SOCIAL MEDIA

Anne de Green Gables - L. M. Montgomery (resenha)

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

ANNE DE GREEN GABLES foi uma leitura encantadora. Acabei de encontrar minha nova Poliana menina!

Saudações Leitores!

Finalmente li ANNE DE GREEN GABLES, o primeiro volume da série (composta de 13 livros) que acompanha a vida da jovem Anne, escrita pela autora canadense L.M. Montgomery.

Toda a história de ANNE DE GREEN GABLES acontece na ilha do príncipe Eduardo, isto é, ilha de Avonlea, que em decorrência deste livro acabou se tornando um grande ponto turístico. Importante ressaltar que o volume e a série como um todo foi inspiração para adaptações, tanto cinema, teatro e musicais. Em 2018, a Netflix lançou a adaptação de desses livros, porém a série do streaming foi cancelada em 2020, em sua 3ª temporada.

Deixando a série de TV à parte, vamos ao primeiro livro de ANNE DE GREEN GABLES que nos irá introduzir nesse "universo", onde ficamos a par da órfã Anne que, por engano, é adotada pelos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, residentes em Green Gables. Os irmãos, na verdade, pretendiam adotar um menino para que ele pudesse ajudar Matthew com as tarefas da fazenda, no entanto, no lugar de um menino, enviaram Anne.

Com muita relutância por parte de Marilla, pois tinha em mente um menino e também pela personalidade, comportamento e maneiras de Anne,  os irmãos acabaram por ficarem com essa peculiar menina e deram-lhe um lar: Green Gables. Mas engana-se quem pensa que Marilla e Matthew salvaram Anne da orfandade, a menina também salvou os irmãos de inúmeras formas. Os próprios moradores da ilha terão sua vida completamente modificada com a presença dessa garotinha.

O que mais marca em ANNE DE GREEN GABLES é essa menina de 11 anos, ruiva, cheia de sardas, apaixonada pela vida e pelas palavras, uma menina absolutamente falante que acaba cativando a todos por sua forma peculiar de ser e viver com muita imaginação e criatividade.

O enredo vai, basicamente, acompanhar vários anos da vida dessa garotinha, suas peripécias, seus aprendizados e as relações que ela mantem com a nova família, na sociedade, em casa e na igreja. Percebemos que com o passar dos anos a menina vai crescendo e amadurecendo, tendo sempre um novo sonho e um objetivo. Anne vê a vida sempre pelo lado bom das coisas e usa sua imaginação e inocência para mostrar o quão podemos valorizar as coisas simples da vida.

Nesse primeiro volume da série - que é extensa - vamos ver vários temas serem abordados como o abandono de crianças, a orfandade, adoção, pressões sociais, religião, família, lealdade, amizade e, sobretudo, amor.

ANNE DE GREEN GABLES é um livro que por vezes é engraçado, reflexivo e o mais importante para mim: emocionante. Não foram raras as vezes em que fiquei com os olhos marejados durante esta leitura.

De modo geral, amei todo o desenvolvimento desta história, me emocionei, me envolvi com os personagens e adorei o fato da narrativa ser fluída, nostálgica e me fazer querer sempre mais um capítulo e outro, e outro... 

Outro ponto mais do que positivo no volume foi a construção dos personagens, a forma como as relações vão sendo firmadas, tanto a de Anne com Matthew, Anne com Marilla e Anne com sua melhor amiga Diana, outra relação incrível foi a de Anne com Gilbert, seu arqui-inimigo e como isso vai sendo tudo explorado de maneira incrível dentro de cada capítulo.

Agora, sim, consigo entender porque ANNE DE GREEN GABLES é um clássico e também é comparado a Poliana, definitivamente sou muito fã de livros narrados por vozes infantis, são sempre leituras prazerosas.

Amei todas as reflexões que o livro me proporcionou. AMEI o livro e poderia ficar falando sobre ele e escrevendo aqui por muito tempo, mas vou me contentar em deixar minha recomendação. LEIAM! Até o próximo post!!!!

FICHA TÉCNICA
Anne de Green Gables
Título Original: Anne of Green Gables (1908)
Autor: L. M. Montgomery
Tradutor: Anna Maria Dalle Luche
Gênero: Ficção.
São Paulo: Martin Claret
Ano 2019 | 424 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram