Match Mortal é um livro com uma proposta cômica e suspense que tem grandes possibilidades de cativar um grande número de leitores!
Saudações, Leitores!
Eu estava no aeroporto quando vi esse livro e fiquei bastante curiosa, então não demorei muito para adquirir o exemplar e que baita surpresa! Match Mortal (Swiped, 2023) foi escrito por L. M. Chilton, um autor britânico que atua também como jornalista e colunista em publicações como Cosmopolitan, Glamour, Metro e The Mirror. Este é seu romance de estreia, e, antes de mais nada, acho interessante destacar como Chilton conseguiu criar um suspense recheado de humor ácido, reviravoltas inesperadas e uma crítica social nada sutil, especialmente sobre a superficialidade dos relacionamentos modernos mediados por aplicativos.
Nesse volume, especificamente, temos um misto de gêneros que se entrelaçam de maneira ousada e divertida: há o mistério policial, o thriller psicológico e uma comédia irônica que caminha em paralelo com a tensão, é uma receita divertidíssima e empolgante ao mesmo tempo.
Em Match Mortal, acompanhamos a trajetória de Gwen, uma protagonista gay, desbocada e emocionalmente quebrado que está tentando superar um rompimento recente enquanto navega por aplicativos de relacionamento, uma realidade com a qual muitos leitores irão se identificar, não é memso? No entanto, tudo muda quando ela descobre que está ligada de alguma forma ao assassinato de alguns dos seus "dates" (que foram encontros horríveis, só para ressaltar esse detalhe) que morreram misteriosamente após encontros marcados via app Conector. O que começa como um enredo banal sobre amores e frustrações digitais rapidamente se transforma em uma corrida contra o tempo para encontrar o assassino e evitar que os demais homens com quem se encontrou também sejam assassinados.
O livro é, sem dúvidas, um entretenimento viciante. A linguagem utilizada por Chilton é fluída, envolvente e, por muitas vezes, hilária. A protagonista narra os acontecimentos com um tom sarcástico e autodepreciativo que faz com que o leitor se sinta próximo dela, mesmo diante de situações absurdas e perigosas em que a própria se coloca. A ambientação urbana e caótica, os dilemas afetivos da personagem e o ritmo acelerado da trama contribuem para uma leitura dinâmica e altamente cinematográfica, eu vejo esse livro se tornando um filme tão hilário. Seria tão bom!
Vale destacar que é impossível não comentar sobre o grande destaque do livro: o plot twist. O que parecia previsível vai sendo minado por pequenas pistas ao longo da narrativa, até que, nas páginas finais, Chilton simplesmente vira o jogo. O desfecho é tão impactante e dá uma certa raiva da personagem também porque ela fez coisas deploráveis e tomou diversas decisões erradas. É o tipo de final que te faz fechar o livro e pensar por alguns minutos: "Fui enganada. Isso foi genial".
Apesar disso, Match Mortal também tem seus altos e baixos. Em alguns momentos, o humor exagerado pode cansar um pouco, e há certas cenas que parecem esticar mais do que o necessário, algumas coisas também não são tão coerentes 100%, mas a proposta do livro, desde o início não é ser confiável, é ser engraçado, meio doido. Por isso, ainda assim, o saldo final é extremamente positivo: o livro prende, diverte e surpreende.
Match Mortal também nos faz pensar, só que através de uma reflexão mascarada de humor, violência e suspense, sobre o impacto das tecnologias, da solidão, do medo, do julgamento e o peso das decisões e escolhas erradas.
Definitivamente, Match Mortal é um livro que merece ser lido, especialmente por quem aprecia histórias de suspense com pitadas de humor. É uma leitura que entretém, mas também provoca. É aquele tipo de livro que você termina e pensa: "preciso de mais algo desse autor". E se L. M. Chilton seguir por esse caminho ousado e provocativo, com certeza ainda ouviremos muito sobre ele.
Match Mortal é um livro com uma proposta cômica e suspense que tem grandes possibilidades de cativar um grande número de leitores!
Espero que você tenha gostado do veredito, obrigada por ter lido e até a próxima postagem!
FICHA TÉCNICA |
Título Original: Swiped Autor: L. M. Chilton Tradutor: Luiza Marcondes Gênero: Ficção. Suspense. Psicológico. Comédia. Editora: Astral Cultural Ano: 2023-2025 | 256 págs. País de Origem: Inglaterra Classificação: +15 Aviso de Conteúdo: Traição. Cenas Hot. Morte. Assassinato. Serial Killer. Mentiras. Câncer (menção). Acidente. Luto. Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐ (4/5) |
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!