Resenha: "Isla e o Final Feliz" de Stephanie Perkins

Isla e o Final Feliz, Stephanie Perkins, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015, 304 pág.
Traduzido por Amanda Moura

Saudações Leitores!
Finalmente li Isla and the happily ever after (2014), ou melhor, Isla e o Final Feliz, da escritora Stephanie Perkins, uma fofa que tive o prazer de conhecer a partir da leitura de Anna e o Beijo Francês, e posteriormente com Lola e o Garoto da Casa ao Lado, dois livros bem amorzinhos da minha estante.

Perkins tem como modelo escrever romances fofinhos de adolescentes que se apaixonam e fazem qualquer loucura por amor, além disso seus livros são cheios de beijos e sentimentos pujantes. Acredito que o maior problema dos livros da Perkins é exatamente as características tão maduras e independentes de adolescentes, além do mais ela os coloca como se fossem ainda mais juvenis do que são, no entanto, relevando estes aspectos, EU AMO ESSES LIVROS!
Isla e o Final Feliz nossa personagem principal é uma adolesce e se chama Isla, desde que ela se lembra sempre foi apaixonada por Josh, e os dois estudam num colégio interno em Paris, mas nunca tinham se falado até as férias passada, quando se encontraram numa lanchonete e trocaram algumas palavras.

"Queria que Josh olhasse para mim do mesmo jeito que olha para os próprios desenhos, porque então ele veria que há algo a mais em mim além da timidez, assim como vejo que há muito mais nele além de preguiça." (p.11)
Claro que Isla fica super esperançosa, e com razões! Em Paris, na volta às aulas, Josh e Isla passam bastante tempo juntos e acabam por começarem um namoro bastante intenso e que faz qualquer leitor suspirar. O interessante em Isla e o Final Feliz é que em momento algum há qualquer triângulo amoroso, o casal Isla e Josh sempre foi bastante firme, apesar de serem um pouco diferentes em si e terem bastante inseguranças a respeito do futuro que cada um vai tomar.

"Ele tem gosto de champanhe. De desejo, Josh tem o gosto dos meus desejos mais profundos finalmente realizados." (p.83)
Além do relacionamento entre Isla e Josh, também vemos o relacionamento dos dois com seus amigos. Isla tem Kurt, que é autista, ou melhor, tem Síndrome de Asperger e é bastante metódico e tem suas manias próprias. Josh, é praticamente solitário já que a maior parte de seus amigos já se formaram e aqui, entre os amigos de Josh, encontramos Ètienne St. Clair (que conhecemos em Anna e o Beijo Francês) e sua turma.

Acredito que um dos pontos fofos nos romances de Perkins é o fato dela sempre reviver os personagens "antigos" presentes em Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado, é muito bom vermos como está a vida dos personagens após o passar dos anos.
Perkins também se mostrou um pouco mais madura em sua escrita e mais audaciosa em questões de largar mão do tabu virgindade e ser mais clara e específica nesse assunto, ao invés de deixar a cargo da imaginação do leitor, como nos livros anteriores.

Mesmo tendo amado Isla e o Final Feliz devo alertar que o plot twist é um pouco forçado demais e demora a acontecer, além do mais o clímax da história parece que demorou um século, senti uma enrolação básica da escritora para "dar volume" ao livro.
"Desculpa por não ter acreditado em você. Eu duvidei de mim, e isso me fez dúvidas de você, mas o problema não era você. Você nunca foi o problema. Eu devia ter confiado em você, mas não consegui porque não confiava em mim.” (p.291)

Mas, no geral eu gosto dos livros da Stephanie Perkins e é sempre um amor poder conferir suas histórias românticas do começo ao fim, é uma leitura bastante confortável. Para completar, Perkins cria personagens bem particulares e encantadores, não tem como não guardá-los dentro de nossos corações. Já sou fã de Anna e St. Clair, Lola e Cricker e agora Isla e Josh vem morar no meu coração.

Aliás para os fãs de Anna e St. Clair, tem uma informação lindaaaaaaa e romântica - como tem que ser. Muito amor por esse casal!

4 comentários:

  1. Oi.
    Gostei muito do Anna e da Lola. Ainda não li esse. Espero que seja uma leitura leve como dos outros dois. =*

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Feliciity,

      esse livro é um amorzinho como os demais livros da Perkins, ela coloca tudo de uma forma tão fofa que não tem como não gostar.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Ai Mila que são essas fotos tão amorzinhos? Aguento não...

    resenha ótima, convence o leitor e alerta para o que esperar e não esperar do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliane,
      fico feliz que esteja gostando dos resultados das fotos. Amo tudo isso.
      Isla e o Final Feliz é um livro fofo, vale a pena conferir.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!