SOCIAL MEDIA

Cães - Keum Suk Gendry-Kim (resenha)

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

COMPRAR: Amazon 

Cães é uma graphic novel tensa, sensível e comovente, toca profundamente, sobretudo se você tiver algum pet em casa 

Saudações Leitores!

Cães (2023) e o meu primeiro contato com uma Graphic Novel escrita pela premiada sul-coreana  Keum Suk Gendry-Kim que já tem publicado no Brasil outras GN: Grama (2020), A Espera (2021) e Jun (2022), todos muito elogiados por seus leitores. Este volume que vou falar da minha experiência de leitura, trata-se de uma GN semi-biográfica, narrando a relação da autora com cachorros.

No volume Cães iremos acompanhar Yuna, uma mulher de 45 anos que até então nunca tinha cogitado ter um cachorro, até que ela e o marido adotam um cachorro macho de 2 anos que deram o nome de Cenourinha, após essa adoção, os dois acabam se mudando de Seul e indo morar no interior onde acabam adotando mais dois cachorros: um vira-lata filhote, que chamaram Batata e, depois um border-collie adulto chamado Chocolate.

O interessante em Cães é que, a princípio, pensei que contaria apenas sobre a relação de Yuna com seus cães, porém, com o avançar da narrativa, vamos conhecendo outros cachorros da vizinha e que vai ter um papel na história, sobretudo porque cada capítulo do livro é batizado com o nome desses cachorros e, ficamos a par da história deles, sejam pets ou apenas vira-latas.

Além disso, em Cães vamos ser confrontados com várias questões sobre maus tratos a animais, uma cultura retrógrada, abandono, etc. Tudo isso narrado de forma sensível e comovente. A parte que trata sobre uma cultura coreana pouco conhecida: comer carne de cachorro foi assustador para mim, saber que há pratos e sopas feitas com a carne de cachorros que culturalmente é considerada revigorante ou curativa de doenças foi assustadora; já havia ouvido falar desse costume antigo na Coreia, mas ler sobre deixou esse "ouvir falar" real, palpável e assustador. Inclusive esse tema "consumo de carne de cachorro" é bastante polêmico na Coreia e entrou até nas questões eleitorais do pais.

Aqui o assunto é abordado quando Yun fica aterrorizada com um furgão que circula pelo bairro comprando carne de cães e por vizinhos que não mostram nenhum remorso em matar cães ou se livrar deles.

Em vários momentos da leitura de Cães me vi apanhada por sentimentos bem pujantes e percebi que Keum Suk Gendry-Kim é sóbria, assertiva, de modo que consegue trazer tensão e comoção na medida certa à história.  Fiquei impactada com cada história de cachorros que ela contou que ficamos mais sensíveis para perceber quando passamos a ter um pet.

Apesar de não conhecer outros livros de Keum Suk Gendry-Kim achei Cães uma leitura fenomenal e me deu muita vontade de conhecer outras Graphic Novels da autora, tenho certeza que tem a mesma alta qualidade e emoção que está repassa ao leitor.

FICHA TÉCNICA
Título Original: XXXXX
Autor: Keum Suk Gendry-Kim 
Tradutor: Yun Jung Im
Gênero: Ficção. HQ. Graphic Novel.
Editora: Pipoca e Nanquim
Ano: 2023 | 244 págs.
País de Origem: Coreia do Sul
Classificação: +14
Aviso de Conteúdo: Violência à animais. Maus tratos à animais.
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐🧡(5/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram