Resenha: "Quadrinhos dos Anos 10" de André Dahmer

Saudações Leitores!
A minha intenção era resenhar Quadrinhos dos Anos 10 (Saiba mais sobre o livro AQUI), mas tem livro que fala por si mesmo e esse é um, portanto vou tecer comentários sobre minha particular experiência de leitura, mas mostro várias páginas (quadrinhos) desse livro, pois tenho certeza que só em ver já vão desejar mergulhar nesse livro, venham conferir...

Quadrinhos dos Anos 10, André Dahmer, São Paulo: Quadrinhos na Cia 
(Companhia das Letras), 2016, 320 pág.

Quadrinhos dos Anos 10 foi "escrito" pelo quadrinista carioca André Dahmer que é conhecido como autor das tirinhas dos Malvados. Dahmer é muito conhecido por suas tirinhas sempre com conteúdo crítico, ácido, irônico e engraçado.


Vou falar primeiramente da edição, pois achei-a primorosa, realmente a Companhia das Letras caprichou, porque os quadrinhos são coloridos e o tamanho do livro é diferenciado - ele é larguinho - e dá uma impressão gostosa para as tirinhas. Cada tirinha tem uma folha própria e não ocupa mais do que três quadros.


Sobre o conteúdo encontrado no livro (deixo várias fotos aqui na resenha para vocês terem uma noção do que esperar do livro), tratam-se de tirinhas bem irônicas, sarcásticas, críticas sobre assuntos e experiências cotidianas/ corriqueiras e todas os temas abordados nas tirinhas são desenvolvidos de forma a se tornarem engraçados - o típico jeitinho brasileiro: rir das coisas engraçadas da vida e fazer piada das desgraças para tornar tudo mais leve.


André Dahmer também faz uma abordagem muito ampla, pois passeia sobre diversos temas e situações, além de evidenciar fatos passados como coisas bastante atuais - como a tecnologia - de forma a fazer críticas/elogios etc. Sem dúvida, Quadrinhos dos Anos 10, tem todo um estilo humorístico, mas não deixa de falar de assuntos sérios.


Os quadrinhos são bem realistas e crus, do tipo que é impossível não se identificar, ou associar ao nosso passado ou situações políticas e histórias da humanidade e do nosso próprio país. O quadrinista não se segurou e alfinetou todo mundo - sim, isso inclui você e eu, leitor!


Achei Quadrinhos dos Anos 10 fascinante e uma leitura com bastante conteúdo, mas que fiz de maneira rápida e divertida. São mais de 300 páginas que podemos ler tranquilamente de um fôlego só, aliás, caí na "onda" de dar uma espiada "por cima" e quando me dei conta já estava virando a última página.


Para finalizar. quem gosta de quadrinhos e tirinhas criativas, cheia de humor, inteligência, ironia e criticas a nossa sociedade, país e humanidade definitivamente, Quadrinhos dos Anos 10 deve ser uma leitura de referência! De verdade, espero tê-los deixado curiosos em relação ao livro e não percam a oportunidade.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!