Resenha: “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” de J. K. Rowling

Saudações Leitores!
Inacreditável, hoje acordei as seis da manhã porque estava louca para terminar de ler esse livro e terminado o livro corri pro computador pra já fazer a resenha e disponibilizar pra vocês, eu precisava dividir minha esperiência de leitura com alguém, não obstante, fico triste só de pensar que só falta mais um livro pra terminar a série. Tô apaixonada pelo Harry (risos). Quero aproveitar para agradecer a minha amiga Marianne por ter me emprestado o livro. Simplesmente maravilhoso, confiram a resenha e deixem seus comentários!


Harry Potter e o Enigma do Príncipe, J. K. Rowling, Rio de Janeiro: Rocco, 2005, 510 pág. (tradução de Lia Wyler)

Com o título original “Harry Potter and the Half-blood Prince” foi publicado em 2005, é o sexto (e penúltimo) livro da série Harry Potter e, novamente J.K.Rowling vai narrar mais um ano turbulento e cheio de descobertas na vida do bruxo Harry, agora com dezesseis anos.
É incrível como J.K.Rowling escreve “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” com maestria, uma história encadeada, lógica e sombria. Mistério é o que não falta neste sexto livro. O início do livro é o mais inesperado e ao mesmo tempo mais esperado possível, Rowling, conta da renúncia do primeiro ministro, Cornélio Fudge, e apresenta o mais novo ministro, o auror Rufo Scrimgeour, afinal a população bruxa não poderia mais acreditar que o Lord das Trevas estaria morto, não após o ataque no Ministério no ano anterior em que ficou mais do que provado que o que Harry e Dumbledore afirmavam não eram calúnias e sim a verdade.
Ainda no início do livro nos deparamos com Snape em uma situação e conversa suspeita com a esposa de Malfoy e Belatriz Lestrange (Comensal da Morte). Temos também a revelação de que Draco Malfoy se tornará um Comensal da Morte. Outro ponto estranho é que quem vai buscar Harry Potter na casa dos tios não são os integrantes da Ordem da Fênix, mas o próprio diretor de Hogwarts: Dumbledore.
Contudo, o ano letivo inicia-se, embora alguns pais temerosos pela volta de Voldemort tenham retirado os filhos da escola. Um ano de mistérios e dúvidas persegue Harry Potter, um livro de Porções rabiscado com dicas e encantos, um livro que pertenceu ao Príncipe Mestiço, ajuda Harry, mas deixa seus amigos curiosos. Quem seria esse Príncipe Mestiço?
Novamente Harry vê-se num labirinto de dúvidas e mistérios, pois é neste livro que ele descobre muitas coisas sobre a vida de Voldemort. J.K. Rowling construiu um enredo cheio de mistério que é capaz de deixar o leitor extasiado e cada vez mais ansioso pela leitura.
Os mistérios são destrinchados, mas há um dia fatídico, há mortes, perdas e Harry novamente sofrerá e terá que tomar grandes decisões. Entretanto, nos deparamos aqui com os fortes laços de amizade entre Rony, Hermione e Harry que mostram o quanto amigos fieis e verdadeiros são capazes de tudo pela amizade.
Confesso que adorei o livro e que a série cada vez me cativa mais, não obstante este – como muitas pessoas já disseram – é um dos livros mais sombrios da série e tem um final que me surpreendeu muito, não que eu não tenha gostado do fim, mas eu realmente não esperava, portanto, foi um choque.
A leitura é rápida, não pelo livro ser pequeno, porque ele não é (são 510 páginas!), mas porque após o inicio dificilmente se consegue largar o exemplar. Os personagens descritos por Rowling continuam evoluindo, crescendo. Os detalhes nas descrições e diálogos são fascinantes. Em suma: o livro não é cansativo, pelo contrário é perfeito!
Sem dúvida indico!

Camila Márcia

6 comentários:

  1. Mila;

    Depois da sua resenha do quinto livro, resolvi não espera muito e o comprei. Agora é só colocar os demais livros em dia e voltar a ler a série. Sua resenha, mais uma vez, está fantástica. Parabéns ;)

    Beijos
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nenhum livro da série Harry Potter. Até tneho vergonha disso. HUAHUA. Eu adoro os filmes e a minha irmã é apaixonada pelos lviros. :) Espero poder ler a série logo. Lendo a sua resenha, me lembrei do filme e das partes nele contidas. :)
    Adorei a sua resenha e ela está bem escrita!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Já faz um tempo que li este livro, mas com certeza é ótimo, super recomendado! *-*
    Sua resenha ficou ótima. ^^

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acredita que ainda não li nenhum da série?? Talvez eu seja a única mas enfim, é isso, pretendo um dia ler mas ainda não li!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Recentemente terminei de RELER esse livro pela segunda ou terceira vez, e confesso que sempre choro no final. Nas cenas de despedida, principalmente. É emocionante o fato de que Harry carrega todo o sofrimento que vem sendo causado ao longo dos anos... Sua mãe, seu pai, Sirius, e agora Dumbledore. Harry Potter foi um dos livros mais marcantes da minha vida, porque as lições que nele estão contidas foi o que me ajudou a ver um mundo de uma forma totalmente diferente e mais complexa do que eu via... O mundo com mais coragem.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse livro!
    Sempre choro no final!
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!