Terra Partida é um livro apenas ok.
Saudações, Leitores!
Terra Partida foi escrito por Clare Leslie Hall, uma autora inglesa que também assina com o pseudônimo de Clare Empson. Terra Partida se tornou um sucesso internacional após ter sido escolhido para o Reese's Book Club, o clube da Reese Witherspoon e pelo que andei pesquisando será adaptado pela empresa da Reese. Hall não tem tantos livros publicados mas este livro já chama atenção por trazer uma histórias carregada de conflitos pessoais e escolhas complicadas, do tipo que prometem mexer com nosso emocional… ou pelo menos tentar.
Nesse volume, temos uma trama que gira em torno de relacionamentos, segredos e, já vou avisando: traições (sim, aquela palavrinha que faz metade dos leitores fechar a cara antes mesmo de abrir o livro). A narrativa segue a protagonista Beth em meio a uma montanha-russa de escolhas equivocadas, dilemas éticos e tentativas de redenção. As temáticas principais giram em torno da confiança, perdão, lealdade e a eterna dúvida se o coração deve ou não sobrepor a razão.
Assim, seremos apresentados a uma narrativa em primeira pessoa, onde Beth conta sua história, a de seu marido Frank e de seu ex-namorado e amante Gabriel. Logo no início da história temos a impressão de que Beth e Frank tem um casamento feliz, mas os dois guardam segredos, sentimentos e mágoas, por isso, para que esse relacionamento continue como na fachada (feliz0 é necessário que o passado continue enterrado. No entanto, quando o ex-namorado de Beth, Gabriel, retorna para a cidade a verdade começa a vir à tona e tudo sai do controle, trazendo consequências bem devastadoras.
Confesso: cheguei nesse livro cheia de expectativas. Afinal, dois influenciadores literários que acompanho falaram tão bem da história que minha curiosidade foi parar nas alturas. Só que aí veio a queda livre: Terra Partida não entregou o que prometeram. E olha que já comecei receosa, porque sabia que havia traição envolvida e, cá entre nós, esse não é o tipo de plot que me conquista. Para piorar, a autora ainda utiliza aquele recurso que já vi em outros livros: um grande plot redentor para justificar as ações questionáveis dos protagonistas, ou para justificar relações tóxicas. Não funciona comigo, sinto muito... dei algumas reviradas de olhos, me desmotivou durante a leitura.
Apesar disso, não dá para negar que a narrativa é fácil de ler, fluida e até rápida. O problema é que a narradora, nossa personagem, Beth, é fria e sem emoção, quase como se estivesse lendo um manual de instruções em vez de compartilhar sua vida caótica. Resultado: não conseguimos criar empatia, torcer de verdade ou sequer sofrer junto. É como se ela dissesse: “Aconteceu isso, isso e isso. Fim.” E a gente fica lá, pensando: “Tá bom, mas cadê o drama, minha filha? Cadê a lágrima escorrendo no travesseiro?”. Certo, não vou exagerar que o que rolou no final não me surpreendeu (apesar de já ter visto em outros livros), mas não foi aquele UAU que eu esperava, sabe?
Resumindo: Terra Partida é um livro apenas ok. Dá para passar o tempo, distrai, mas não chega a ser memorável. Quem gosta de tramas que envolvem traição e redenção talvez aproveite mais, mas para mim foi uma experiência morna, daquelas que a gente fecha o livro e já vai pensando no próximo da pilha.
Pelo menos, rendeu algumas reflexões (e umas boas caras feias minhas enquanto lia). Ah, e uma certeza: nem sempre o hype dos influenciadores bate com o nosso gosto literário e está tudo bem, porque cada leitura é uma experiência única para cada pessoa e também tem muito a ver com as experiências pessoais e o tempo que a pessoa leu: Talvez se eu ler de novo daqui a alguns anos tenha outra opinião, né?
Espero que tenham gostado! Até a próxima postagem!
FICHA TÉCNICA |
Título Original: Broken Country Autor: Clare Leslie Hall Tradutor: Renato Marques Gênero: Ficção. Romance. Drama. Editora: Intrínseca Ano: 2025 | 320 págs. País de Origem: Inglaterra Classificação: +15 Aviso de Conteúdo: Traição do Casal. Acidente Fatal. Assassinato. Chantagem. Abuso de Álcool. Morte Animal. Minha avaliação:⭐⭐⭐ (3/5) |
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!