Filme: A Hospedeira

Saudações Leitores!
Eu sei que faz anos que A Hospedeira foi adaptado ao cinema, mas eu fiquei com o pé atrás para assistir, eu meio que AMEI o livro e em diversos pontos o considero melhor do que a Saga Crepúsculo e por isso tive receio de mergulhar no filme, mas o dia chegou e agora vocês podem saber o que achei.

Título: The Host (Original)
Ano: 2013
Direção: Andrew Niccol
Gênero: Aventura, Ficção Científica, Romance
Países de Origem: Estados Unidos/ Suiça

Sinopse: A fome e a violência foram erradicadas da Terra, bem como os problemas climáticos do planeta foram resolvidos. Estes feitos foram conquistados graças aos seres alienígenas conhecidos como almas, que ocupam corpos humanos como se fossem parasitas. Pregando uma sociedade baseada na paz, as almas perseguem os poucos humanos que ainda não foram dominados. Um deles é Melanie Stryder (Saoirse Ronan), que se sacrifica para que o irmão caçula, Jamie (Chandler Canterbury), possa escapar. Melanie passa a ser dominada por uma alma chamada Peregrina, que tem por missão vasculhar suas memórias para encontrar rastros de outros humanos. Entretanto, a consciência de Melanie ainda está viva dentro do corpo, o que faz com que Peregrina tenha que lidar com ela constantemente. Com o tempo, a alma fica cada vez mais fascinada com a vida e os sentimentos que Melanie tinha e passa a protegê-la de Buscadora (Diane Kruger), que deseja capturar seus amigos humanos o quanto antes.

Minha Opinião:

Demorei mas enfim assisti A Hospedeira \õ/ já faz algum tempo que li o livro (resenha AQUI), mas ele foi uma leitura maravilhosa - principalmente depois que peguei o ritmo e entendi as terminologias alienígenas e em vários pontos considero o livro bem melhor do que a Saga Crepúsculo, embora eu também seja apaixonada pela Saga.


Apesar de ter amado o livro A Hospedeira e reconhecer que 90% do livro gira em torno do romance, acabei esperando mais do filme. Eu meio que esperava que a história da invasão alienígena fosse melhor reproduzida nas telonas, melhor explicada e trabalhada baseada nas informações do livro, eu sempre achei que dava para ter visualizado os alienígenas de uma forma diferente e fabulosa no filme, assim como visualizei na leitura, porque quando eu li, minha imaginação foi além do que estava escrito e imaginei algo assim no filme.

Houve grandes mudanças em relação ao livro e isso me deixou horrorizada, sim, horrorizada é a palavra certa, não entendo o motivo de terem mudado tanto e inclusive colocaram elementos que estão milênios de nossa atualidade: carrões, aviões, super motos. Sei que os alienígenas poderiam e eram capazes disso, mas não havia necessidade disso, sabe? Para ser muito honesta, prefiro o livro ao filme!


Sobre as atuações de forma bem generalizada elas foram insossas. O triângulo amoroso que é conflituoso e emocionante no livro ficou maçante na tela. Não obstante admito que gostei do cenário [quase do jeito que imaginei durante a minha leitura], gostei dos efeitos especiais. 

E aqueles olhos? UAU ficaram iguais aos da capa, igual ao que imaginei... no entanto já cheguei a me questionar que complexo a autora tem relação aos olhos: em Crepúsculo se o vampiro está com sede (olhos vermelhos) se tem se alimentado (cor de mel); em A Hospedeira, se o humano se tornou um hospedeiro ficou um uma aureola prateada ao redor dos olhos... Sem dúvida Stephenie Meyer acredita que os olhos são as portas de nossa alma!


Não digo que não volte a assistir, porque apesar dos pesares, eu gostei do filme só não correspondeu as minhas expectativas e ficou meio confuso - sobretudo para quem não leu o livro, mas valeu a pena ter conferido, gostei de ver essa história na tela e apesar de não ter gostado muito das atuações, achei que foram boas as escolhas dos atores, muito embora eles não tenham se entregado ao papel. Que triste!

1 comentários:

  1. Idem!
    Sobre o livro: no começo demorei um pouco pra me acostumar com o jeitão dele, mas depois de algumas páginas fui fisgada de um jeito q devorei o livro em pouco tempo. Adorei!
    Já o filme: fui com um expectativa grande. Mas não achei que foi tudo aquilo. Conseguiram passar a essência do livro mas esperava mais dele...não sei nem explicar. Gostei bastante dos atores mas infelizmente não veria o filme de novo, porém em breve vou reler o livro! =)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!