SOCIAL MEDIA

O Iluminado (1980) (Filme)

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Saudações, Leitores!

Quando leio um livro que tem filme sempre digo para mim mesma que vou assistir a adaptação logo, no entanto já li o livro O Iluminado há alguns anos atrás e não pretendia que passasse tanto tempo para assistir ao filme, mas acabei esquecendo de procurar a película para conferir e somente agora - depois de já ter esquecido um pouco do que li - venho trazer minha experiência assistindo a película.

Será que o filme faz justiça à agonia de Jack Torrance descrita no livro? Vamos conversar sobre isso.

Título Original: The Shining
Ano: 1980
Direção: Stanley Kubrick
Duração: 146 min.
Classificação: +14
Gênero: Mistério. Terror.
País de Origem: Estados Unidos. Reino Unido.
Minha Avaliação: 
Sinopse: Durante o inverno, um homem, é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

CLÁSSICO, MAS É TÃO BOM COMO O LIVRO?

Assistir a O Iluminado, para mim, foi uma experiência hipnotizante. Visualmente, o filme é bom e cheio de efeitos e detalhes ocultos empolgantes. A simetria de Kubrick, o uso inovador da Steadicam seguindo o triciclo de Danny pelos corredores de carpete geométrico e a trilha sonora agoniante criam uma atmosfera de tensão que poucos filmes conseguem replicar.

AS ATUAÇÕES E O PESO DO ISOLAMENTO

Jack Nicholson (como Jack Torrance) entrega uma das atuações mais icônicas do cinema. O olhar maníaco através da porta lascada é inesquecível. Porém, aqui entra minha primeira crítica: no filme, Jack já parece louco desde a entrevista de emprego. Perdemos um pouco daquela descida gradual e trágica à loucura que o livro descreve tão bem, inclusive é esse aspecto que incomoda até o próprio Stephen King, e após assistir concordo com ele demais.

Sobre Shelley Duvall (como Wendy), achei a atuação muito fake e caricata, achei que poderia ter sido melhor. Hoje sabemos que Kubrick a levou ao limite emocional durante as gravações, e essa exaustão até transparece na tela. A Wendy do filme é muito mais frágil e "vítima" do que a Wendy do livro, que é uma mulher que vai de frágil para bem mais forte.

O GRANDE EMBATE: LIVRO VS. FILME

Se você leu a obra original, vai sentir o que o próprio Stephen King sentiu na época: estranheza com as mudanças.

No livro, o Hotel Overlook é uma entidade viva, e o grande vilão interno de Jack é o alcoolismo e a busca por redenção. O hotel quer Danny e usa os vícios do pai para possuí-lo. No filme o foco é muito mais na loucura humana e no isolamento psicológico, deixando o lado sobrenatural mais ambíguo e gelado, além disso, no filme parece que o fogo do hotel é o Jack e não o Danny, o que faz com que a gente pense que o protagonismo é o pai e não o filho.

As mudanças no final também são drásticas. Enquanto no livro temos uma conclusão explosiva envolvendo a caldeira do hotel, que simboliza a pressão interna da família, no filme temos a famosa e visualmente impactante perseguição no labirinto de sebes. É uma escolha genial para o cinema, mas que mata uma metáfora importante do livro. Como senti falta da parte da caldeira no filme, sem contar a dos jornais que o personagem encontra e da "pesquisa" que ele faz.

QUAL MEU VEREDIDO?

O Iluminado é, sem dúvida, uma obra-prima do cinema e um deleite visual para quem gosta de fotografia e direção de arte. É um filme que causa um incômodo constante, um medo que se infiltra na pele pelo silêncio e pela vastidão do hotel.

No entanto, como adaptação literária, ele falha em capturar o coração humano e a tragédia familiar que King escreveu. É um filme de Kubrick usando a história de King, e não uma tradução fiel da obra. Vale muito a pena assistir, mas tente separar o Jack do papel do Jack da tela para não se frustrar com as mudanças de personalidade!

Você já assistiu essa adaptação? Fique a vontade para comentar! Obrigada por ter lido e até a próxima postagem!

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram