SOCIAL MEDIA

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August - Claire North (resenha)

segunda-feira, 5 de junho de 2023

COMPRAR: Amazon

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August é um livro que fala sobre vida e consequentemente morte, sobre viver muito e se lembrar de muita coisa, ideia essa que não é tão original e que a depender do desenvolvimento pode ou não agradar....

Saudações Leitores!

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August é um livro que foi lançado em 2017 e lembro que na época fiquei muito curiosa para ler, porém, somente agora (2023) me debrucei sobre o e-book. O livro foi escrito pela britânica Claire North que é o pseudônimo de Catherine Webb, autora que foi finalista da Carnegie Medal e tem outros livros publicados no BR. Não conhecia a escritora e nem suas obras até então.

Antes de iniciar falando do volume preciso dizer que no Skoob ele é bem avaliado (4.2 estrelas) e nas resenhas presentes na plataforma muitos leitores teceram elogios acerca do mesmo, então fui ler com altas expectativas - além da vontade de ler que já era enorme -, no entanto, minha experiência com o livro não foi positiva, então alerto que não será um review boa, até porque nem sequer cheguei a concluir o livro: ABANDONEI.

A proposta do livro é sensacional e me lembrou, de certa forma, de outro livro que li Revivente, e que gostei bastante na época, mas apesar das semelhanças os desenvolvimentos são completamente diferentes. 

Vamos lá: aqui temos um livro em que o protagonista não "morre" realmente, pois sempre que uma de suas vidas acaba ele renasce lembrando de tudo o que já passou em sua existência. A ideia do livro é bem interessante porque de certa forma temos um romance histórico que irá nos fazer "passear" por inúmeros acontecimentos históricos; uma narrativa que também nos fará refletir sobre essas vidas e a forma como uma existência (e suas escolhas/feitos) pode impactar diversas outras. Também nos faz refletir sobre a crueldade humana quando não está preparada para saber que existem pessoas diferentes, o quanto ser diferente - no passado e hoje - pode ser considerado loucura ou como as pessoas são egoístas a ponto de usar pessoas em seu próprio benefício sem lhes dar a escolha de aceitar ou não.

O fato é que, mesmo diante de um livro que tem a proposta de ser tão reflexivo, com o passar das vidas de Harry August e de muitas vezes ele ser tão passivo, tudo no enredo fica monótono. No entanto, por ter elementos que gosto, insisti até 60% do livro, quando vi que não fazia sentido continuar lendo algo que não me empolgava, em que eu não estava dando a mínima para os personagens, acontecimentos e ambientação.

Apesar do volume estar entregando o que prometeu, não consegui mais lê-lo porque ele fazia com que eu tivesse 0 (zero) vontade de ler. Em outras palavras, As Primeiras Quinze Vidas de Harry August, não funcionou para mim.

Em resumo, não quero desmotivar ninguém a ler, apenas queria dizer que a narrativa e o enredo não funcionaram para mim, ou talvez eu tenha lido esse livro no momento errado ademais, sempre acreditei que se VOCÊ tem curiosidade/vontade de ler um livro deve realizar a experiência sem se importar com a opinião dos outros e, dessa forma, tirar suas próprias conclusões.


FICHA TÉCNICA
Título Original: The First Fifteen Lives of Harry August
Autor: Claire North
Tradutor: Ângelo Lessa
Gênero: Ficção. Romance.
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2017 | 448 págs.
País de Origem: Inglaterra
Minha avaliação:⭐❤(1/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram