SOCIAL MEDIA

A Viagem do Peregrino da Alvorada (As Crônicas de Nárnia, vol. 5) - C. S. Lewis (resenha / releitura)

segunda-feira, 14 de julho de 2025

COMPRAR: Amazon

A Viagem do Peregrino da Alvorada carrega um espírito de fábula e peregrinação espiritual, o que faz a leitura ser tanto uma aventura encantadora quanto uma experiência reflexiva

Saudações, Leitores!

A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Voyage of the Dawn Treader, 1952) foi escrito pelo britânico C.S. Lewis, autor que se consolidou como um dos grandes nomes da fantasia clássica, e este foi mais um volume de As Crônicas de Nárnia que reli recentemente. Antes de mais nada, acho interessante ressaltar que essa releitura foi tão prazerosa quanto a primeira vez que li essa história e, sem dúvida, segue sendo um dos meus volumes favoritos da série.

A Viagem do Peregrino da Alvorada temos uma aventura que se distancia um pouco da estrutura de batalha e reconquista vista nos livros anteriores e nos oferece uma verdadeira jornada de descobertas. Aqui, acompanhamos Edmundo e Lúcia Pevensie, que, junto com seu primo insuportável, Eustáquio Scrubb, são transportados para Nárnia através de um quadro mágico que retrata um navio. Logo eles estão a bordo do Peregrino da Alvorada, comandado pelo agora rei Caspian, em busca dos sete fidalgos que haviam desaparecido durante o reinado tirânico de Miraz. O que mais gosto nesse livro é que percebemos que apenas Edmundo e Lúcia voltam para Nárnia, pois os outros dois irmãos Pevensie (Pedro e Susana) já são adultos e com outras preocupações.

Aqui também nos veremos diante do crescimento dos personagens e as consequências do que ele pode causar, além do mais temos uma construção de narrativa maravilhosa o que pode ser bom e ruim, pois nos depararemos com despedidas que tem a ver com escolhas e isso nos deixa muitas camadas de reflexão.

Ao longo do trajeto em busca dos sete fidalgos essa tripulação percorre ilhas misteriosas, enfrenta criaturas fantásticas, prova a própria coragem e passa por provações que transformam seus corações e suas convicções. Mais do que qualquer outro volume, A Viagem do Peregrino da Alvorada carrega um espírito de fábula e peregrinação espiritual, o que faz a leitura ser tanto uma aventura encantadora quanto uma experiência reflexiva.

Sem dúvida, C.S. Lewis encontrou uma forma muito especial de renovar sua série nesse quinto volume, trazendo uma história que mistura descobertas geográficas, lições de vida e uma sensação constante de maravilhamento.

Definitivamente, A Viagem do Peregrino da Alvorada é um livro que merece ser lido e relido, pois, a cada nova leitura, parece ganhar ainda mais força e encantamento. Assim como da primeira vez, me senti completamente absorvida por essa jornada e terminei com o coração aquecido e a certeza de que Nárnia sempre vai ser um refúgio especial.

Se você gosta de fantasia cheia de aventuras, descobertas e lições de vida, recomendo muito essa leitura. Tenho certeza de que, assim como eu, você vai se emocionar com cada página dessa viagem extraordinária.

Obrigada por ter lido até aqui e até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Voyage of the Dawn Treader (The Chronicles of Narnia)
Autor: C. S. Lewis
Tradutor: Ronald Kyrmse
Gênero: Ficção. Fantasia. Infantojuvenil.
Editora: HarperCollins
Ano: 1952-2023 | 240 págs.
País de Origem: Reino Unido / Inglaterra
Classificação: +10
Aviso de Conteúdo: Aventuras. Guerra.  Escravidão.
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(5/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram