SOCIAL MEDIA

Terra Alta - Javier Cercas (resenha)

domingo, 5 de dezembro de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Terra Alta, ganhador do Prêmio Planeta de 2019, é um romance policial espanhol com uma trama que prende o leitor do começo ao fim!

Saudações Leitores!

Terra Alta (Terra Alta, 2019), escrito pelo espanhol Javier Cercas trata-se de um romance policial incrivelmente empolgante, de modo que é totalmente compreensível que o volume tenha sido o ganhador do Prêmio Planeta de 2019.

Em Terra Alta vamos acompanhar o investigador Melchor que acaba fazendo parte de uma equipe de investigação de um possível assassinato ocorrido em uma rica sala de estar onde estão dois idosos mortos presentes em uma cena absolutamente sanguinolenta e com indícios de terem sido torturados de forma brutal. 

"Duas massas ensanguentadas de carne vermelha e violácea se encontram a frente, em um sofá e uma poltrona ensopados de um líquido grumoso - misto de sangue, vísceras, cartilagem, pele - que também respingou nas paredes, no chão e até na moldura da lareira. No ar paira um violento cheiro de sangue, carne atormentada e suplício, além de uma sensação estranha, como se aquelas quatro paredes tivessem preservado os uivos do calvário a que assistiram; ao mesmo tempo, Melchor acredita sentir na atmosfera - e isso talvez seja o que mais o perturba - certo aroma de exultação ou euforia, algo que ele não tem palavras para definir e que, se tivesse, talvez definisse como um rastro festivo de um carnaval macabro, de um ritual demente, de um jubiloso sacrifício humano."

De início os corpos são identificados como o casal Adell que são, basicamente, os idosos mais ricos da região em que a narrativa se passa, ademais são donos de uma grande empresa espanhola que rende grande movimentação no comércio local (e internacional), bem como acaba se tornando um dos maiores meios de vínculo empregatício no local.

Acaba que Melchor descobre que os idosos são admirados por todos, porém eles passam longe de serem realmente pessoas boas, pois acabam explorando seus funcionários e pagando barato pela mão de obra deles, fato que pode gerar inimigos certos?

"Metade de um livro é obra do escritor; outra metade, do leitor."

O que quero ressaltar é que Terra Alta me pareceu, a princípio, um livro que iria seguir por um rumo previsível, mas acabou me surpreendendo em vários níveis, não apenas a respeito da resolução final da trama (que pode até mesmo soar explicativa demais, até), mas sobretudo, pelo fato do volume ter paulatinamente ter entremeado uma narrativa flashback onde acompanhamos o andamento da investigação do caso Adell, bem como a vida anterior de Melchor, ou seja, quem é este detetive.

Na maioria das vezes em que temos narrativas em flashback sempre tem uma que acaba se sobressaindo e acabamos mais interessados em acompanhar, no entanto, isso não acontece aqui: ambas as narrativas: passado e "presente" são extremamente envolventes.

"Quando temos tantos inimigos, é como se não tivéssemos nenhum."

Esse tipo de narrativa escolhida por Javier Cercas acaba fazendo com que nós - leitores - acabemos nos conectando com o protagonista, que está longe de ser um herói perfeito e admirável, pelo contrário, o protagonista não tenta ser simpático, mas suas ações e pensamentos acabam nos envolvendo de tal forma que acabamos nos importando com ele, com suas descobertas e com os desdobramentos de sua vida pessoal, profissional e emocional.

Apreciei muito a leitura de Terra Alta, mas devo admitir que apesar das surpresas que o livro proporcionou, o volume está longe de ser um revolucionador do gênero investigativo, mas vale super a pena conhecer, ler e apreciar o volume, sobretudo se você já é fã de literatura policial/investigativa espanhola. Fica a dica! Boas leituras e até o próximo post!

"As pessoas pobres são mais fortes que as ricas, principalmente se ainda tiverem o azar de serem órfãs e de viverem uma guerra durante a infância, como aconteceu com Paco. Os ricos estão acomodados demais e têm muito a perder; isso os torna moles, vulneráveis. Os pobres não são assim. Paco sabia o que era a miséria, o que são a fome e o frio, porque conviveu com isso. Não tinha medo disso. Na realidade, não conheci ninguém com menos medo... E um homem sem medo é capaz de tudo."

FICHA TÉCNICA
Terra Alta
Autor: Javier Cercas
Tradutor: Mariana Marcoantonio
São Paulo: Planeta / TusQuets
Ano: 2021 | 304 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram