária, queria que Jenny Colgan tivesse dado boas amizades para ela, Zoe merecia uma rede de apoio, não só por ser maravilhosa, mas porque ela era uma pessoa fácil de lidar, então o normal seria que fizesse amigos com facilidade.

Outro ponto que gostei em UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR é o fato de ele desconstruir um pouco aquele padrão dos livros em que a gente fica torcendo para um final feliz onde os personagens formam um casal, tem filhos e ficam ricos, etc. 

Aqui a gente tem um "final feliz" diferente onde os personagens se autoconhecem, se tornam pessoas melhores e tentam reparar os erros e o mais legal: são felizes consigo mesmo sem precisa de uma muleta (de alguém) para sustentar a felicidade.

Mas se tem algo que UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR fez comigo foi me surpreender com temas que jamais esperei encontrar nesse livro, pois Colgan narra histórias mais leves, mesmo com reflexões importantes.

Porém nesse volume ela me surpreendeu com temas bem gatilhos para algumas pessoas como: depressão infantil, ausência de fala em decorrência de traumas, automutilação, bullying, problemas com abuso de álcool e drogas, abandono de família, negligencia de pais. 

"Ocorreu-lhe, que nos dias atuais, o arrependimento não era algo muito em voga. Parecia que ninguém mais precisava se arrepender por qualquer coisa; em vez disso, as pessoas se vangloriavam, ficam orgulhosas, nunca admitiam estar erradas sobre qualquer coisa."

Todos estes temas não são algo novo, mas não esperava encontrar aqui, embora a autora tenha feito a abordagem de forma muito responsável e com uma certa leveza para não torturar o leitor com cenas muito gráficas e o romance ficar pesado demais. Isso foi um ponto muito bom para mim, porque depois de ler alguns livros pesados peguei UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR para me descontrair e se a escritora tivesse sido bem gráfica, provavelmente, eu teria ficado muito mal.

Pra finalizar preciso ressaltar o quanto amei ver Nina e Lennox nesse livro novamente, o quanto adorei ler um livro sobre paixão por livros e a famosa biblioteca ambulante  fazendo aparições lindas, engraçadas e dramáticas, adorei saber que Nina estava feliz e grávida com Lennox e ver os personagens da comunidade escocesa com suas esquisitices aqui. Adoro quando autores trazem personagens de outros livros para dentro de outra história. 

Espero que eu tenha convencido vocês a lerem esse livro, a conhecerem os livros de Jenny Colgan, espero que vocês consigam encontrar nos livros dessa escritora um lugar quentinho, seguro e aconchegante. Boas leituras!

FICHA TÉCNICA
Um novo Capítulo para o Amor
Autor: Jenny Colgan
Tradução: Thalita Uba
São Paulo: Arqueiro
2021 | 400 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Loja

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram