Resenha: “Quem poderia ser a uma hora dessas?” de Lemony Snicket

Saudações Leitores!
Eu já previa que Quem Poderia Ser a uma Hora Dessas?* seria um desses livros loucos do Snicket, não me enganei e acabei me divertindo bastante com a história, espero que confiram a resenha e sintam-se motivados a ler este livro.

Quem poderia ser a uma horas dessas?, Lemony Snicket, São Paulo: Seguinte, 2012, 235 pág.
Traduzido por André Czarnobai
Ilustrado por Seth

Who could tha be at this hour? (2012) é o primeiro livro da série Só Perguntas Erradas, que até onde  sei contará com quatro livros, foi escrito por Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler. Sim, é o mesmo Lemony Snicket da série Desventuras em Série. Ponto, Fim, não precisa de mais apresentações, pois mesmo quem não leu os livros já deve ter assistido ao filme.
Para quem conhece Desventuras em Série não é surpresa o estilo peculiar de escrever de Snicket, a diferença é que agora Snicket é o protagonista da história e vai contar para seus leitores como tudo começou em sua trajetória.
Quem poderia ser a uma horas dessas?  É uma história confusa e louca e indescritível, mas isso eu já esperava, a novidade é que conhecemos como Lemony se tornou um agente e, portanto, tudo começa quando ele vai com sua tutora S. Theodora Markson para uma cidade completamente falida chamada Manchado – a cidade tinha como fonte de renda a tinta extraída dos polvos, mas com a decadência da tinta a cidade faliu e quase toda a população abandonou a cidade – se encontrar com uma mulher que afirma que um de seus objetos, a estatueta da Fera Ressonante, foi roubada.
Todos os personagens, suspeitos e envolvidos na história insistem em dizer que a estatueta não tem valor nenhum, entretanto, há muitas pessoas atrás dela para que Snicket caia na história. Em meio a muitas perguntas erradas, ações bizarras e personagens estranhos – do tipo que aparecem sem serem chamados e nos momentos mais inesperados possíveis – a narrativa vai se desenrolando e os mistérios sendo decodificados, entretanto, muita coisa fica nos questionando no final do livro e, se depender de Snicket, a série vai nos deixar cheios de questionamentos e não vão ser respondidos com tanta facilidade.

O exótico, a linearidade podem ser jogados na cara do leitor e trocados por algo que não faz nenhum sentido, mas no final o leitor será chocado com o sentido das coisas. Complicado? Bem isso, o que se espera de um livro escrito por Snicket, que é um escritor cheio de sagacidade e uma palavra pode nos levar a uma outra coisa, ele é capaz de fazer referências a outros de seus livros ou pessoas e celebridades de uma forma tão sutil que muitas vezes pode até passar desapercebido.
Em Quem poderia ser a uma horas dessas?  Temos personagens interessantíssimos e o mais interessante além de Snicket, claro, é a tutora S. Theodora Markson que se passa por uma agente muito inteligente e famosa, mas que na verdade está na última colocação no ranking de melhores agentes. Outros personagens são muito interessantes e uma em particular que virá a ser de grande importância provavelmente para o próximo livro.
O final desse livro foi incrivelmente incrível e faz com que o leitor tenha vontade de se apegar ao próximo exemplar, portanto, fica a dica: mantenha o segundo volume (Quando você a viu pela última vez?) bem próximo, pois é quase impossível não pegá-lo logo após a leitura de Quem poderia ser a uma horas dessas?.
Para não me estender muito, deixo minha indicação de leitura: quem tiver a oportunidade de ler este livro vá em frente, mesmo que você não tenha lido outros livros de Lemony Snicket, é uma ótima oportunidade para conhecê-lo, no entanto, prepare-se para ler uma história louca e sem sentido, mas muito divertida e encantadora, sua vida de leitor jamais será a mesma após esta leitura.

Camila Márcia

Quotes

"Ali parados na porta errada do lugar errado, aquilo parecia a coisa errada a se fazer. Mas fizemos mesmo assim. Saber que uma coisa está errada e mesmo assim fazê-la é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porquê." (p.40)

"Repreender alguém deve ser muito, mas muito divertido. Se não fosse, crianças também poderiam fazê-lo. Não porque falte às crianças o necessário para repreender. Na verdade, você só precisa de três coisas. Tempo, para pensar no que dizer. Dedicação, para colocar suas reprimendas em uma boa ordem, de modo que elas insultem ainda mais a pessoa repreendida. E audácia, palavras que se refere à coragem necessária para ficar na frente de alguém e lhe dar uma boa dura, especialmente se essa pessoa está exausta, dolorida e sem clima para ouvi-la." (p.142)



*Este livro foi cortesia da Editora Seguinte, saiba mais sobre ele aqui.

6 comentários:

  1. Que fofo! Nunca li nada dele, mas acho que vou procurar por esse. Não sabia que as histórias dele eram assim, loucas. A capa desse livro sempre me chamou a atenção. É bom vê-lo resenhado! ;*
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Se vc tiver oportunidade de ler esse livro não a deixe passar, é uma ótima opção de leitura. Bem divertido!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Só li o primeiro livro de Desventuras em Série e achei uma loucura total, gostei desse estilo sonhador e desconexo do autor, mas é um pouco confuso, divertido... mas não sei se quero acompanhar as séries dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou lendo Desventuras em Série de forma bem compassada, estou gostando bastante, acho que o autor criou uma história surreal porque esse tipo de história nos convida a fantasiar e é como se praticássemos o escapismo. Muito interessante. Pelo menos eu gosto.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Ai Mila, sou fã do Lemony, acho muito divertido os livro dele... Vou ler, ainda não comecei essa série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju
      Os dois primeiros livros já foram publicados no Brasil e segundo as informações que tenho a série contará com 4 livros, isto é, falta só mais dois serem publicados... para quem não quer arriscar uma série do Lemony com 13 volumes (como Desventuras em Série) essa é uma ótima opção...

      xoxox
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!