Resenha: “A Janela de Overton” de Glenn Beck


Saudações Leitores!
A resenha de hoje é de um livro que não me cativou muito, mas mostrou algumas verdades incontestáveis, vejam mais sobre o que achei lendo abaixo, e não quero desestimulá-los a ler A Janela de Overton, porque é um livro que estimula a criticidade, mas é um pouco cansativo.
 
A Janela de Overton, Glenn Beck, São Paulo: Novo Conceito, 2011, 384 pág. 
Traduzido por Renato Marques de Oliveira

A Janela de Overton é um thriller político escrito por Glenn Beck que é apresentador de rádio e TV, empresário e comentarista político, é autor de cinco best-sellers número 1 do The New York Times.
Acompanhamos a história a partir do personagem Noah Gardner, filho do importante empresário no ramo das relações humanas, Arthur Gardner. Noah é um cidadão americano que está mais preocupado com seu próprio umbigo, omite-se quando o assunto é política e preocupa-se apenas com seu trabalho e sua vida cheia de privilégios. Entretanto, sua vida vira de pernas para o ar quando conhece Molly Ross uma revolucionária patriótica que quer resgatar a liberdade e a autonomia da população americana.
Nesse ínterim, Noah apaixona-se por Molly e ela acaba convencendo-o a ajuda-la a descobrir as conspirações contra os EUA, mas há pessoas muito poderosas envolvidas nessas conspirações e quando percebem que seus planos estão sendo descobertos, eles planejam um verdadeiro atentado, a fim de manipular as pessoas, as reações e os pensamentos delas: “No que eles estão tentando nos transformar? Em um país melhor, mais forte, mais livre? Ou em um lugar repleto de gente cada vez mais fácil de controlar, mais fácil de explorar, fácil de subjugar?” (p.99).
Quando Noah descobre essas conspirações e percebe que pessoas próximas à ele estavam envolvidas começa a ver seu mundo desabar e em alguns momentos não sabe em que, ou em quem acreditar, mas “Depois que se sabe a verdade, tem de viver a verdade.”(p.346), assim, seus valores patrióticos afloram. Seus sonhos e objetivos parecem surreais, e ele começa a perceber que toda a manipulação dos meios de comunicação e da política serve para culminar num projeto maior, projeto que mudará para sempre a vida dos cidadãos americanos.
Neste livro emerge assuntos muito polêmicos que fazem qualquer leitor refletir sobre a atual situação, não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, pois muitas vezes as informações que são expostas para a população é totalmente distorcida ou com uma intenção oculta, a qual ninguém questiona.
Vale apena ler A Janela de Overton e descobrir por si mesmo a verdade que, na maioria das vezes - como já disse -, está ocultada. Indicado especialmente para quem gosta de thrillers policiais, mistério e política. Entretanto, ressalto que para quem não curte o gênero a leitura pode se tornar demasiadamente maçante.

Camila Márcia

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!