SOCIAL MEDIA

O Cavalo e Seu Menino (As Crônicas de Nárnia) - C. S. Lewis (resenha / releitura)

sexta-feira, 4 de julho de 2025

COMPRAR: Amazon

O Cavalo e Seu Menino se tornou uma releitura extremamente necessária para me trazer uma nova experiência

Saudações, Leitores!

O Cavalo e Seu Menino (The Horse and His Boy, 1954) foi escrito pelo britânico C.S. Lewis, que dispensa apresentações, além do mais este é o terceiro volume de As Crônicas de Nárnia, porém este sempre teve um lugar muito curioso na minha memória de leitora, porque, da primeira vez que li (resenha Aqui), confesso que fiquei um tanto enfadada. Talvez eu não estivesse no momento certo, talvez esperasse outra coisa… Mas, antes de mais nada, acho importante reforçar que essa releitura me trouxe uma experiência completamente diferente: devorei o livro em um único dia e me encantei com cada detalhe da história.

Nesse volume, especificamente temos uma narrativa que se passa durante o reinado dos irmãos Pevensie em Nárnia e acompanha a fuga de Shasta, um menino criado por um pescador em Calormen, que descobre que será vendido como escravo. Para escapar, ele foge com Bree, um cavalo falante que também anseia pela liberdade. Ao longo do caminho, eles conhecem Aravis, uma jovem nobre em fuga de um casamento arranjado, e sua égua falante, Hwin. Juntos, os quatro personagens atravessam desertos e enfrentam perigos enquanto tentam chegar a Nárnia e Arquelândia.

Mas mais do que uma história de aventura, O Cavalo e Seu Menino é uma fantasia que fala sobre pertencimento, identidade, coragem e sobre descobrir quem somos de verdade. Durante a leitura, é impossível não torcer por Shasta e sentir que estamos acompanhando sua transformação de um menino assustado em alguém digno do seu próprio destino, pois se tem alguém que enfrentou seus próprios medos e ficou gigante nessa história foi esse menino!

Sem dúvida, C.S. Lewis encontrou uma maneira única de escrever fantasia infantil que também conversa com o leitor adulto. Sua estrutura narrativa é simples, mas cheia de simbolismos que enriquecem a história. Nesta releitura, pude perceber nuances que antes passaram despercebidas e fiquei admirada com a sutileza de algumas mensagens.

Há vários motivos que fizeram essa experiência tão marcante: como a leitura ser incrivelmente fluida e envolvente, mesmo quem não está habituado a fantasia vai se sentir cativado pela escrita direta e encantadora de Lewis. Os personagens têm muita personalidade, Bree é orgulhoso e engraçado, Hwin é doce e corajosa, Aravis é decidida e cheia de camadas, e Shasta, apesar da insegurança, se torna uma figura inspiradora.

Além do mais os cenários são vívidos e fascinantes: o deserto que eles precisam atravessar, os palácios de Tashbaan e as montanhas que levam a Nárnia tornam a jornada ainda mais emocionante, e tem as reflexões sobre destino e propósito.

Definitivamente, O Cavalo e Seu Menino é um livro que merece ser relido. Minha primeira leitura não me cativou tanto quanto dessa vez, apesar de eu já ter gostado, mas desta vez foi completamente diferente: mergulhei na aventura e terminei com o coração aquecido.

Se você também leu quando criança, adolescente ou mesmo adulto e não se encantou de imediato, sugiro dar uma nova chance. Assim como aconteceu comigo, talvez você descubra que Nárnia tem sempre algo novo a oferecer quando a visitamos em diferentes fases da vida.

Obrigada por terem lido e até a próxima postagem!

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Horse and his Boy (The Chronicles of Narnia)
Autor: C. S. Lewis
Tradutor: Ronald Kyrmse
Gênero: Ficção. Fantasia. Infantojuvenil.
Editora: HarperCollins
Ano: 1954-2023 | 224 págs.
País de Origem: Reino Unido / Inglaterra
Classificação: +10
Aviso de Conteúdo: Aventuras. Guerra. Violência. Escravidão.
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(5/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram